NOSSO BLOG>

Conteúdos especializados, ebooks e dicas de marketing digital, design e usabilidade

4 dE abril, 2016
conteúdo

Como o marketing de conteúdo pode melhorar a comunicação com o cliente

Público-alvo, linguagem e qualidade do conteúdo são determinantes para o sucesso das ações

Marketing de conteúdo é uma das formas mais eficientes para divulgar a sua marca, ganhar relevância e atrair novos clientes. Mas além de avaliar, estudar e planejar o que dizer, é preciso ter um cuidado especial à forma como o seu conteúdo vai chegar ao seu público-alvo. Seu conteúdo pode ser pertinente e útil, mas se a linguagem escolhida não for adequada para o leitor, boa parte do seu esforço vai acabar se perdendo.

Identifique o público

É impossível descobrir como falar se você ainda não sabe para quem falar. Antes de traçar qualquer estratégia, você deve entender quem é o seu público, que tipo de leitor se interessaria pelo seu conteúdo ou pela sua marca. Observar características como o grau de instrução, a área de atuação, a faixa etária e os temas de interesse vai ajudar a descobrir se ele já está familiarizado com termos técnicos e se prefere uma linguagem mais formal ou mais coloquial, por exemplo.

Outra variável importante para este tópico é entender a plataforma em que seu conteúdo será publicado. Redes sociais podem dar liberdade para uma linguagem menos formal, ou exigir que a mensagem seja mais curta e assertiva que a de um post em um blog ou um comunicado no seu site institucional.

Conteúdo x forma

A linguagem e o conteúdo que você utilizar precisam ser sempre compatíveis. Usar um discurso mais formal ou redigir seu texto com uma cadência didática quando o conteúdo não traz nada de relevante é desperdiçar o tempo e o interesse do leitor. Da mesma forma, informações úteis podem perder o valor quando são transmitidas com uma redação desleixada.

Não desperdice a atenção e o interesse do seu público entregando conteúdos rasos e prolixos. Estude, procure boas referências e atinja o leitor com algo que vai ajuda-lo a solucionar seus problemas – escrito de maneira clara, atrativa, mas que não subestime os seus conhecimentos.

[eBook grátis] Saiba como melhorar o desempenho do seu website para alcançar melhores resultados. Baixe aqui!

Não diga que é útil, seja

Na ânsia de fechar um negócio ou criar uma imagem de empresa confiável, algumas marcas usam o marketing de conteúdo de forma equivocada, desconsiderando os desejos e necessidades do cliente e focando apenas nas próprias competências. Os posts são apenas sobre os seus valores, os seus produtos, os benefícios que a sua empresa oferece. É uma abordagem ineficiente, porque não resolve o problema do seu leitor.

Utilize o marketing de conteúdo com inteligência, ofereça materiais ricos que ajudem o leitor a compreender as próprias necessidades e mostrem que a sua empresa de fato domina aquelas técnicas. Tornar a sua empresa uma autoridade no assunto dará mais confiança para que seu cliente procure os seus serviços do que apenas dizer que eles são bons.

Quer saber mais sobre estratégias de marketing de conteúdo? Assine a nossa newsletter, continue acompanhando o blog ou entre em contato.

ASSINE A NEWSLETTER

Blog

Site mobile ou para desktop? Qual a melhor opção para minha empresa?

Entenda as diferenças entre site mobile e para desktop e faça sua escolha! ...

21 dE março, 2017
Blog

Saiba como o Inbound Marketing pode ajudar sua startup a crescer

Entenda por quê o Inbound é a melhor solução para a sua startup...

14 dE março, 2017
Blog

Como usar o design do site para atrair mais clientes

Confira as dicas para criar um site com design vendedor...

7 dE março, 2017
Blog

Conteúdo multimídia: 4 materiais que não podem faltar na sua estratégia de marketing

Diversifique seu conteúdo para atrair mais clientes!...

1 dE março, 2017
Blog

Netnografia: uma poderosa arma para o marketing digital

Conquiste grandes vantagens competitivas através das análises da netnografia...

