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14 dE junho, 2016
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As melhores práticas no monitoramento de redes sociais

Um guia para fazer as redes sociais da sua empresa se destacarem


O monitoramento de redes sociais é essencial para um negócio. Ele não só ajuda os gestores a entenderem melhor o posicionamento do empreendimento no ambiente virtual, como também consegue falar diretamente com o público de forma rápida e barata. Basicamente, esse monitoramento tem como objetivo ouvir e interagir os clientes no universo onde eles vivem.

Veja neste post como realizar um monitoramento de redes sociais do jeito certo:

Analisar os números certos

Para realizar o monitoramento de redes sociais, é preciso se atentar para alguns números:

  • visualizações;
  • compartilhamentos;
  • curtidas;
  • reclamações;
  • comentários.

Só assim você será capaz de entender qual estratégia está dando certo e observar se houve alguma “troca de lado”, isto é, se o seu cliente se tornou um ex-consumidor, por exemplo.

Definir os KPIs

Para que uma empresa saiba se a sua jornada no mercado de trabalho está ascendendo ou fracassando, ela pode usar de certos indicadores que vão fornecer os dados e os parâmetros sobre cada setor da empresa. Assim ela pode descobrir como anda o negócio e fazer, se necessário, alterações que contribuem com o crescimento do empreendimento.

Os Indicadores Chaves de Desempenho permitem que a organização veja o seu desempenho e o impacto que traz para a sociedade, para os clientes e até mesmo para empresas concorrentes. Sendo assim, o papel dos KPIs é de suma importância para ajudar verificar quais pontos podem ser aprimorados e quais devem receber mais atenção, principalmente no que diz respeito ao monitoramento de redes sociais.

Otimizar o monitoramento

  • Organizar as palavras-chaves, analisando quais seriam melhor para cada postagem.
  • Atualizar constantemente as redes sociais para ficar de olho nos comentários a respeito da sua marca.
  • Monitorar as ocorrências do desempenho, descobrindo se houve compartilhamento de reclamações, por exemplo, para evitar situações que fujam do seu controle.
  • Criar uma matriz SWOT, contemplando a força, a fraqueza, a oportunidade e a ameaça referente à sua marca.

Evitar as “métricas de vaidade”

As “métricas de vaidade” nada mais são do que números que não vão proporcionar resultados relativamente úteis para a empresa, uma vez que é por meio delas que você sabe quantas visualizações teve o seu post, por exemplo. Esse número informa a visibilidade da empresa, mas não diz exatamente se o usuário, de fato, leu o post ou interagiu com ele. É preciso sempre prestar atenção no depois, se houve leads e conversões.

Usar ferramentas específicas

  • LikeAlyser: essa ferramenta é responsável em calcular o desempenho da sua página e comparar os seus números com uma página relacionada. Assim, você pode ajustar as suas estratégias.
  • Cyfe: uma excelente forma de mostrar para equipe o desempenho da marca ou do serviço nas redes sociais, uma vez que você pode usar os dados e as métricas oferecidos pelo serviço para estudar o seu desempenho nas redes sociais.
  • Klout: quando você usa essa ferramenta, consegue descobrir o seu grau de influência dentro das redes sociais e ainda recebe conselhos para melhorar o seu trabalho.

Como anda o monitoramento de redes sociais da sua empresa? Deixe um comentário e compartilhe com a gente as suas experiências!

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