NOSSO BLOG>

Conteúdos especializados, ebooks e dicas de marketing digital, design e usabilidade

6 dE maio, 2016
tipo-de-site

Descubra o tipo de site ideal para a sua empresa

  • Entenda qual perfil de site é mais recomendado para a sua marca

Sites institucionais não inventam organizações. Organizações são feitas de pessoas, processos, resultados. São parcerias engenhosas – e que tendem a ficar ainda mais complexas à medida que crescem. Às vezes tanto, que ouvi-las para comunica-las – etapa essencial da criação de um site institucional – exige o desenvolvimento de uma certa capacidade de tradução.

São horas de conversas e análises que tendem a acontecer 1) no idioma geral do mundo corporativo (principalmente nas grandes empresas), 2) no dialeto cultural específico de cada setor econômico e social, 3) e no sotaque conferido pelos valores distintos de cada organização. Quem é “nativo” nem sempre percebe que, para o mundo externo, sem a devida “tradução”, uma empresa ou organização pode se tornar incompreensível. E, pior, achando que está se comunicando muito bem.

Na criação ou reformulação de sites institucionais, essa dificuldade de falar a língua do mercado (considerar amplamente o público alvo e priorizar a experiência do usuário) costuma se traduzir em práticas das quais convém fugir!

Site-medalha

Alguns sites institucionais tornam-se repositórios de tudo o que ocorre de bom – num sentido muito amplo – dentro de uma organização ou empresa. Ter um espaço no site passa a ser sinal de reconhecimento para um setor, projeto ou ação. O uso mais inteligente da intranet e outros meios comunicação interna podem resolver isso e tirar essa pressão sobre o site institucional, cujo públicos mais estratégicos tendem a ser clientes, consumidores, investidores, imprensa, órgãos regulatórios.

Site-organograma 

Mais importante do que como uma organização está estruturada internamente para realizar seus objetivos é o que ela faz de fato. Entretanto alguns sites institucionais reproduzem, até na arquitetura, as estruturas gerenciais ou societárias.  Um organograma não define uma empresa. É apenas uma informação que, isoladamente, mata a curiosidade sobre aspectos da governança. Se um grupo tem um site em que o menu são nomes das empresas do grupo apenas, estamos diante de um menu que informa bem menos do que se pretende, mesmo parecendo ser direto.

[eBook grátis] Saiba como melhorar o desempenho do seu website para alcançar melhores resultados. Baixe aqui!

Site-resultado

 Sim, empresas precisam dar lucros, mas às vezes os resultado se tornam tão mais relevantes na distribuição de conteúdo de um site que a identidade da empresa se perde. Salvo a identidade visual, poderia ser o site de qualquer empresa. Sites específicos para investidores tendem a resolver isso e deixar para o site institucional a apresentação das atividades concretas e dos valores intangíveis e igualmente importantes. Serve o mesmo para empresas que priorizam de maneira desproporcional a necessidade de atrair bons profissionais e apresentarem-se como bons lugares para trabalhar. Mas trabalhar em que mesmo?  Às vezes fica difícil de saber.

Essas são apenas algumas armadilhas em que uma empresa ou organização pode cair quando não se permite “traduzir”. Por outro lado, faz uma enorme diferença quando essas informações, somadas aos dados imprescindíveis extraídos dos usuários, encontram traduções as melhores traduções.  Invariavelmente, isso resulta em sites simples.

Os especialistas em UX (experiência do usuário) sabem que simples não é medíocre. Nem fácil de fazer.  Sites institucionais simples são aqueles em que o usuário encontra com facilidade o que veio procurar – e isso pode ser o resultado de muitas horas laboriosas de especialistas em informação, design e tecnologia.

Viveríamos num mundo muito estranho se isso fosse óbvio para todas as empresas em qualquer setor. Petroleiras teriam que ser especialistas em mídias sociais, supermercados teriam que saber tudo sobre aplicativos de celular, fabricantes de tijolos seriam experts em arquitetura da informação. Não funciona assim. Para usar uma expressão que dispensa tradução, cada um no seu quadrado. E que cada um exista e produza com seu idioma, sua cultura, sua maneira de realizar não é um problema. O importante é permitir-se enxergar e compreender.

ASSINE A NEWSLETTER

Blog

Orçamento de marketing: como definir?

Saiba como investir em suas campanhas de comunicação...

17 dE maio, 2017
Blog

Como fazer um pitch que desperte a atenção?

Tudo o que você precisa para vender bem uma ideia...

9 dE maio, 2017
Blog

Company Page no LinkedIn: saiba como destacar a sua empresa!

