NOSSO BLOG>

Conteúdos especializados, ebooks e dicas de marketing digital, design e usabilidade

25 dE janeiro, 2017
hotsite petrobras

O uso do hotsite na comunicação corporativa: case Petrobras

Como utilizar um hotsite para comunicar ações específicas

No fim de 2016, o jornal Valor Econômico publicou uma edição especial sobre comunicação corporativa, abordando o tema sociedade digital: empresas ampliam conexão com sus diferentes públicos. O iDIGO está publicando uma série de posts neste blog  com as principais tendências, reflexões, cases  e conclusões apresentadas no debate, na edição do  Valor Econômico, restrita a assinantes.

A seguir, o segundo  post da série: “Comunicação corporativa”.

O uso do hotsite na comunicação corporativa

O site temático, ou hotsite, que pode ser permanente ou temporário, é uma importante ferramenta de comunicação corporativa para ajudar as empresas a informar ações específicas ou focar em  segmento de atuação.

A Petrobras, por exemplo, envolvida na maior crise de sua história, criou um site temático para comunicar o que vem fazendo para superar seus problemas. No site “Daqui pra Frente”, a empresa fala de forma clara com os públicos diretos da empresa e informa o que vem fazendo para combater a corrupção e fraudes.

No hotsite, aborda pontos como Lava-jato, novas medidas de gestão e governança, entre outros. O hotsite apresenta os conteúdos em  vídeos e textos curtos,

Os funcionários, a sociedade, os investidores  e a cadeia produtiva são os públicos fundamentais da estatal, para quem a empresa vem dirigindo esforços para resgatar a confiança

Para Ana Luísa Almeida, presidente do Reputation Institute Brasil  “a Petrobras vem usando uma boa linguagem e bons formatos, com uma linguagem direta”, avalia. Para ela, a estatal tem sido transparente e vem mostrando com clareza o que vem fazendo para superar a crise. “Na sociedade contemporânea, a comunicação é fundamental”afirma.

Os investidores são um dos principais alvos da comunicação.  Para o  professor de Marketing de educação executiva do Insper, Luiz Fernando Turatti, em entrevista ao jornal Valor Econômico,  esse é uma estratégia altamente acertada. Ele acredita  que, a médio prazo, a empresa deve se dirigir com ênfase aos consumidores e à sociedade em geral, mas nesse momento a comunicação da empresa tem que trabalhar muito para reconstruir sua reputação empresarial.

“Quando as pessoas falam da Petrobras, elas pensam, “nossa, mas é uma baita empresa, o que fizeram com ela?”. Por isso, é importante mostrar que está arrumando a casa e mostrar a cara”, observa Turatti.

A comunicação de um modo geral, segundo ele, deve se pautar por uma linha de diálogo institucional e por mais exposição dos executivos, tais como de seu presidente em encontros com a mídia. Para Turatti, o modelo antigo de campanhas tradicionais de massa são “fórmulas velhas e não funcionariam para resgatar a confiança”.

Essa narrativa nova que a empresa vem construindo, ao mesmo tempo que utiliza canais digitais para falar diretamente com seus públicos, vai ajudar a empresa a recuperar a confiança e recolocar sua imagem no terreno positivo tão logo os resultados da empresa comecem a melhorar de forma consistente, acredita o professor do Ibmec, Gilberto Braga.

O fato é que esse é mais um exemplo de que a comunicação, utilizando recursos e multiplataformas para dar transparência a boa gestão da companhia, consegue cria valor para as empresas. Em 2016, mesmo ainda no meio de novas questões e denúncias da Lava-Jato, a estatal mais que dobrou seu valor de mercado em relação à 2015.

O iDIGO é especialista no desenvolvimento de sites e hotsites para empresas que queiram estreitar seu relacionamento com os diversos públicos. Temos uma excelente metodologia em avaliar que tipo de site as empresas precisam e de forma podem estreitar e obter resultados para seus negócios através da comunicação.

Clique aqui e fale com um dos nossos especialistas para entender quais as melhores ferramentas de marketing digital e comunicação corporativa para sua empresa.

[eBook grátis] Como aumentar vendas em tempos de crise: o que o marketing digital pode oferecer. Baixe aqui!

ASSINE A NEWSLETTER

Blog

Como receber os leads de links patrocinados no seu site

Prepare seu site para receber os leads de links patrocinados...

13 dE julho, 2017
Blog

A importância do uso das imagens corretas nas redes sociais

Saiba o tamanho correto das imagens para cada rede ...

