NOSSO BLOG>

Conteúdos especializados, ebooks e dicas de marketing digital, design e usabilidade

28 dE junho, 2016
blog-ou-site

Blog ou site: entenda a função e a importância de cada um

Explore as possibilidades e aumente seus resultados!

Muitas empresas que planejam sua presença na internet pensam apenas na construção de um site para apresentar seus produtos ou serviços. Dependendo do negócio, as redes sociais também entram no planejamento. Mas há uma ferramenta essencial do marketing digital que muitas vezes é esquecida: o blog.

Você tem dúvidas entre optar por um blog ou site para sua empresa? Acompanhe este post para entender as diferenças e a função do blog, do site e da importância de cada um.

Site: a apresentação da empresa

O site é o principal canal para apresentar a empresa, os produtos e serviços, os principais clientes, as principais conquistas. É importante mostrar as informações com clareza e objetividade, e oferecer uma navegação simples para o usuário para que ele conheça sua instituição e encontre o que deseja.

Oferecer uma boa experiência e usar as palavras-chave certas para o seu negócio são ações primordiais para conquistar uma boa posição no Google e, consequentemente, atrair tráfego e potenciais clientes. Além disso, para tornar o site institucional um canal de vendas eficaz, uma informação que deve ser facilmente encontrada é o contato da empresa. Dependendo do negócio, será um formulário de fale conosco, de orçamento ou demonstração gratuita.

Embora você deva manter o site sempre atualizado, a frequência de inserção de conteúdos é definitivamente menor que a do blog — eis a grande diferença entre eles.

Blog: a construção da autoridade

A produção de conteúdos para o blog é frequente (deixá-lo parado não trará resultado nenhum). Por isso, é importante ter um planejamento específico para esse canal, que é a base para uma estratégia de marketing de conteúdo.

A função do blog, e seu grande potencial, é a criação de autoridade na internet sobre o mercado em que sua instituição atua. Se produzir conteúdos bons e relevantes sobre o que você domina, as pessoas chegarão até o blog por meio de recomendações e, principalmente, da busca do Google, onde provavelmente sua empresa estará bem ranqueada por ser referência no assunto.

Com isso, você tem uma ferramenta efetiva para geração de leads (empresas que adotam o marketing de conteúdo geram 5 vezes mais leads!). Quando chegam ao seu blog, os usuários conhecem sua instituição e começam a se interessar pelo que você tem a dizer. Se conquistar sua confiança e captar seu e-mail, o usuário se transforma em lead e será, aos poucos, educado sobre seus produtos e despertado para a compra.

Blog ou site: qual escolher

Não podemos afirmar que blog ou site seja melhor, pois a escolha depende da estratégia de marketing e da capacidade de produzir conteúdos. Muitas empresas estão aderindo às 2 soluções, já que são complementares.

O caráter estático do site faz com que o usuário visite a página, veja o que lhe interessa e não volte mais tão cedo. Dessa forma, o site deixa de engajar potenciais clientes e perde relevância em SEO por atrair menos visitantes. É por isso que o blog, com atualização constante, é essencial.

Para tornar a parceria entre blog e site ainda mais eficaz, é interessante que um canal leve ao outro — desde que o link seja relevante para o usuário. Por exemplo: um post que explique os benefícios de determinada tecnologia pode ter um link para a página de cases no site. Assim, o usuário navega por mais páginas e conhece melhor suas soluções.

Ainda está com dúvidas sobre a função do blog ou do site? Então deixa um comentário e compartilhe suas questões com a gente!

[eBook grátis] Saiba como melhorar o desempenho do seu website para alcançar melhores resultados. Baixe aqui!

ASSINE A NEWSLETTER

Blog

Site mobile ou para desktop? Qual a melhor opção para minha empresa?

Entenda as diferenças entre site mobile e para desktop e faça sua escolha! ...

21 dE março, 2017
Blog

Saiba como o Inbound Marketing pode ajudar sua startup a crescer

Entenda por quê o Inbound é a melhor solução para a sua startup...

14 dE março, 2017
Blog

Como usar o design do site para atrair mais clientes

Confira as dicas para criar um site com design vendedor...

7 dE março, 2017
Blog

Conteúdo multimídia: 4 materiais que não podem faltar na sua estratégia de marketing

Diversifique seu conteúdo para atrair mais clientes!...

