NOSSO BLOG>

Conteúdos especializados, ebooks e dicas de marketing digital, design e usabilidade

5 dE julho, 2016
storytelling-marketing

Como fazer storytelling: a arte de vender contando boas histórias

Como criar uma conexão pessoal com seu público

O ser humano conta histórias desde que o mundo é mundo. De desenhos em cavernas aos primeiros manuscritos dos povos antigos, o que mudou foi apenas a forma como as transmitimos. Hoje, os registros estão cada vez mais digitais, mas as histórias continuam sendo contadas. E a isso chamamos de storytelling, método que vem sendo usado cada vez mais por marcas como forma de envolver seus clientes. A seguir mostramos como fazer storytelling na sua empresa de forma eficiente.

O que são boas histórias

Boas histórias são contadas de forma autêntica e criativa e geram uma conexão empática com o público. Para isso, é essencial conhecer as pessoas. Pense nelas e use a história para reunir esse grupo em torno da identificação com o que é contado. As pessoas querem se sentir parte de um todo, elas respondem melhor à ideia de “nós” do que “eles”.

Além disso, o bom storytelling é aquele que causa mudanças no comportamento das pessoas, que o impacta de tal maneira que acaba gerando transformações. No caso das empresas, que geram identificação e, posteriormente, vendas.

Como elas devem ser contadas

Você pode explorar o storytelling nas redes sociais, em blogs, filmes, TV, rádio e por aí vai. O meio utilizado vai depender do seu público e da história que precisa ser contada. Se optar por mais de um canal, lembre-se de que é preciso adaptar a história à linguagem e ao formato de cada um.

O público, por falta de tempo ou até de paciência, tem preferência por vídeos em vez de textos corridos. Se a mensagem em vídeo for rápida e de fácil compreensão, melhor ainda. Comece com um título atraente e crie imagens que prendam a atenção e pronto. Deixar clara a marca da empresa ao final é importante também para fixar a autoria.

Exemplos clássicos de storytelling

Alguns formatos de narrativa são muito usados no marketing de storytelling porque geram identificação com diferentes públicos e podem ser facilmente utilizados pelas empresas. Conheça a seguir 3 deles:

A jornada do herói

Nesse tipo de história, uma pessoa comum recebe um “chamado para a aventura”. A princípio, ela é resistente, mas depois acaba encontrando um mentor e aceita a missão. Durante a aventura, enfrenta uma série de desafios, que são superados por meio de uma grande mudança interna. No fim, o personagem retoma sua vida e inspira todos ao redor.

A jornada do idiota

Nessa narrativa, a história é contada em 1ª pessoa e foca na luta e nas dificuldades enfrentadas pelo personagem central. É iniciada pelo passado dele, quando ainda não sabia o que sabe hoje, e mostra para o público que é sempre possível se superar e que, para ter sucesso, é preciso passar por erros.

A jornada do herói por acidente

Nesse tipo de história, o protagonista é uma pessoa comum que tem um problema e descobre como resolvê-lo. Depois, ajuda outros a fazerem o mesmo, e eles espalham a mensagem do feito do herói, que passa a receber pedidos de ajuda de cada vez mais pessoas.

Exemplos para se inspirar

As empresas vem usando o storytelling cada vez mais para conquistar clientes e vender mais. Alguns exemplos de marcas que já utilizaram o recurso são:

Agora que você já sabe como fazer storytelling é hora de colocar em prática e desenvolver uma história para cativar seus clientes.

Se você gostou do artigo, compartilhe com seus amigos nas redes sociais e conte para eles essa história também!

[eBook grátis] Saiba como melhorar o desempenho do seu website para alcançar melhores resultados. Baixe aqui!

ASSINE A NEWSLETTER

Blog

Orçamento de marketing: como definir?

Saiba como investir em suas campanhas de comunicação...

17 dE maio, 2017
Blog

Como fazer um pitch que desperte a atenção?

Tudo o que você precisa para vender bem uma ideia...

9 dE maio, 2017
Blog

Company Page no LinkedIn: saiba como destacar a sua empresa!

Entenda como usar a Company Page do LinkedIn para falar com seu público...

3 dE maio, 2017
Blog

Link Building: 4 dicas para alavancar a sua estratégia digital

Como ganhar relevância e ser melhor ranqueado através de link building...