Entenda como usar a Company Page do LinkedIn para falar com seu público...

3 dE maio, 2017
Blog

Link Building: 4 dicas para alavancar a sua estratégia digital

Como ganhar relevância e ser melhor ranqueado através de link building...

25 dE abril, 2017
Blog

Fluxo de nutrição: dicas que realmente funcionam!

O acompanhamento ideal para os seus leads até que eles se tornem clientes...

18 dE abril, 2017
Blog

SAC 2.0: tudo o que você precisa saber sobre o atendimento pelas redes sociais

Como otimizar o atendimento aos seus clientes...

13 dE abril, 2017
Blog

Usabilidade do site: como ela influencia os indicadores de desempenho?

Como tornar o site da sua empresa user-friendly...

6 dE abril, 2017
Blog

MQL x SQL: entenda as diferenças entre leads de marketing e vendas

Segmente seu público para obter melhores resultados!...

28 dE março, 2017
Blog

Qual é a função de um blog?

Conheça os benefícios e a função de um blog corporativo ...

24 dE março, 2017
Blog

Site mobile ou para desktop? Qual a melhor opção para minha empresa?

Entenda as diferenças entre site mobile e para desktop e faça sua escolha! ...

21 dE março, 2017
Blog

Saiba como o Inbound Marketing pode ajudar sua startup a crescer

Entenda por quê o Inbound é a melhor solução para a sua startup...

14 dE março, 2017
Blog

Como usar o design do site para atrair mais clientes

Confira as dicas para criar um site com design vendedor...

7 dE março, 2017
Blog

Conteúdo multimídia: 4 materiais que não podem faltar na sua estratégia de marketing

Diversifique seu conteúdo para atrair mais clientes!...

1 dE março, 2017
Blog

Netnografia: uma poderosa arma para o marketing digital

Conquiste grandes vantagens competitivas através das análises da netnografia...

16 dE fevereiro, 2017
Blog

Benchmark: 5 lições importantes para aprender com os concorrentes

Descubra como a concorrência pode ser sua aliada!...

14 dE fevereiro, 2017
Blog

Como fazer o monitoramento da reputação da sua marca?

Saiba o que as pessoas estão falando da sua empresa...

8 dE fevereiro, 2017
Blog

CTA: entenda o que é e aumente a sua taxa de conversão!

Como criar chamadas certeiras para engajar a audiência...

7 dE fevereiro, 2017
Blog

Comunicação interna: ferramentas digitais para interagir com seus funcionários

Entenda como grandes empresas utilizam ferramentas para se comunicarem internamente ...

1 dE fevereiro, 2017
Blog

4 dicas infalíveis para atrair leads

Saiba como aumentar a sua base de contatos ...

31 dE janeiro, 2017
Blog

O uso do hotsite na comunicação corporativa: case Petrobras

Como utilizar um hotsite para comunicar ações específicas ...

25 dE janeiro, 2017
Blog

Saiba por que a gestão de marca é fundamental para os negócios!

Aprenda a diferenciar sua marca da concorrência ...

24 dE janeiro, 2017
Blog

A Comunicação na era digital: diálogos com diferentes públicos

Confira o primeiro post da série Comunicação Corporativa ...

18 dE janeiro, 2017
Blog

Growth Hacking: entenda o crescimento acelerado das startups

Conheça mais sobre a técnica que pode alavancar o seu negócio ...

17 dE janeiro, 2017
Blog

Planejamento de marketing digital para 2017: o que não pode faltar?

O plano de marketing da sua empresa está completo? Confira! ...

10 dE janeiro, 2017
Blog

O que é funil de vendas e quais são as suas etapas?

Entenda mais sobre um dos principais conceitos do marketing digital...

3 dE janeiro, 2017
Blog

Tendências de conteúdo para 2017

Saiba o que surge, o que fica e o que não deve continuar!...

21 dE dezembro, 2016
Blog

Tendências de marketing digital para 2017: saiba como traçar sua estratégia!

Comece o ano fazendo as melhores escolhas!...

6 dE dezembro, 2016
Blog

Como escolher uma agência de marketing digital para a sua empresa?

Faça a escolha certa para divulgar o seu negócio...

6 dE dezembro, 2016
Blog

Lead scoring: saiba o que é e por que sua empresa precisa utilizá-lo

Classifique seus leads para atingir melhores resultados...

29 dE novembro, 2016
Blog

Como criar engajamento em torno do seu conteúdo

Melhore o relacionamento com seu público através de conteúdo relevante...

24 dE novembro, 2016