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28 dE abril, 2016
monitorar a marca

5 dicas certeiras para monitorar sua marca na internet

Descubra como acompanhar a reputação digital da sua empresa

Monitorar uma marca na internet não deve ser uma tarefa secundária no setor de comunicação de uma empresa. Pelo contrário: na maior parte dos casos, essa deve ser uma atividade prioritária. Com a velocidade altíssima em que a informação circula na web, não acompanhar o que se diz da marca pode significar uma série de riscos. Por exemplo, a proliferação de boatos que interferem nos negócios. Confira, a seguir, 5 dicas para monitorar uma marca na internet:

Determine o que acompanhar

Para que o monitoramento seja eficiente, é necessário, antes, definir:

  • o que será acompanhado;
  • com qual frequência;
  • e com quais objetivos.

É possível monitorar o nome da empresa, de produtos ou serviços, de concorrentes, além de termos ligados ao segmento de mercado.

Em relação aos objetivos, monitorar a marca na internet pode fazer parte das estratégias de negócio da empresa, bem como do trabalho operacional de atendimento ao cliente.

Defina palavras-chave relevantes

Uma das vantagens de monitorar a marca na internet é a precisão dos dados, afinal, é possível acompanhar termos específicos. Além de acompanhar a marca na internet, é importante criar uma lista de palavras-chave que digam respeito à atuação da empresa e acompanhá-las no decorrer do tempo.

Hoje em dia, algumas ferramentas permitem que se estabeleçam filtros para o monitoramento, por exemplo, em termos de tempo, localização geográfica, tipo de mídia (texto, áudio, vídeo etc.), entre outras possibilidades.

Saiba exatamente onde monitorar

A internet tem bilhões de páginas, mas não são todas que interessam para a sua empresa. Por isso, quando for montar a sua estratégia de monitoramento, saiba de antemão quais são os canais mais propícios para repercutir a sua marca na internet.

Sites, blogs, canais no YouTube, redes sociais e podcasts são alguns dos canais digitais em que uma marca pode ser citada, mas cada tipo de negócio costuma ter uma tendência maior para ser mencionado em alguns deles. Por exemplo: empresas de varejo são muito comentadas nas redes sociais, já empreendimentos que se dedicam ao B2B nem tanto.

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Use ferramentas para monitoramento

Hoje em dia existem várias ferramentas para monitorar uma marca na internet, de gratuitas a pagas. No Google Alertas, por exemplo, você pode receber no seu próprio e-mail um relatório de conteúdos publicados na web com alguma palavra-chave que você previamente escolheu para monitorar. Esse tipo de monitoramento também pode ser feito manualmente, na pesquisa comum ou na pesquisa avançada do Google.

O mercado de marketing digital também dispõe de muitas ferramentas pagas, que não só identificam menções da marca, como avaliações do conteúdo, se positivo, neutro ou negativo.

Contrate a ferramenta certa

Na hora de monitorar a marca na internet, muitas empresas têm dúvidas sobre contratar ou não uma ferramenta profissional. A resposta para essa pergunta dependerá do porte do negócio e da demanda ou do apelo que a empresa gera na sociedade.

Se a sua empresa ainda tem poucas citações na internet, talvez uma ferramenta gratuita dê conta do recado. Já para empresas que possuem muitas menções, principalmente de clientes, dispor de uma ferramenta profissional agiliza o atendimento e evita uma percepção negativa da marca na internet.

O seu negócio monitora a marca na internet? Como executa essa estratégia? Conte para a gente nos comentários. Participe!

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