NOSSO BLOG>

Conteúdos especializados, ebooks e dicas de marketing digital, design e usabilidade

29 dE março, 2016
tipografia para sites

4 tendências de tipografia para websites institucionais

Tipografia é um dos elementos mais relevantes na construção da identidade visual de um site

A tipografia é a essência de qualquer peça gráfica, física ou virtual, mas a lógica para web é bem diferente da do papel. Meios digitais possuem características bastante específicas em relação à forma, ao tempo e aos tipos de interação do leitor com a página. Por isso, a escolha da tipografia deve seguir uma série de critérios que garantam ao usuário a melhor experiência através de qualquer dispositivo. Confira algumas tendências de tipografia para sites que vão ajudar a elaborar a estratégia visual da página da sua empresa.

Em alta: Inovação e elegância

A antiga tipografia dos meios impressos, quase sempre limitada às mesmas fontes tradicionais, tinha como único objetivo transmitir informação de maneira clara para o leitor. Mas quando falamos de internet, a tipografia para sites pode – e deve – ser um elemento chave na construção da identidade visual do seu site. É um recurso que facilita a orientação do usuário através de cores, pesos e elementos gráficos diversos. Sendo assim, ousar, inovar e fugir do óbvio na escolha das fontes, desde que se preserve a fluidez da leitura, pode ajudar a mostrar que a sua marca tem criatividade e personalidade.

Em baixa: Uso inadequado de famílias de fontes

A tipografia para internet é dividida em cinco famílias genéricas de fonte: Serif, Sans-serif, Cursive, Fantasy e Monospace. A escolha errada de onde usar cada uma delas pode deixar o visual do seu website poluído. Aplicar fontes cursivas ou decorativas (Fantasy) em blocos grandes de texto vai comprometer a legibilidade e a estética da página, e misturar todas as famílias em um único texto vai confundir o leitor. Em textos com letras menores, fontes sem serifa costumam ser a opção mais segura, mas a escolha final deve ser sempre guiada pelo design geral da página.

[eBook grátis] Saiba como melhorar o desempenho do seu website para alcançar melhores resultados. Baixe aqui!

Em alta: Tipografia para sites responsiva

Não é mais possível pensar em websites sem um design responsivo. Para uma adaptação perfeita às telas de celulares, tablets e dispositivos móveis, as larguras fixas foram abolidas e os sites já são planejados com tipografia responsiva, capaz de mudar as formas e escalas de acordo com o tamanho do navegador. Quem não tem tanta experiência com design e precisa fazer alguns ajustes, pode adotar a plataforma Flowtype.js, que utiliza javascript para ajustar o tamanho da fonte e a altura da linha do texto. Apesar da praticidade, o Flowtype não é recomendado para projetos complexos, já que não oferece um controle tão refinado sobre a tipografia.

Em baixa: Legibilidade comprometida

A iluminação das telas torna a leitura em monitores naturalmente mais cansativa. Se o contraste entre o fundo e a letra for muito baixo ou se a fonte for pequena demais, o esforço do usuário se torna ainda maior. Mas, ao contrário do que se costuma pensar, o contraste 100% também não é o mais indicado. Se o seu website tiver um fundo branco, o cinza escuro é mais confortável para a leitura que o preto. Fontes serifadas também são consideradas inadequadas para a web, porque comprometem a legibilidade em telas menores. Outro fator que pode prejudicar a leitura na sua página é errar no tamanho do espaçamento, que não pode ser grande e nem curto demais. O ideal é que o valor entrelinha (line-height) tenha aproximadamente 140% da altura da fonte.

A tipografia para sites não deve ser trabalhada de forma isolada, e sim observando se ela é compatível com todo o layout do seu website, a identidade visual da sua marca e o conceito que você quer transmitir, considerando hábitos e preferências do seu público-alvo. No Google Fonts você encontrará várias opções de fontes para o seu site.

Assine a nossa newsletter e receba mais dicas sobre design de websites, ou entre em contato para conhecer os nossos serviços.

ASSINE A NEWSLETTER

Blog

Como receber os leads de links patrocinados no seu site

Prepare seu site para receber os leads de links patrocinados...

13 dE julho, 2017
Blog

A importância do uso das imagens corretas nas redes sociais

Saiba o tamanho correto das imagens para cada rede ...

22 dE junho, 2017
Blog

Instagram para negócios: 6 dicas para um perfil de sucesso

Como melhorar o desempenho do Instagram da sua empresa ...