16 dE fevereiro, 2017
Blog

Benchmark: 5 lições importantes para aprender com os concorrentes

Descubra como a concorrência pode ser sua aliada!...

14 dE fevereiro, 2017
Blog

Como fazer o monitoramento da reputação da sua marca?

Saiba o que as pessoas estão falando da sua empresa...

8 dE fevereiro, 2017
Blog

CTA: entenda o que é e aumente a sua taxa de conversão!

Como criar chamadas certeiras para engajar a audiência...

7 dE fevereiro, 2017
Blog

Comunicação interna: ferramentas digitais para interagir com seus funcionários

Entenda como grandes empresas utilizam ferramentas para se comunicarem internamente ...

1 dE fevereiro, 2017
Blog

4 dicas infalíveis para atrair leads

Saiba como aumentar a sua base de contatos ...

31 dE janeiro, 2017
Blog

O uso do hotsite na comunicação corporativa: case Petrobras

Como utilizar um hotsite para comunicar ações específicas ...

25 dE janeiro, 2017
Blog

Saiba por que a gestão de marca é fundamental para os negócios!

Aprenda a diferenciar sua marca da concorrência ...

24 dE janeiro, 2017
Blog

A Comunicação na era digital: diálogos com diferentes públicos

Confira o primeiro post da série Comunicação Corporativa ...

18 dE janeiro, 2017
Blog

Growth Hacking: entenda o crescimento acelerado das startups

Conheça mais sobre a técnica que pode alavancar o seu negócio ...

17 dE janeiro, 2017
Blog

Planejamento de marketing digital para 2017: o que não pode faltar?

O plano de marketing da sua empresa está completo? Confira! ...

10 dE janeiro, 2017
Blog

O que é funil de vendas e quais são as suas etapas?

Entenda mais sobre um dos principais conceitos do marketing digital...

3 dE janeiro, 2017
Blog

Tendências de conteúdo para 2017

Saiba o que surge, o que fica e o que não deve continuar!...

21 dE dezembro, 2016
Blog

Tendências de marketing digital para 2017: saiba como traçar sua estratégia!

Comece o ano fazendo as melhores escolhas!...

6 dE dezembro, 2016
Blog

Como escolher uma agência de marketing digital para a sua empresa?

Faça a escolha certa para divulgar o seu negócio...

6 dE dezembro, 2016
Blog

Lead scoring: saiba o que é e por que sua empresa precisa utilizá-lo

Classifique seus leads para atingir melhores resultados...

29 dE novembro, 2016
Blog

Como criar engajamento em torno do seu conteúdo

Melhore o relacionamento com seu público através de conteúdo relevante...

24 dE novembro, 2016
Blog

Estratégias de marketing digital: 4 mitos que você precisa esquecer

Fuja das armadilhas e monte uma estratégia de sucesso!...

22 dE novembro, 2016
Blog

Como a automação de marketing pode aumentar o ROI do meu negócio?

Saiba mais sobre a técnica que pode multiplicar seus resultados...

17 dE novembro, 2016
Blog

Como aumentar prospecção de clientes na internet

Acabe já com a ociosidade da sua equipe de vendas...

7 dE novembro, 2016
Blog

Inspire-se: Como uma pequena empresa de piscina virou líder de mercado durante a crise

Conheça um case de sucesso do marketing digital...

6 dE novembro, 2016
Blog

O que o Marketing Digital pode fazer por você?

Faça o nosso teste e descubra...

4 dE novembro, 2016
Blog

Como criar um relacionamento com prospects para torná-los clientes

Saiba como planejar um ciclo de compras...

3 dE novembro, 2016
Blog

Simulação de ROI e avaliação de investimento em marketing

Como calcular e interpretar os resultados do seu investimento...

2 dE novembro, 2016
Blog

Adwords X Conteúdo: qual é melhor opção para o seu negócio?

Os prós e os contras das formas de divulgar seu site ou blog...

1 dE novembro, 2016
Blog

Como preparar seu site para vender mais

Transforme o seu site em uma máquina de vendas...

25 dE outubro, 2016