22 dE junho, 2017
Blog

Instagram para negócios: 6 dicas para um perfil de sucesso

Como melhorar o desempenho do Instagram da sua empresa ...

6 dE junho, 2017
Blog

Geomarketing: entenda como essa estratégia pode aumentar as suas vendas

Saiba como vender a partir de dados de localização dos usuários ...

30 dE maio, 2017
Blog

Quer reter clientes? É hora de investir em Inbound Marketing!

Entenda como o Inbound pode ajudar sua empresa a reter clientes...

23 dE maio, 2017
Blog

Orçamento de marketing: como definir?

Saiba como investir em suas campanhas de comunicação...

17 dE maio, 2017
Blog

Como fazer um pitch que desperte a atenção?

Tudo o que você precisa para vender bem uma ideia...

9 dE maio, 2017
Blog

Company Page no LinkedIn: saiba como destacar a sua empresa!

Entenda como usar a Company Page do LinkedIn para falar com seu público...

3 dE maio, 2017
Blog

Link Building: 4 dicas para alavancar a sua estratégia digital

Como ganhar relevância e ser melhor ranqueado através de link building...

25 dE abril, 2017
Blog

Fluxo de nutrição: dicas que realmente funcionam!

O acompanhamento ideal para os seus leads até que eles se tornem clientes...

18 dE abril, 2017
Blog

SAC 2.0: tudo o que você precisa saber sobre o atendimento pelas redes sociais

Como otimizar o atendimento aos seus clientes...

13 dE abril, 2017
Blog

Usabilidade do site: como ela influencia os indicadores de desempenho?

Como tornar o site da sua empresa user-friendly...

6 dE abril, 2017
Blog

MQL x SQL: entenda as diferenças entre leads de marketing e vendas

Segmente seu público para obter melhores resultados!...

28 dE março, 2017
Blog

Qual é a função de um blog?

Conheça os benefícios e a função de um blog corporativo ...

24 dE março, 2017
Blog

Site mobile ou para desktop? Qual a melhor opção para minha empresa?

Entenda as diferenças entre site mobile e para desktop e faça sua escolha! ...

21 dE março, 2017
Blog

Saiba como o Inbound Marketing pode ajudar sua startup a crescer

Entenda por quê o Inbound é a melhor solução para a sua startup...

14 dE março, 2017
Blog

Como usar o design do site para atrair mais clientes

Confira as dicas para criar um site com design vendedor...

7 dE março, 2017
Blog

Conteúdo multimídia: 4 materiais que não podem faltar na sua estratégia de marketing

Diversifique seu conteúdo para atrair mais clientes!...

1 dE março, 2017
Blog

Netnografia: uma poderosa arma para o marketing digital

Conquiste grandes vantagens competitivas através das análises da netnografia...

16 dE fevereiro, 2017
Blog

Benchmark: 5 lições importantes para aprender com os concorrentes

Descubra como a concorrência pode ser sua aliada!...

14 dE fevereiro, 2017
Blog

Como fazer o monitoramento da reputação da sua marca?

Saiba o que as pessoas estão falando da sua empresa...

8 dE fevereiro, 2017
Blog

CTA: entenda o que é e aumente a sua taxa de conversão!

Como criar chamadas certeiras para engajar a audiência...

7 dE fevereiro, 2017
Blog

Comunicação interna: ferramentas digitais para interagir com seus funcionários

Entenda como grandes empresas utilizam ferramentas para se comunicarem internamente ...

1 dE fevereiro, 2017
Blog

4 dicas infalíveis para atrair leads

Saiba como aumentar a sua base de contatos ...

31 dE janeiro, 2017
Blog

O uso do hotsite na comunicação corporativa: case Petrobras

Como utilizar um hotsite para comunicar ações específicas ...

25 dE janeiro, 2017
Blog

Saiba por que a gestão de marca é fundamental para os negócios!

Aprenda a diferenciar sua marca da concorrência ...

24 dE janeiro, 2017
Blog

A Comunicação na era digital: diálogos com diferentes públicos

Confira o primeiro post da série Comunicação Corporativa ...

18 dE janeiro, 2017
Blog

Growth Hacking: entenda o crescimento acelerado das startups

Conheça mais sobre a técnica que pode alavancar o seu negócio ...

17 dE janeiro, 2017
Blog

Planejamento de marketing digital para 2017: o que não pode faltar?

O plano de marketing da sua empresa está completo? Confira! ...

10 dE janeiro, 2017
Blog

O que é funil de vendas e quais são as suas etapas?

Entenda mais sobre um dos principais conceitos do marketing digital...

3 dE janeiro, 2017