6 dE junho, 2017
Blog

Geomarketing: entenda como essa estratégia pode aumentar as suas vendas

Saiba como vender a partir de dados de localização dos usuários ...

30 dE maio, 2017
Blog

Quer reter clientes? É hora de investir em Inbound Marketing!

Entenda como o Inbound pode ajudar sua empresa a reter clientes...

23 dE maio, 2017
Blog

Orçamento de marketing: como definir?

Saiba como investir em suas campanhas de comunicação...

17 dE maio, 2017
Blog

Como fazer um pitch que desperte a atenção?

Tudo o que você precisa para vender bem uma ideia...

9 dE maio, 2017
Blog

Company Page no LinkedIn: saiba como destacar a sua empresa!

Entenda como usar a Company Page do LinkedIn para falar com seu público...

3 dE maio, 2017
Blog

Link Building: 4 dicas para alavancar a sua estratégia digital

Como ganhar relevância e ser melhor ranqueado através de link building...

25 dE abril, 2017
Blog

Fluxo de nutrição: dicas que realmente funcionam!

O acompanhamento ideal para os seus leads até que eles se tornem clientes...

18 dE abril, 2017
Blog

SAC 2.0: tudo o que você precisa saber sobre o atendimento pelas redes sociais

Como otimizar o atendimento aos seus clientes...

13 dE abril, 2017
Blog

Usabilidade do site: como ela influencia os indicadores de desempenho?

Como tornar o site da sua empresa user-friendly...

6 dE abril, 2017
Blog

MQL x SQL: entenda as diferenças entre leads de marketing e vendas

Segmente seu público para obter melhores resultados!...

28 dE março, 2017
Blog

Qual é a função de um blog?

Conheça os benefícios e a função de um blog corporativo ...

24 dE março, 2017
Blog

Site mobile ou para desktop? Qual a melhor opção para minha empresa?

Entenda as diferenças entre site mobile e para desktop e faça sua escolha! ...

21 dE março, 2017
Blog

Saiba como o Inbound Marketing pode ajudar sua startup a crescer

Entenda por quê o Inbound é a melhor solução para a sua startup...

14 dE março, 2017
Blog

Como usar o design do site para atrair mais clientes

Confira as dicas para criar um site com design vendedor...

7 dE março, 2017
Blog

Conteúdo multimídia: 4 materiais que não podem faltar na sua estratégia de marketing

Diversifique seu conteúdo para atrair mais clientes!...

1 dE março, 2017
Blog

Netnografia: uma poderosa arma para o marketing digital

Conquiste grandes vantagens competitivas através das análises da netnografia...

16 dE fevereiro, 2017
Blog

Benchmark: 5 lições importantes para aprender com os concorrentes

Descubra como a concorrência pode ser sua aliada!...

14 dE fevereiro, 2017
Blog

Como fazer o monitoramento da reputação da sua marca?

Saiba o que as pessoas estão falando da sua empresa...

8 dE fevereiro, 2017
Blog

CTA: entenda o que é e aumente a sua taxa de conversão!

Como criar chamadas certeiras para engajar a audiência...

7 dE fevereiro, 2017
Blog

Comunicação interna: ferramentas digitais para interagir com seus funcionários

Entenda como grandes empresas utilizam ferramentas para se comunicarem internamente ...

1 dE fevereiro, 2017
Blog

4 dicas infalíveis para atrair leads

Saiba como aumentar a sua base de contatos ...

31 dE janeiro, 2017
Blog

O uso do hotsite na comunicação corporativa: case Petrobras

Como utilizar um hotsite para comunicar ações específicas ...

25 dE janeiro, 2017
Blog

Saiba por que a gestão de marca é fundamental para os negócios!

Aprenda a diferenciar sua marca da concorrência ...

24 dE janeiro, 2017
Blog

A Comunicação na era digital: diálogos com diferentes públicos

Confira o primeiro post da série Comunicação Corporativa ...

18 dE janeiro, 2017
Blog

Growth Hacking: entenda o crescimento acelerado das startups

Conheça mais sobre a técnica que pode alavancar o seu negócio ...

17 dE janeiro, 2017
Blog

Planejamento de marketing digital para 2017: o que não pode faltar?

O plano de marketing da sua empresa está completo? Confira! ...

10 dE janeiro, 2017
Blog

O que é funil de vendas e quais são as suas etapas?

Entenda mais sobre um dos principais conceitos do marketing digital...

3 dE janeiro, 2017