NOSSO BLOG>

Conteúdos especializados, ebooks e dicas de marketing digital, design e usabilidade

7 dE junho, 2016
gerenciamento-de-crise

A importância da comunicação no gerenciamento de crise

Saiba como usar o gerenciamento de crise para lidar com situações de instabilidade 

Especialmente com o crescimento cada vez mais intenso da internet, o gerenciamento de crise se torna algo que deve ser feito da forma mais sensata e eficaz possível. E a comunicação tem um papel essencial nisso — é ela que vai guiar o relacionamento entre a empresa e o público nesse período complicado.

Mas como, exatamente, isso é feito? E qual a importância de saber usar a comunicação como ferramenta no gerenciamento de crise? É o que exploraremos no post de hoje. Continue a leitura:

O que é o gerenciamento de crise?

Antes de aprofundarmos a importância da comunicação, é preciso entender melhor o que é o gerenciamento de crise. Seja por erro, mau gerenciamento, capacitação falha dos funcionários, incidente infeliz ou mesmo desastres naturais, as empresas e instituições estão sujeitas a enfrentar períodos de tensão — as temidas crises.

Mas assim como imprevistos e erros sempre podem acontecer, da mesma forma, toda crise tem solução. E, para isso, é essencial haver um gerenciamento de crise eficaz. Por tal, entendemos a maneira como a empresa lida com a crise — como responde aos erros, acusações e reclamações, dependendo de qual for a causa.

Além disso, é muito importante prestar atenção às necessidades e questionamentos do público, pois ele precisa receber informações que — se não neste momento, mais para a frente — o levará a confiar e respeitar novamente na sua empresa. É preciso montar uma equipe especial de gerenciamento de crise, que elaborará estratégias para que os diversos departamentos da empresa hajam, em harmonia para solucionar os problemas.

Por que a comunicação é importante nesse período?

Se o gerenciamento de crise depende muito do posicionamento da empresa e da forma com que ela lidará com o público, é fácil perceber por que a comunicação é tão essencial para que isso dê certo.

Primeiramente, é preciso que a empresa seja o mais transparente possível com a imprensa. Faça isso o mais rápido possível — a empresa não pode ficar calada enquanto as notícias se espalham país (ou mesmo, mundo) afora, pois, enquanto você fica em silêncio, o assunto cresce de forma estrondosa nas redes sociais. E então, quando você fizer seu pronunciamento, por mais eficiente e responsável que seja, já será tarde demais.

Como usar a comunicação no gerenciamento de crise?

Assuma a responsabilidade pelo ocorrido, oferecendo o ponto de vista da empresa. Mesmo quando houver fatores externos envolvidos, apresente-os sem tentar se eximir da culpa. Seja claro e objetivo em seus pronunciamentos, esclarecendo polêmicas e evitando mal entendidos.

Tudo isso tem por objetivo demonstrar que a empresa lamenta sinceramente pelo ocorrido, se importa com as consequências e está agindo para revertê-las ou, se isso não for possível, oferece todo o auxílio necessário — e, também, que está tomando providências para que isso não aconteça novamente no futuro.

Jamais tente “conter” a crise por meio do silêncio — não há dúvida alguma de que a crise alcançará a internet e, durante seu silêncio, o público estará compartilhando notícias e reclamações, formando opiniões e perdendo a confiança no seu negócio. Ficar quieto apenas piora uma situação já complicada.

Além disso, o silêncio apenas contribui para que boatos se espalhem — e eles podem, muitas vezes, ser bem piores do que a realidade! Mas aí, quando as informações corretas forem reveladas, a opinião pública já estará contra você. Os especialistas da empresa precisam passar informações condizentes à empresa, demonstrando o planejamento e a organização.

A comunicação é essencial para um gerenciamento de crise eficiente e bem planejado, principalmente no mundo conectado em que vivemos atualmente, que vê notícias se espalhando com uma velocidade enorme nas redes sociais. E você, como se prepara para momentos difíceis na sua empresa? Tem outras dúvidas ou sugestões? Deixe seu comentário e conte para a gente!

[eBook grátis] Saiba como melhorar o desempenho do seu website para alcançar melhores resultados. Baixe aqui!

ASSINE A NEWSLETTER

Blog

Site mobile ou para desktop? Qual a melhor opção para minha empresa?

Entenda as diferenças entre site mobile e para desktop e faça sua escolha! ...

21 dE março, 2017
Blog

Saiba como o Inbound Marketing pode ajudar sua startup a crescer

Entenda por quê o Inbound é a melhor solução para a sua startup...

