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Como fazer um pitch que desperte a atenção?
Tudo o que você precisa para vender bem uma ideia
Vender a ideia de um negócio é tarefa complexa que exige um planejamento completo e bem elaborado. Ninguém investe em um projeto que não está progredindo e sobre o qual quase não se tem informação a respeito. Para isso, existe o pitch — o termo que caracteriza a apresentação-relâmpago, ou seja, a exposição rápida de informações importantes para um possível investimento.
A fim de te ajudar a fazer uma apresentação de tirar o fôlego, preparamos uma lista com 5 dicas para a realização de um pitch de excelência. Confira!
O pitch tem uma média de duração de três a cinco minutos, portanto, você não pode ser prolixo em seu discurso. Vá direto ao ponto, fale das questões mais importantes para que seu cliente entenda sua proposta e confie que você é a pessoa mais indicada para executá-la.
Qual é a oportunidade? Em que setor do mercado atua? Quais problemas está resolvendo? Por que é diferente de outras ideias? Quais são as metas e os objetivos? Como ele será rentável? Por que o investimento externo é necessário?
Essas são algumas perguntas importantes para captar a atenção do investidor e fazê-lo compreender verdadeiramente a oportunidade apresentada.
No pitch, você será um apresentador. Assim, prepare seu discurso especificamente para o seu comprador. Você deve pensar no tom a ser usado — leve, sério ou engraçado? —, nas informações mais interessantes para o cliente e na identidade visual sua e de seu produto ou serviço.
Para tanto, faça estudos a respeito de seu investidor e pesquise acerca dos interesses e do histórico profissional dele.
As imagens são poderosas formas de inspirar e provocar sensações nos espectadores. Para o seu investidor, não é diferente. Os slides — cerca de 5 — são usados nos pitchs para ilustrar a apresentação e complementá-la.
Por isso, use esse recurso com inteligência. Pense em um design atraente e que traduza a ideia e o sentimento por trás da sua proposta, mas não exagere para evitar a distração das informações principais.
Coloque números, infográficos e dados para sustentar seu argumento e para aumentar a credibilidade do discurso. Disponha isso nos slides de forma que seja facilmente compreendido.
De nada adianta apresentar ideias incríveis que não serão aplicáveis no mercado e que não terão qualquer público. Por isso, seu negócio precisa investir em estratégias que utilizem as tecnologias atuais.
Por exemplo, o Inbound Marketing está crescendo e a maioria das empresas está aplicando diferentes técnicas para garantir a inserção no mercado. O marketing de conteúdo, o gerenciamento de mídias digitais e o e-mail marketing são algumas dessas estratégias de divulgação e de reafirmação da marca.
A comunicação deve estar presente no seu projeto e você deve mostrar preocupação com isso no momento do pitch. Afinal, que investidor confiará em um negócio que não pretende aparecer para o mercado de forma inovadora e contundente?
Faça uma apresentação que pareça espontânea e que lhe traga a imagem de saber exatamente o que está falando. A confiança é essencial. Não demonstre dúvidas acerca do sucesso da sua iniciativa e procure fazer seu investidor acreditar nela também, mas não o engane com expectativas surreais ou previsões absurdas.
Há diferentes estratégias para deixar o pitch mais agradável e emocionante. Por exemplo, você pode criar uma história cujo personagem tem um problema que só sua empresa pode resolver de forma efetiva. Ou então, encontrar maneiras interessantes de resumir seu negócio: uma frase, uma metáfora ou uma comparação inteligente são algumas opções.
O pitch é apenas uma forma de expressar seu projeto para pessoas que podem te ajudar em seu desenvolvimento. Cada empresa tem necessidades e estratégias diferentes para vender a ideia e cativar o investidor. Cabe a cada uma descobrir a maneira mais eficaz de realizar isso.
E aí? Já vai colocar todas essas dicas em prática no seu próximo pitch? Usa mais alguma estratégia? Conta pra gente nos comentários.
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