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18 dE abril, 2017
fluxo de nutrição

Fluxo de nutrição: dicas que realmente funcionam!

O acompanhamento ideal para os seus leads até que eles se tornem clientes

O fluxo de nutrição é uma estratégia de marketing digital utilizada para qualificar um potencial cliente e mostrar a ele quais vantagens podem ser obtidas caso ele opte pela solução oferecida por sua empresa.

Alcançar o resultado desejado, entretanto, exige o desenvolvimento de uma boa estratégia. A seguir listamos 5 dicas para fazer com que a sua estratégia de nutrição funcione.

1. Geração de leads

Para iniciar um fluxo de nutrição é necessário ter uma base de contatos, possível de ser conseguida por meio de uma solução de geração de leads. Ela deve incentivar os visitantes do site a buscarem conteúdos mais aprofundados, que estarão disponíveis para download nas landing pages.

A qualidade do formulário no momento de gerar os leads será essencial para auxiliar em etapas seguintes, como a segmentação do público. Portanto, um bom fluxo de nutrição tem início na geração de leads, com landing pages que permitam o sucesso da etapa seguinte, a segmentação.

2. Segmentação do público-alvo

Após ter uma base de contatos, é necessário segmentar o público-alvo para poder definir com mais assertividade as etapas de nutrição e conteúdos a serem oferecidos.

O ideal é a empresa defina as buyer personas, que são representações semi fictícias dos clientes ideiais, baseadas em dados demográficos que indiquem as características, objetivos, receios e necessidades dos potenciais clientes.

3. Definição das etapas do fluxo de nutrição

O funil de vendas é composto por quatro etapas, sendo que o lead vai se aproximando do momento de compra conforme avance por esses estágios. Não necessariamente um lead vai passar por todas as etapas, além de que o tempo de descoberta pode ser distinto para diferentes pessoas.

Entenda melhor as quatro etapas que compõem um bom fluxo de nutrição:

  • Aprendizado e descoberta: nesse momento o lead ainda não sabe qual problema ou oportunidade que possui e a empresa deve auxiliá-lo a identificar esses pontos oferecendo conteúdos mais amplos. O interesse criado nesse primeiro momento permitirá abordagens de maior profundidade nas próximas etapas.
  • Reconhecimento do problema: esse é o estágio em que o lead identifica o problema que possui e passa a filtrar os conteúdos, procurando por aqueles que sejam mais adequados para resolver a situação.
  • Consideração da solução: nessa etapa a empresa deve apresentar as soluções para o potencial cliente. Ele precisa entender como a oferta feita pela empresa pode auxiliá-lo no problema identificado.
  • Decisão de compra: no momento da decisão de compra, o lead está interessado nas vantagens oferecidas pela empresa para fechar o negócio com ela. É a hora de apresentar os diferenciais.

4. Oferta de conteúdos relevantes

Os conteúdos de uma nutrição de leads devem ser criados levando em consideração dois elementos principais: as características e o momento da persona na jornada de compra.

Os materiais criados devem ser variados, indo de conteúdos mais genéricos para a etapa de descoberta, até altamente direcionados para a etapa de decisão, por exemplo. Também é necessário diversificar o formato, podendo oferece artigos, e-books, webinars, vídeos, estudos de caso, depoimentos de clientes, infográficos e outros tipos de conteúdo.

Lembre-se que, além do conteúdo relevante, ele deve chegar ao cliente no momento adequado. Para isso, deve ser definida uma periodicidade para o envio de e-mail marketing, além de identificar os gatilhos que levam o lead de uma etapa a outra na jornada.

5. Analisar os resultados do fluxo de nutrição

A análise dos resultados apresentados no fluxo de nutrição é essencial para otimizar as etapas, criar conteúdos mais qualificados e relevantes, diminuir o tempo de aquisição e realizar diversas melhorias na estratégia de nutrição.

Com os dados em mãos pode-se aumentar ou diminuir a frequência dos e-mails, entre outras mudanças na estratégia que aumentem a eficácia da solução. Com base nessas dicas, você estará apto a dar o start na estratégia de fluxo de nutrição dos seus clientes potenciais e estreitar os laços de relacionamento com eles.

A partir do momento em que o lead cadastra o e-mail para receber os conteúdos produzidos por sua empresa, ela permite que um canal de comunicação seja aberto e estará muito mais acessível às suas ofertas.

E a sua empresa? Já tem um fluxo de nutrição? Conta pra gente nos comentários.

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