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14 dE fevereiro, 2017
benchmark

Benchmark: 5 lições importantes para aprender com os concorrentes

Descubra como a concorrência pode ser sua aliada!

Nenhuma empresa pode se dar ao luxo de atuar em qualquer mercado sem realizar um bom benchmark. Ter consciência do que os seus concorrentes fazem e que caminhos utilizam para isso é essencial para traçar as suas próprias estratégias e ser bem-sucedido em suas iniciativas. Sem este estudo, você fica no escuro, sem saber das forças e das fraquezas de quem está na disputa pelos seus clientes.

Uma pesquisa adequada sobre as características dos concorrentes é de vital importância para todas as etapas da vida de um negócio, não apenas em seu início. Trata-se de um acompanhamento que precisa ser contínuo, já que tendências podem mudar e novidades surgem a todo momento.

Veja abaixo 5 lições importantes para aprender com os concorrentes no benchmarking:

1. Atendimento ao cliente

De que forma a sua competição atende o público? Pode ser que seus concorrentes estejam proporcionando um atendimento melhor ou você consiga observar oportunidades para você superar o mercado.

Seja como for, é vital para qualquer estratégia vencedora ter consciência de como este setor funciona em empresas que disputam os mesmos clientes que você. Adapte o que fizer sentido e tome decisões para otimizar os processos envolvidos.

2. Posicionamento da marca

A maneira como uma empresa enxerga a si própria e imprime a sua marca sobre o mercado é determinante para o seu sucesso e, consequentemente, possui um impacto em seus concorrentes.

Portanto, para você atuar de forma estratégica neste cenário, precisa considerar o posicionamento da sua competição para encontrar brechas para explorar e compensar possíveis lacunas do seu próprio trabalho.

3. Preços praticados

Para tomar decisões inteligentes a respeito dos preços dos seus produtos, é essencial que você acompanhe como os seus concorrentes trabalham nesta área. Um benchmark como este pode especificar se você deve encarecer ou baratear a sua seleção de produtos, além de mostrar com qual range de valores o público deste mercado específico está acostumado.

4. Mix de produtos

Um benchmark é uma ferramenta valiosa para determinar quais estratégias seguir e um de seus diagnósticos mais importantes se refere às opções de produtos oferecida. A partir desta análise, você pode descobrir oportunidades para explorar ou detectar áreas em que os seus concorrentes estejam obtendo mais sucesso que você.

Saiba adaptar o seu mix de produtos à realidade de sua área para otimizar seus resultados.

5. Benchmark de custos gerais

Em um benchmark convencional, pode ser mais difícil obter dados mais restritos a respeito dos tipos de gastos que seus concorrentes possuem. No entanto, qualquer informação obtida aqui já será um indicador bastante valioso para você traçar as suas estratégias. Observe quais serviços sua competição utiliza, tamanho da estrutura e estimativa de orçamento para calcular esta variável.

A partir de um bom benchmark, toda empresa se torna capaz de atuar de forma muito mais competitiva em seu respectivo mercado. Trata-se de um conjunto de informações essenciais para tomar decisões mais inteligentes e compensar quaisquer falhas que possam prejudicar as suas chances de ser bem-sucedido.

Agora que você já sabe da importância de um bom benchmark, pode começar a concentrar seus esforços em outras áreas para obter mais sucesso. Veja aqui no blog como preparar seu site para vender mais.

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