NOSSO BLOG>

Conteúdos especializados, ebooks e dicas de marketing digital, design e usabilidade

28 dE junho, 2016
blog-ou-site

Blog ou site: entenda a função e a importância de cada um

Explore as possibilidades e aumente seus resultados!

Muitas empresas que planejam sua presença na internet pensam apenas na construção de um site para apresentar seus produtos ou serviços. Dependendo do negócio, as redes sociais também entram no planejamento. Mas há uma ferramenta essencial do marketing digital que muitas vezes é esquecida: o blog.

Você tem dúvidas entre optar por um blog ou site para sua empresa? Acompanhe este post para entender as diferenças e a função do blog, do site e da importância de cada um.

Site: a apresentação da empresa

O site é o principal canal para apresentar a empresa, os produtos e serviços, os principais clientes, as principais conquistas. É importante mostrar as informações com clareza e objetividade, e oferecer uma navegação simples para o usuário para que ele conheça sua instituição e encontre o que deseja.

Oferecer uma boa experiência e usar as palavras-chave certas para o seu negócio são ações primordiais para conquistar uma boa posição no Google e, consequentemente, atrair tráfego e potenciais clientes. Além disso, para tornar o site institucional um canal de vendas eficaz, uma informação que deve ser facilmente encontrada é o contato da empresa. Dependendo do negócio, será um formulário de fale conosco, de orçamento ou demonstração gratuita.

Embora você deva manter o site sempre atualizado, a frequência de inserção de conteúdos é definitivamente menor que a do blog — eis a grande diferença entre eles.

Blog: a construção da autoridade

A produção de conteúdos para o blog é frequente (deixá-lo parado não trará resultado nenhum). Por isso, é importante ter um planejamento específico para esse canal, que é a base para uma estratégia de marketing de conteúdo.

A função do blog, e seu grande potencial, é a criação de autoridade na internet sobre o mercado em que sua instituição atua. Se produzir conteúdos bons e relevantes sobre o que você domina, as pessoas chegarão até o blog por meio de recomendações e, principalmente, da busca do Google, onde provavelmente sua empresa estará bem ranqueada por ser referência no assunto.

Com isso, você tem uma ferramenta efetiva para geração de leads (empresas que adotam o marketing de conteúdo geram 5 vezes mais leads!). Quando chegam ao seu blog, os usuários conhecem sua instituição e começam a se interessar pelo que você tem a dizer. Se conquistar sua confiança e captar seu e-mail, o usuário se transforma em lead e será, aos poucos, educado sobre seus produtos e despertado para a compra.

Blog ou site: qual escolher

Não podemos afirmar que blog ou site seja melhor, pois a escolha depende da estratégia de marketing e da capacidade de produzir conteúdos. Muitas empresas estão aderindo às 2 soluções, já que são complementares.

O caráter estático do site faz com que o usuário visite a página, veja o que lhe interessa e não volte mais tão cedo. Dessa forma, o site deixa de engajar potenciais clientes e perde relevância em SEO por atrair menos visitantes. É por isso que o blog, com atualização constante, é essencial.

Para tornar a parceria entre blog e site ainda mais eficaz, é interessante que um canal leve ao outro — desde que o link seja relevante para o usuário. Por exemplo: um post que explique os benefícios de determinada tecnologia pode ter um link para a página de cases no site. Assim, o usuário navega por mais páginas e conhece melhor suas soluções.

Ainda está com dúvidas sobre a função do blog ou do site? Então deixa um comentário e compartilhe suas questões com a gente!

[eBook grátis] Saiba como melhorar o desempenho do seu website para alcançar melhores resultados. Baixe aqui!

ASSINE A NEWSLETTER

Blog

Como contratar o influenciador digital certo para seu negócio

O passo a passo para encontrar o influenciador ideal...

3 dE julho, 2018
Blog

Google Adwords: 4 razões para investir já!

Listamos alguns motivos que farão você querer usar os anúncios no Google agora! ...

22 dE novembro, 2017
Blog

Por que a sua empresa precisa de um site institucional?

Entenda por quê é urgente criar uma página na internet para seu negócio ...

7 dE novembro, 2017
Blog

E-mail marketing: ainda vale a pena investir?

A ferramenta que pode trazer mais retorno do que se imagina ...

