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16 dE março, 2016
sites institucionais lucrativos

Sites institucionais: como deixar de ser despesa para virar receita?

Planejamento, conteúdo de impacto e análises constantes são fundamentais para gerar negócios com  sites institucionais

Muitas empresas relutam em investir em um novo site por acreditarem que se trata apenas de uma despesa, especialmente aquelas que não podem realizar vendas online. No entanto, sites institucionais são capazes, sim, de impactar as suas receitas, mesmo que nenhum negócio seja fechado diretamente pelo site.

A explicação é simples: hoje, 63% das decisões de compra B2B são definidas antes do consumidor entrar em contato com o fornecedor. Por conta do alto volume de informações disponível da internet, não existe mais a dependência do vendedor para conseguir as informações necessárias para a tomada de decisão.

O grande desafio é fazer com que os sites institucionais influenciem essa decisão a seu favor. Alguns passos são fundamentais para alcançar este objetivo:

Planeje

O projeto do seu site deve começar com uma ampla pesquisa, voltada, principalmente, para os seus públicos de interesse. Você deve buscar informações diversas: como eles enxergam sua empresa e o seu mercado de atuação, de que forma avaliam a sua comunicação atual, quais demandas possuem tanto em termos de negócios como de informação etc. Estes dados conduzirão todas as decisões seguintes em questões como conteúdo, linguagem e layout, aumentando significativamente suas possibilidades de retorno.

Seja fiel

Para definir o conceito visual e o perfil de conteúdo que serão utilizados, tenha em mente: é fundamental que o site reflita a expertise e a grandeza do seu negócio. Esta representação deve se dar, principalmente, em termos de qualidade e organização da informação e do layout. Eles devem responder positivamente à pergunta: “Estou enxergando os principais atributos da minha empresa neste site?”.

Tenha relevância

O conteúdo deve deixar claro que você é um amplo conhecedor dos temas afins ao seu negócio. Ser reconhecido desta forma pode colocar sua empresa à frente da concorrência em uma tomada de decisão. Por exemplo, detalhe seus produtos e serviços, contextualize o mercado em que atua e apresente com solidez sua experiência. Se possível, tenha um conteúdo dinâmico, sempre atualizado, como um blog (saiba abaixo por quê).

Seja encontrável

Para alcançar o maior número de pessoas possível, é preciso estar bem ranqueado nas ferramentas de busca. Sua relevância cresce tanto pela otimização do site em termos de programação, quanto por qualidade e volume de conteúdo. Você se torna mais importante para os buscadores à medida que produz mais conteúdo sobre um tema – daí o valor do blog. Investimentos em links patrocinados impulsionam esta estratégia, mas devem ser muito bem planejados.

Avalie, avalie e avalie

De nada adianta colocar sites institucionais no ar e simplesmente aguardar resultados. Desde o primeiro dia, meça e avalie a forma como os usuários estão interagindo com o seu canal. Entender este comportamento – como chegam, o que mais procuram, em que ponto saem – levará a importantes insights para ajustar a sua estratégia. A inteligência é fundamental para que o conteúdo mais importante para o seu negócio seja também o mais procurado pelos potenciais consumidores.

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