25 dE abril, 2017
Blog

Fluxo de nutrição: dicas que realmente funcionam!

O acompanhamento ideal para os seus leads até que eles se tornem clientes...

18 dE abril, 2017
Blog

SAC 2.0: tudo o que você precisa saber sobre o atendimento pelas redes sociais

Como otimizar o atendimento aos seus clientes...

13 dE abril, 2017
Blog

Usabilidade do site: como ela influencia os indicadores de desempenho?

Como tornar o site da sua empresa user-friendly...

6 dE abril, 2017
Blog

MQL x SQL: entenda as diferenças entre leads de marketing e vendas

Segmente seu público para obter melhores resultados!...

28 dE março, 2017
Blog

Qual é a função de um blog?

Conheça os benefícios e a função de um blog corporativo ...

24 dE março, 2017
Blog

Site mobile ou para desktop? Qual a melhor opção para minha empresa?

Entenda as diferenças entre site mobile e para desktop e faça sua escolha! ...

21 dE março, 2017
Blog

Saiba como o Inbound Marketing pode ajudar sua startup a crescer

Entenda por quê o Inbound é a melhor solução para a sua startup...

14 dE março, 2017
Blog

Como usar o design do site para atrair mais clientes

Confira as dicas para criar um site com design vendedor...

7 dE março, 2017
Blog

Conteúdo multimídia: 4 materiais que não podem faltar na sua estratégia de marketing

Diversifique seu conteúdo para atrair mais clientes!...

1 dE março, 2017
Blog

Netnografia: uma poderosa arma para o marketing digital

Conquiste grandes vantagens competitivas através das análises da netnografia...

16 dE fevereiro, 2017
Blog

Benchmark: 5 lições importantes para aprender com os concorrentes

Descubra como a concorrência pode ser sua aliada!...

14 dE fevereiro, 2017
Blog

Como fazer o monitoramento da reputação da sua marca?

Saiba o que as pessoas estão falando da sua empresa...

8 dE fevereiro, 2017
Blog

CTA: entenda o que é e aumente a sua taxa de conversão!

Como criar chamadas certeiras para engajar a audiência...

7 dE fevereiro, 2017
Blog

Comunicação interna: ferramentas digitais para interagir com seus funcionários

Entenda como grandes empresas utilizam ferramentas para se comunicarem internamente ...

1 dE fevereiro, 2017
Blog

4 dicas infalíveis para atrair leads

Saiba como aumentar a sua base de contatos ...

31 dE janeiro, 2017
Blog

O uso do hotsite na comunicação corporativa: case Petrobras

Como utilizar um hotsite para comunicar ações específicas ...

25 dE janeiro, 2017
Blog

Saiba por que a gestão de marca é fundamental para os negócios!

Aprenda a diferenciar sua marca da concorrência ...

24 dE janeiro, 2017
Blog

A Comunicação na era digital: diálogos com diferentes públicos

Confira o primeiro post da série Comunicação Corporativa ...

18 dE janeiro, 2017
Blog

Growth Hacking: entenda o crescimento acelerado das startups

Conheça mais sobre a técnica que pode alavancar o seu negócio ...

17 dE janeiro, 2017
Blog

Planejamento de marketing digital para 2017: o que não pode faltar?

O plano de marketing da sua empresa está completo? Confira! ...

10 dE janeiro, 2017
Blog

O que é funil de vendas e quais são as suas etapas?

Entenda mais sobre um dos principais conceitos do marketing digital...

3 dE janeiro, 2017
Blog

Tendências de conteúdo para 2017

Saiba o que surge, o que fica e o que não deve continuar!...

21 dE dezembro, 2016
Blog

Tendências de marketing digital para 2017: saiba como traçar sua estratégia!

Comece o ano fazendo as melhores escolhas!...

6 dE dezembro, 2016
Blog

Como escolher uma agência de marketing digital para a sua empresa?

Faça a escolha certa para divulgar o seu negócio...

6 dE dezembro, 2016
Blog

Lead scoring: saiba o que é e por que sua empresa precisa utilizá-lo

Classifique seus leads para atingir melhores resultados...

29 dE novembro, 2016
Blog

Como criar engajamento em torno do seu conteúdo

Melhore o relacionamento com seu público através de conteúdo relevante...

24 dE novembro, 2016