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13 dE abril, 2017
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SAC 2.0: tudo o que você precisa saber sobre o atendimento pelas redes sociais

Como otimizar o atendimento aos seus clientes

A época em que as empresas prezavam pela excelência no atendimento ao cliente chegou a fim. Depois da popularização da internet, já podemos dizer que passamos a viver na era da interação e do relacionamento. Esse contexto se traduz em uma evolução do já conhecido Serviço de Atendimento ao Cliente para o chamado SAC 2.0.

Ou seja, a migração para a web do serviço que ficou conhecido por muito tempo como o pesadelo de todo consumidor. Mas será que SAC 2.0 é apenas fazer o atendimento pelas redes sociais? É isso o que vamos descobrir neste post. Boa leitura!

O conceito de SAC 2.0

Como falamos no começo, o SAC 2.0 é uma evolução do já conhecido Serviço de Atendimento ao Cliente, com a diferença que ele utiliza os canais digitais em vez do modelo tradicional offline.

Neste momento, você deve estar se perguntando: então, eu só preciso direcionar os meus clientes para o atendimento pelas redes sociais? Sim e não. Sim, pois as redes sociais são definitivamente o canal digital que mais aproxima empresas e consumidores em um processo ágil de comunicação. E não, pois o SAC 2.0 não deve se limitar apenas às plataformas como Facebook e Instagram.

Isso porque, além das mídias sociais, é possível também trabalhar com uma página de suporte no site da empresa, ou até mesmo utilizar ferramentas de chat online para substituir o atendimento telefônico. Depois de um período dedicado a este SAC 2.0, é possível criar também um documento de perguntas frequentes que pode economizar tempo dos profissionais dedicados ao atendimento.

O SAC 2.0 e o atendimento pelas redes sociais

Mesmo destacando que não é só nestes sites que acontece o atendimento, é muito comum associarmos o SAC 2.0 ao atendimento pelas redes sociais. Isso acontece pois, diferentemente dos sites de muitas empresas, as mídias sociais são ambientes digitais que já estão preparados para o atendimento acontecer.

Sites como Facebook e Instagram já possuem os recursos técnicos necessários para o SAC 2.0 ser realizado, além de concentrarem uma grande quantidade de pessoas compartilhando diariamente suas experiências de consumo, e sempre dispostas a resolverem seus problemas ali mesmo.

Em resumo, é muito válido investir no atendimento pelas redes sociais, no entanto, sempre levando em consideração alguns pontos importantes. Mesmo investindo no SAC 2.0, nunca abra mão da geração de conteúdo útil nestes canais. Muitas vezes, este conteúdo já vai auxiliar na solução de problemas, além de estreitar a relação com os usuários.

Outro fator bastante importante de se considerar neste cenário é a necessidade de monitoramento das reações das pessoas nas mídias sociais. Afinal, é também por meio deste monitoramento que você terá acesso a muitas demandas de atendimento que não foram publicadas diretamente na página da empresa, mas que precisam de um retorno da mesma maneira.

Resumindo: investir em uma boa gestão de mídias sociais que inclua todos estes fatores que falamos acima é fundamental para que o seu SAC 2.0 funcione com perfeição. Vá além do simples atendimento pelas redes sociais e transforme este serviço digital em um ativo de marketing para a sua marca!

Você conhece algum case bacana de SAC 2.0? Ou ainda ficou com alguma dúvida sobre este tema? Deixe o seu comentário!

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