14 dE março, 2017
Blog

Como usar o design do site para atrair mais clientes

Confira as dicas para criar um site com design vendedor...

7 dE março, 2017
Blog

Conteúdo multimídia: 4 materiais que não podem faltar na sua estratégia de marketing

Diversifique seu conteúdo para atrair mais clientes!...

1 dE março, 2017
Blog

Netnografia: uma poderosa arma para o marketing digital

Conquiste grandes vantagens competitivas através das análises da netnografia...

16 dE fevereiro, 2017
Blog

Benchmark: 5 lições importantes para aprender com os concorrentes

Descubra como a concorrência pode ser sua aliada!...

14 dE fevereiro, 2017
Blog

Como fazer o monitoramento da reputação da sua marca?

Saiba o que as pessoas estão falando da sua empresa...

8 dE fevereiro, 2017
Blog

CTA: entenda o que é e aumente a sua taxa de conversão!

Como criar chamadas certeiras para engajar a audiência...

7 dE fevereiro, 2017
Blog

Comunicação interna: ferramentas digitais para interagir com seus funcionários

Entenda como grandes empresas utilizam ferramentas para se comunicarem internamente ...

1 dE fevereiro, 2017
Blog

4 dicas infalíveis para atrair leads

Saiba como aumentar a sua base de contatos ...

31 dE janeiro, 2017
Blog

O uso do hotsite na comunicação corporativa: case Petrobras

Como utilizar um hotsite para comunicar ações específicas ...

25 dE janeiro, 2017
Blog

Saiba por que a gestão de marca é fundamental para os negócios!

Aprenda a diferenciar sua marca da concorrência ...

24 dE janeiro, 2017
Blog

A Comunicação na era digital: diálogos com diferentes públicos

Confira o primeiro post da série Comunicação Corporativa ...

18 dE janeiro, 2017
Blog

Growth Hacking: entenda o crescimento acelerado das startups

Conheça mais sobre a técnica que pode alavancar o seu negócio ...

17 dE janeiro, 2017
Blog

Planejamento de marketing digital para 2017: o que não pode faltar?

O plano de marketing da sua empresa está completo? Confira! ...

10 dE janeiro, 2017
Blog

O que é funil de vendas e quais são as suas etapas?

Entenda mais sobre um dos principais conceitos do marketing digital...

3 dE janeiro, 2017
Blog

Tendências de conteúdo para 2017

Saiba o que surge, o que fica e o que não deve continuar!...

21 dE dezembro, 2016
Blog

Tendências de marketing digital para 2017: saiba como traçar sua estratégia!

Comece o ano fazendo as melhores escolhas!...

6 dE dezembro, 2016
Blog

Como escolher uma agência de marketing digital para a sua empresa?

Faça a escolha certa para divulgar o seu negócio...

6 dE dezembro, 2016
Blog

Lead scoring: saiba o que é e por que sua empresa precisa utilizá-lo

Classifique seus leads para atingir melhores resultados...

29 dE novembro, 2016
Blog

Como criar engajamento em torno do seu conteúdo

Melhore o relacionamento com seu público através de conteúdo relevante...

24 dE novembro, 2016
Blog

Estratégias de marketing digital: 4 mitos que você precisa esquecer

Fuja das armadilhas e monte uma estratégia de sucesso!...

22 dE novembro, 2016
Blog

Como a automação de marketing pode aumentar o ROI do meu negócio?

Saiba mais sobre a técnica que pode multiplicar seus resultados...

17 dE novembro, 2016
Blog

Como aumentar prospecção de clientes na internet

Acabe já com a ociosidade da sua equipe de vendas...

7 dE novembro, 2016
Blog

Inspire-se: Como uma pequena empresa de piscina virou líder de mercado durante a crise

Conheça um case de sucesso do marketing digital...

6 dE novembro, 2016
Blog

O que o Marketing Digital pode fazer por você?

Faça o nosso teste e descubra...

4 dE novembro, 2016
Blog

Como criar um relacionamento com prospects para torná-los clientes

Saiba como planejar um ciclo de compras...

3 dE novembro, 2016
Blog

Simulação de ROI e avaliação de investimento em marketing

Como calcular e interpretar os resultados do seu investimento...

2 dE novembro, 2016
Blog

Adwords X Conteúdo: qual é melhor opção para o seu negócio?

Os prós e os contras das formas de divulgar seu site ou blog...

1 dE novembro, 2016
Blog

Como preparar seu site para vender mais

Transforme o seu site em uma máquina de vendas...

25 dE outubro, 2016