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17 dE novembro, 2016
roi e automação de marketing

Como a automação de marketing pode aumentar o ROI do meu negócio?

Saiba mais sobre a técnica que pode multiplicar seus resultados

Com sua popularidade em acentuada ascensão (só no ano passado, o uso da ferramenta aumentou cerca de 50%), a automação de marketing é a grande protagonista do Marketing Digital nos últimos meses e nos próximos também.

Mas, afinal, o que é automação de marketing? Qual a ideia e a tecnologia por trás dessa ferramenta capaz de aumentar e trazer o retorno sobre o investimento em 6 meses para quase metade das empresas que a aplicam? Mais importante: o que você está perdendo por não ter implementado essa tecnologia no seu negócio ainda?

É o que vamos descobrir no artigo de hoje. Portanto, continue lendo!

Afinal de contas, o que é a automação de marketing?

Existem mal-entendidos sobre o conceito que define a automação de marketing. Por ser algo relativamente novo, a ideia por trás dessa ferramenta ainda parece etérea para a maioria das pessoas. Mas existe uma definição simples para o assunto:

Automação de marketing é entregar o conteúdo certo para o usuário certo no momento certo.

Como fazemos isso? Através de um sistema — que pode ser manual, semi-manual ou um software — capaz de reagir automaticamente ao engajamento e perfil do usuário com a estratégia de marketing montada previamente.

Quais os resultados que a automação de marketing pode trazer?

Empresas que utilizam a automação de marketing registraram um crescimento de 451% no seu número de leads qualificados. Esses leads bem nutridos custaram 33% menos do que leads que não foram nutridos e produzem 20% mais oportunidades de vendas.

Esse aumento de oportunidades traz também um aumento de ganhos: 47% dos leads nutridos pela automação fazem compras maiores que leads não-nutridos.

Como a automação de marketing aumenta o ROI?

Vimos que a automação de marketing funciona e isso não se discute. Os fatos e as estatísticas falam por si só. Mas como ela aumenta o ROI de uma empresa? Confira três fatores:

Geração e nutrição de leads

O estágio de nutrição de leads é um dos mais importantes de uma estratégia de Marketing Digital. Cerca de 79% dos leads gerados por empresas acabam não se convertendo em vendas, sendo a má nutrição a principal razão disso.

A automação de marketing é uma das principais ferramentas de nutrição de leads, pois entende que cada contato possui sua própria agenda e jornada de compra. Assim, a ideia é entregar o que cada lead precisa, no momento que precisa, de forma automática, reduzindo custos e personalizando a nutrição, tornando-a mais efetiva.

Segmentação de leads por mais fatores

A automação de marketing permite que os leads gerados pela estratégia de marketing sejam segmentados em mais níveis e estágios com base em três fatores:

  • Poder de compra (para empresas B2C) / Poder de tomada de decisões (para empresas B2B);
  • Nível de engajamento com a estratégia de marketing;
  • Posicionamento dentro da jornada de compras.

Esses três fatores ajudam a otimizar o envio de conteúdo para os leads, tornando o processo de nutrição mais eficiente e evitando o desperdício de recursos preciosos.

Mais eficiência na conversão final

Como visto, a automação de marketing é muito efetiva em nutrir leads e gerar mais contatos qualificados para serem enviados para o time de vendas. Porém, é nessa fase de conversão de oportunidades em clientes que a automação brilha.

Um lead bem nutrido chega nas mãos do vendedor com muito mais interesse em fechar uma venda, diminuindo o tempo necessário para o vendedor fechar negócio — pesquisas mostram que o ciclo de vendas de empresas que utilizam automação de marketing é 70% menor do que das empresas que não usam.

Assim, não é surpresa descobrir que as empresas que usam automação de marketing registram um aumento de 53% nas suas taxas de conversão e um aumento de 54% na quantidade de metas batidas pelo time de vendas.

É por tudo isso que a automação de marketing é a grande estrela do Marketing Digital atualmente, com cerca de 78% dos profissionais da área que a utilizam, elegendo essa ferramenta como a principal contribuidora para o faturamento da empresa.

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