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3 dE julho, 2018
influenciador digital

Como contratar o influenciador digital certo para seu negócio

O passo a passo para encontrar o influenciador ideal

Encontrar o influenciador digital certo para sua marca é um desafio porque apesar de ser um tipo de mídia acessível, é difícil identificar, entre milhares de pessoas que se dizem influenciadores, aqueles que realmente têm chances de trazer resultados. Nesse post, vamos compartilhar algumas dicas que podem ajuda-lo na hora de montar sua seleção de nomes de possíveis influenciadores digitais para seu negócio.

  • Escolher quem tem influência sobre seu público:

Não é uma questão pessoal, não é fazer a lista daqueles perfis que você gosta de seguir ou acha que publica os conteúdos mais interessantes. Para ter resultados, seu influenciador tem que ter uma audiência de possíveis consumidores do que você tem a oferecer. Muitas vezes você pode não ter simpatia por ele, mas se seu público gosta, ele pode trazer resultados efetivos para seu negócio

  • Analisar o conteúdo postado e ver se não pode criar problemas devido a posições políticas ou politicamente incorretas

É preciso ter cuidado ao associar sua marca a alguém que não tem responsabilidade sobre o que posta. Muitas vezes o influenciador fala sobre qualidades e características de mercado que tem a ver com seu negócio, mas ele assume posições políticas que podem contrariar seu público. Um comentário preconceituoso ou uma posição política extrema pode atrair antipatias e parecer que sua marca defende essa posição ou ideia. Todo cuidado é pouco. Analise bem os conteúdos postados e veja se há algum risco.

  • Saiba quem é seu público e quem ele curte

Como já mencionamos, quem precisa gostar do influenciador contratado é seu consumidor. Por isso, pesquise antes quem agrada, quem seu público segue, que personalidade ou perfil faz sucesso entre seu público-alvo.

  • Escolha o tamanho da rede de seu influenciador

Aqui, vale a máxima de quem fala com todo mundo não fala com ninguém. Celebridades com públicos imensos normalmente vão cobrar muito caro e seus posts acabam sendo um tiro de canhão. Então, na maioria das vezes se você não tem uma marca muito conhecida ou internacional para colar nesse influenciador, mais vale escolher um micro (até 10 mil seguidores)  ou médio (entre 10 mil e 100 mil seguidores) do que escolher um macro influenciador (entre 100 mil e  1 milhão) ou mega-influencaidores (acima de 1 milhão). O público é menor, mas se ele tiver um alto grau de engajamento, pode trazer um bom resultado a um custo mais acessível.

  • Engajamento

Engajamento é o envolvimento que os seguidores têm com os influenciadores. Observe quantas pessoas curtem, comentam, repostam e compartilham os posts de seu candidato a influenciador. De nada adianta ter muitos seguidores se eles não estão engajados com o perfil e, consequentemente, prestarão pouca atenção no que eles falam. Uma boa ferramenta para avaliar seu influenciador é esse site gratuito: www.influency.co. Lá é possível não só encontrar influenciadores, como medir o grau de engajamento e relevância que eles têm.

  • Seguidores Fakes

Nem só de notícias fakes vive a internet. Há muitos perfis comprando seguidores fakes nas redes sociais. Observe quem são os seguidores, se encontrar muitas crianças, nomes árabes, turcos, vietnamitas, etc, e o grau de engajamento for baixo, desconfie. Há ferramentas que vendem seguidores fakes, que na verdade são robôs que clicam e inflam a página. Há também ferramentas que vendem curtidas nos posts e páginas.

Por isso, um dos indicadores mais importantes é número de comentários e compartilhamentos.

  • Faça contrato

É muito importante fazer  contrato com os influenciadores. Não precisa ser um contrato feito por advogados, com muitas cláusulas e burocracia. O importante é não ficar na informalidade porque essa é a forma mais fácil de mal entendidos. Um contrato simples, em que fique explícito o que o influenciador deve fazer, qual a contrapartida da empresa e como deve ser o post, que tipo de característica deve ter, se é post, stories, live, etc. Dessa forma, se reduz o ruído e a chance de não entendimento de nenhuma das partes.

  • Analise os números

As redes sociais fornecem estatísticas que permitem analisar os resultados dos posts e stories. Dessa forma, acerte com o influenciador que ele compartilhe com sua empresa o resultado das postagens. Assim será possível analisar e comparar os influenciadores para ver quem vale a pena ser mantido, qual foi o retorno daquela contratação.

Podemos ajudar você a encontrar o influenciador mais adequado para sua marca. Entre em contato que teremos prazer em conversar com você.

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