17 dE outubro, 2017
Blog

5 novas tendências de mídias sociais que você precisa conhecer

Atualize a sua estratégia de redes! ...

31 dE agosto, 2017
Blog

TOP 10: Ferramentas de SEO grátis

As melhores opções para melhorar o SEO do seu site!...

9 dE agosto, 2017
Blog

Estratégia digital: o que você precisa para começar?

Confira um checklist completo para a sua estratégia digital!...

19 dE julho, 2017
Blog

Como receber os leads de links patrocinados no seu site

Prepare seu site para receber os leads de links patrocinados...

13 dE julho, 2017
Blog

A importância do uso das imagens corretas nas redes sociais

Saiba o tamanho correto das imagens para cada rede ...

22 dE junho, 2017
Blog

Instagram para negócios: 6 dicas para um perfil de sucesso

Como melhorar o desempenho do Instagram da sua empresa ...

6 dE junho, 2017
Blog

Geomarketing: entenda como essa estratégia pode aumentar as suas vendas

Saiba como vender a partir de dados de localização dos usuários ...

30 dE maio, 2017
Blog

Quer reter clientes? É hora de investir em Inbound Marketing!

Entenda como o Inbound pode ajudar sua empresa a reter clientes...

23 dE maio, 2017
Blog

Orçamento de marketing: como definir?

Saiba como investir em suas campanhas de comunicação...

17 dE maio, 2017
Blog

Como fazer um pitch que desperte a atenção?

Tudo o que você precisa para vender bem uma ideia...

9 dE maio, 2017
Blog

Company Page no LinkedIn: saiba como destacar a sua empresa!

Entenda como usar a Company Page do LinkedIn para falar com seu público...

3 dE maio, 2017
Blog

Link Building: 4 dicas para alavancar a sua estratégia digital

Como ganhar relevância e ser melhor ranqueado através de link building...

25 dE abril, 2017
Blog

Fluxo de nutrição: dicas que realmente funcionam!

O acompanhamento ideal para os seus leads até que eles se tornem clientes...

18 dE abril, 2017
Blog

SAC 2.0: tudo o que você precisa saber sobre o atendimento pelas redes sociais

Como otimizar o atendimento aos seus clientes...

13 dE abril, 2017
Blog

Usabilidade do site: como ela influencia os indicadores de desempenho?

Como tornar o site da sua empresa user-friendly...

6 dE abril, 2017
Blog

MQL x SQL: entenda as diferenças entre leads de marketing e vendas

Segmente seu público para obter melhores resultados!...

28 dE março, 2017
Blog

Qual é a função de um blog?

Conheça os benefícios e a função de um blog corporativo ...

24 dE março, 2017
Blog

Site mobile ou para desktop? Qual a melhor opção para minha empresa?

Entenda as diferenças entre site mobile e para desktop e faça sua escolha! ...

21 dE março, 2017
Blog

Saiba como o Inbound Marketing pode ajudar sua startup a crescer

Entenda por quê o Inbound é a melhor solução para a sua startup...

14 dE março, 2017
Blog

Como usar o design do site para atrair mais clientes

Confira as dicas para criar um site com design vendedor...

7 dE março, 2017
Blog

Conteúdo multimídia: 4 materiais que não podem faltar na sua estratégia de marketing

Diversifique seu conteúdo para atrair mais clientes!...

1 dE março, 2017
Blog

Netnografia: uma poderosa arma para o marketing digital

Conquiste grandes vantagens competitivas através das análises da netnografia...

16 dE fevereiro, 2017
Blog

Benchmark: 5 lições importantes para aprender com os concorrentes

Descubra como a concorrência pode ser sua aliada!...

14 dE fevereiro, 2017
Blog

Como fazer o monitoramento da reputação da sua marca?

Saiba o que as pessoas estão falando da sua empresa...

8 dE fevereiro, 2017
Blog

CTA: entenda o que é e aumente a sua taxa de conversão!

Como criar chamadas certeiras para engajar a audiência...

7 dE fevereiro, 2017
Blog

Comunicação interna: ferramentas digitais para interagir com seus funcionários

Entenda como grandes empresas utilizam ferramentas para se comunicarem internamente ...

1 dE fevereiro, 2017