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7 dE fevereiro, 2017
CTA Call to action

CTA: entenda o que é e aumente a sua taxa de conversão!

Como criar chamadas certeiras para engajar a audiência

Quem trabalha com marketing digital sabe que precisa acompanhar as taxas de conversão das suas ações. Quando são baixas, algo não funcionou bem. Em muitos casos, ao analisarmos a situação, descobrimos que o problema é o CTA (call to action), a chamada usada para “forçar” o clique.

Quer saber como usar essa ferramenta de forma mais eficiente? Confira as dicas que separamos para o nosso post de hoje.

Por que usar CTA?

Pergunte a qualquer especialista de marketing digital que ele vai confirmar: uma das principais vantagens da internet é a possibilidade de a empresa monitorar todas as reações do seu público. Temos como saber com muita precisão se o “apelo” usado na ação foi ou não efetivo.

Na hora da conversão, um dos aspectos mais importantes é justamente o CTA. Essa chamada pode ser visual ou textual — o fundamental é que ela induza a pessoa à ação. É claro que há técnicas que funcionam melhor que outras na elaboração do CTA, mas fique atento. O principal é ter um objetivo bem definido.

A sua meta é fazer com que a pessoa clique no seu link, que pode estar no seu blog, em uma landing page, no e-mail marketing, em um post nas redes sociais etc.

O que não pode faltar no seu CTA?

Vamos partir do pressuposto de que você fez a lição de casa e, portanto, definiu bem os objetivos da sua ação, a partir do conhecimento reunido sobre o seu público. Nesse caso, o próximo passo é desenvolver o CTA levando em consideração o estágio do seu consumidor no funil de vendas.

Esta é uma das etapas mais importantes da sua estratégia. O CTA só vai funcionar se estiver bem “encaixado”, ou seja, oferecer algo que interessa para aquele público. Por exemplo, nos primeiros contatos com o consumidor, não é adequada a tentativa de convencê-lo a comprar o seu produto.

Nesse estágio, funciona mais uma abordagem de caráter mais educativo. Ou seja, a chamada terá mais sucesso se oferecer informações sobre aquela área.

Quais os tipos mais comuns?

Definido o público e, claro, a validade da sua oferta, é o momento de pensar no tipo de chamada que você pode empregar. Saiba que os CTAs funcionam muito bem para diversas ações.

Como exemplo, vamos ver o que você pode fazer nessas duas situações:

Aumentar o tráfego em seus canais

Para isso, o ideal são as chamadas que oferecem assuntos complementares. Nesses casos, costuma funcionar bem, por exemplo, colocar o link no próprio título do artigo. É mais efetivo fazer isso do que colocar o “clique aqui”. Essa é uma dica importante: esqueça essas chamadas genéricas e seja sempre específico!

Inscrições em newsletters

O mais importante aqui é chamar a atenção para o seu formulário. No seu site, ele pode aparecer logo que a pessoa entrar na página, nas laterais ou como um pop-up — enfim, não faltam boas opções para inserir esse tipo de CTA. A chamada precisa ser atrativa, enfatizando os benefícios que ela vai obter. No blog, a recomendação é que a chamada entre no final do texto.

Independentemente do uso que será feito, lembre-se de destacar o seu CTA (respeitando a identidade visual da marca, é possível usar cores diferentes para chamar a atenção) e de elaborar o texto com base no seu planejamento de palavras-chaves.

Uma última dica sobre o emprego de CTA: pense na realização de um teste A/B. Pode te ajudar a definir o que funciona melhor para o seu público.

Gostou do artigo? Quer saber como melhorar seus resultados na internet? Confira como otimizar a taxa de conversão da sua landing page.

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