1 dE março, 2017
Blog

Netnografia: uma poderosa arma para o marketing digital

Conquiste grandes vantagens competitivas através das análises da netnografia...

16 dE fevereiro, 2017
Blog

Benchmark: 5 lições importantes para aprender com os concorrentes

Descubra como a concorrência pode ser sua aliada!...

14 dE fevereiro, 2017
Blog

Como fazer o monitoramento da reputação da sua marca?

Saiba o que as pessoas estão falando da sua empresa...

8 dE fevereiro, 2017
Blog

CTA: entenda o que é e aumente a sua taxa de conversão!

Como criar chamadas certeiras para engajar a audiência...

7 dE fevereiro, 2017
Blog

Comunicação interna: ferramentas digitais para interagir com seus funcionários

Entenda como grandes empresas utilizam ferramentas para se comunicarem internamente ...

1 dE fevereiro, 2017
Blog

4 dicas infalíveis para atrair leads

Saiba como aumentar a sua base de contatos ...

31 dE janeiro, 2017
Blog

O uso do hotsite na comunicação corporativa: case Petrobras

Como utilizar um hotsite para comunicar ações específicas ...

25 dE janeiro, 2017
Blog

Saiba por que a gestão de marca é fundamental para os negócios!

Aprenda a diferenciar sua marca da concorrência ...

24 dE janeiro, 2017
Blog

A Comunicação na era digital: diálogos com diferentes públicos

Confira o primeiro post da série Comunicação Corporativa ...

18 dE janeiro, 2017
Blog

Growth Hacking: entenda o crescimento acelerado das startups

Conheça mais sobre a técnica que pode alavancar o seu negócio ...

17 dE janeiro, 2017
Blog

Planejamento de marketing digital para 2017: o que não pode faltar?

O plano de marketing da sua empresa está completo? Confira! ...

10 dE janeiro, 2017
Blog

O que é funil de vendas e quais são as suas etapas?

Entenda mais sobre um dos principais conceitos do marketing digital...

3 dE janeiro, 2017
Blog

Tendências de conteúdo para 2017

Saiba o que surge, o que fica e o que não deve continuar!...

21 dE dezembro, 2016
Blog

Tendências de marketing digital para 2017: saiba como traçar sua estratégia!

Comece o ano fazendo as melhores escolhas!...

6 dE dezembro, 2016
Blog

Como escolher uma agência de marketing digital para a sua empresa?

Faça a escolha certa para divulgar o seu negócio...

6 dE dezembro, 2016
Blog

Lead scoring: saiba o que é e por que sua empresa precisa utilizá-lo

Classifique seus leads para atingir melhores resultados...

29 dE novembro, 2016
Blog

Como criar engajamento em torno do seu conteúdo

Melhore o relacionamento com seu público através de conteúdo relevante...

24 dE novembro, 2016
Blog

Estratégias de marketing digital: 4 mitos que você precisa esquecer

Fuja das armadilhas e monte uma estratégia de sucesso!...

22 dE novembro, 2016
Blog

Como a automação de marketing pode aumentar o ROI do meu negócio?

Saiba mais sobre a técnica que pode multiplicar seus resultados...

17 dE novembro, 2016
Blog

Como aumentar prospecção de clientes na internet

Acabe já com a ociosidade da sua equipe de vendas...

7 dE novembro, 2016
Blog

Inspire-se: Como uma pequena empresa de piscina virou líder de mercado durante a crise

Conheça um case de sucesso do marketing digital...

6 dE novembro, 2016
Blog

O que o Marketing Digital pode fazer por você?

Faça o nosso teste e descubra...

4 dE novembro, 2016
Blog

Como criar um relacionamento com prospects para torná-los clientes

Saiba como planejar um ciclo de compras...

3 dE novembro, 2016
Blog

Simulação de ROI e avaliação de investimento em marketing

Como calcular e interpretar os resultados do seu investimento...

2 dE novembro, 2016
Blog

Adwords X Conteúdo: qual é melhor opção para o seu negócio?

Os prós e os contras das formas de divulgar seu site ou blog...

1 dE novembro, 2016
Blog

Como preparar seu site para vender mais

Transforme o seu site em uma máquina de vendas...

25 dE outubro, 2016