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12 dE maio, 2016
assessoria de imprensa

Assessoria de imprensa e marketing de conteúdo: como combinar?

Combine estratégias e alcance resultados mais consistentes

Trabalhar tanto com assessoria de imprensa quanto com marketing de conteúdo na área de comunicação de uma empresa pode ser um desafio, mas também trazer resultados excelentes. A combinação das duas estratégias pode se tornar uma importante fonte geradora de negócios, embora esse potencial nem sempre seja aproveitado. Veja a seguir algumas dicas de como combiná-las e impulsionar o seu negócio:

O papel da assessoria de imprensa

Mesmo que os meios de comunicação tradicionais, como jornal, rádio e televisão, tenham perdido alcance para a internet nos últimos anos, ainda é muito importante para uma empresa ser fonte de notícia nesses veículos “antigos”. Nesse sentido, a assessoria de imprensa é uma ótima ferramenta para fazer a ponte entre a organização e os meios de comunicação.

O jornalista que assume essa função é capaz de garimpar o conteúdo institucional da empresa — como produtos ou serviços, lançamentos e ações de sustentabilidade — e sugerir pautas para a imprensa. Além disso, os profissionais da empresa podem servir como entrevistados para matérias dos veículos de comunicação.

Em tese, a divulgação da organização na imprensa deve ser feita gratuitamente, sob a forma de conteúdo editorial ou jornalístico. Quando uma empresa vira notícia em um veículo de massa, na região em que o negócio existe, as chances de alcançar diferentes stakeholders (públicos-alvo) são grandes. Dessa forma, o estabelecimento fica conhecido e pode criar uma visão positiva das pessoas sobre ele.

Ainda assim, mesmo que tenha forte potencial para gerar notícias, não será sempre que a empresa conseguirá espaço gratuito na mídia, afinal, há uma concorrência com outras empresas por esse tipo de divulgação.

O poder do marketing de conteúdo

Diferentemente da comunicação de massa, o marketing de conteúdo possui uma atuação bem mais segmentada, isto é, focada principalmente no nicho de mercado e nos potenciais clientes de uma empresa. Com a produção de conteúdo que tenha de fato relevância para o público-alvo — como posts que ajudem o consumidor a resolver algum problema — a organização atrai gente, cria relacionamento e, com o tempo, se torna referência no seu respectivo segmento de atuação.

Uma das vantagens do marketing de conteúdo é que, em vez de depender da divulgação eventual em veículos de comunicação de terceiros, a empresa pode dispor do seu próprio canal, como um blog. Como é feito hoje em dia principalmente pela internet, o marketing de conteúdo proporciona uma comunicação mais direta com o consumidor, além de permitir a mensuração de resultado com mais precisão, em alguns casos, em tempo real.

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Como combinar as estratégias e impulsionar negócio

Em um cenário de forte concorrência, quanto mais perto do público-alvo uma empresa estiver, maiores são as chances de ela ser percebida e de atrair clientes. Portanto, em vez de optar entre a assessoria de imprensa e o marketing de conteúdo, uma área de comunicação forte deve unir as 2 estratégias, já que uma complementa a outra.

Como os materiais de marketing de conteúdo são gratuitos e geralmente apresentam soluções para o público, eles podem servir como sugestão de pauta para veículos de comunicação.

Quando uma empresa escolhe somente uma das estratégias, pode correr o risco de restringir a divulgação da marca, afinal, mesmo dentro de um nicho de mercado há públicos diferenciados. Por exemplo: um evento presencial de marketing de conteúdo pode ser anunciado tanto dentro do blog ou do canal de vídeos da empresa quanto em um veículo de comunicação.

  • Como o espaço na mídia geralmente não é grande, muitas vezes uma pequena nota em um jornal, com um link, pode ser a porta de entrada para um potencial cliente interagir com a empresa. Dessa forma, a assessoria de imprensa levou o público a conhecer a produção de marketing de conteúdo da organização.
  • O inverso também pode ocorrer: materiais ricos, como e-books, podem atestar a autoridade da empresa para falar sobre determinado assunto. Ao perceber isso, jornalistas podem escolher a empresa como fonte para notícias.

Como nem todas as agências de marketing digital e as assessorias de imprensa sabem integrar as 2 estratégias de comunicação, as empresas contratantes delas veem pouco valor agregado ao trabalhar com ambas as ferramentas.

Na sua opinião, de que outras formas é possível combinar assessoria de imprensa e marketing de conteúdo? Deixe seu comentário aqui no blog.

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