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E-mail marketing: ainda vale a pena investir?
A ferramenta que pode trazer mais retorno do que se imagina
Em meio a um mundo cada vez mais conectado e imerso às redes sociais, muitos acham que o e-mail se tornou uma ferramenta obsoleta e que não gera tanto engajamento como antes. No entanto, essa não é uma maneira correta de se pensar. Abaixo vamos explicar alguns motivos que mostram que o e-mail marketing ainda tem grande valor e importância ao se desenvolver uma estratégia de marketing digital.
Com o e-mail marketing, você pode atingir públicos bem específicos através da “segmentação de e-mails”. Fazendo isso, a sua empresa pode direcionar um conteúdo para nichos que se interessariam pelo material, o que geraria mais conversão do que em uma campanha sem o uso desse direcionamento para públicos definidos.
Um passo imprescindível para se um uso efetivo do e-mail marketing é na captação de e-mails qualificados. Mas o que seria isso? Um e-mail qualificado é quando o cliente de livre e espontânea vontade autoriza que você envie conteúdos para a sua caixa de entrada. Isso mostra que essa pessoa se interessa pelo seu material e que quer saber mais sobre o que você tem a oferecer. É daí que surge a necessidade da produção e distribuição de um bom conteúdo, pois é dessa forma que esse cliente pode se tornar um consumidor assíduo do seu material a ponto de comprar o seu produto.
Além disso, o e-mail marketing é uma excelente ferramenta para a sua marca se relacionar com o seu público. Primeiro, por criar um lembrete da sua marca na cabeça do público toda vez que ele receber um e-mail, ele (a) vão (re) lembrar que a sua marca existe e que ela está ali querendo oferecer um conteúdo importante. Porém, não se engane! Não é para lotar a caixa de e-mail da sua lista. Crie uma periodicidade agradável e nunca se esqueça de que o seu material tem de ser relevante.
Por fim, diferentemente do que acontece com as redes sociais, em que o diálogo não é tão direto, no e-mail marketing, o cliente se fidelizou à sua empresa (as pessoas são mais relutantes em incluir o nome em uma lista de e-mail, do que em dar um like em uma fanpage do Facebook, por exemplo) e busca uma “conversa” mais estreita com a marca. Aproveite isso!
O e-mail é uma ferramenta que, além de alcançar um público segmentado e fiel à sua marca, o custo não é tão grande para se usar. Em outras palavras, a utilização do e-mail marketing tem um ROI (Retorno sobre Investimento) alto. Isso acontece, pois, o gasto não é elevado e o retorno é alto.
Para realizar o envio dos conteúdos, há ferramentas oferecem o serviço por valores acessíveis e, até mesmo, os que são gratuitos. O MailChimp, por exemplo, disponibiliza o uso da plataforma sem custo algum para contas com até dois mil e-mails cadastrados.
Apesar de parecer uma alternativa atraente e menos trabalhosa, adquirir leads por meio de compra de um banco de e-mails não é uma opção recomendada. Isso porque, as pessoas que estão nessa lista não sabem o que é a sua marca e nem deram permissão para você lhe enviar um e-mail. Provavelmente, essas campanhas com a utilização de e-mails comprados não vão gerar engajamento e, em contrapartida, vão trazer uma grande quantidade de bloqueios e de muita gente colocando a sua empresa na “blacklist”.
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