NOSSO BLOG>

Conteúdos especializados, ebooks e dicas de marketing digital, design e usabilidade

17 dE novembro, 2016
roi e automação de marketing

Como a automação de marketing pode aumentar o ROI do meu negócio?

Saiba mais sobre a técnica que pode multiplicar seus resultados

Com sua popularidade em acentuada ascensão (só no ano passado, o uso da ferramenta aumentou cerca de 50%), a automação de marketing é a grande protagonista do Marketing Digital nos últimos meses e nos próximos também.

Mas, afinal, o que é automação de marketing? Qual a ideia e a tecnologia por trás dessa ferramenta capaz de aumentar e trazer o retorno sobre o investimento em 6 meses para quase metade das empresas que a aplicam? Mais importante: o que você está perdendo por não ter implementado essa tecnologia no seu negócio ainda?

É o que vamos descobrir no artigo de hoje. Portanto, continue lendo!

Afinal de contas, o que é a automação de marketing?

Existem mal-entendidos sobre o conceito que define a automação de marketing. Por ser algo relativamente novo, a ideia por trás dessa ferramenta ainda parece etérea para a maioria das pessoas. Mas existe uma definição simples para o assunto:

Automação de marketing é entregar o conteúdo certo para o usuário certo no momento certo.

Como fazemos isso? Através de um sistema — que pode ser manual, semi-manual ou um software — capaz de reagir automaticamente ao engajamento e perfil do usuário com a estratégia de marketing montada previamente.

Quais os resultados que a automação de marketing pode trazer?

Empresas que utilizam a automação de marketing registraram um crescimento de 451% no seu número de leads qualificados. Esses leads bem nutridos custaram 33% menos do que leads que não foram nutridos e produzem 20% mais oportunidades de vendas.

Esse aumento de oportunidades traz também um aumento de ganhos: 47% dos leads nutridos pela automação fazem compras maiores que leads não-nutridos.

Como a automação de marketing aumenta o ROI?

Vimos que a automação de marketing funciona e isso não se discute. Os fatos e as estatísticas falam por si só. Mas como ela aumenta o ROI de uma empresa? Confira três fatores:

Geração e nutrição de leads

O estágio de nutrição de leads é um dos mais importantes de uma estratégia de Marketing Digital. Cerca de 79% dos leads gerados por empresas acabam não se convertendo em vendas, sendo a má nutrição a principal razão disso.

A automação de marketing é uma das principais ferramentas de nutrição de leads, pois entende que cada contato possui sua própria agenda e jornada de compra. Assim, a ideia é entregar o que cada lead precisa, no momento que precisa, de forma automática, reduzindo custos e personalizando a nutrição, tornando-a mais efetiva.

Segmentação de leads por mais fatores

A automação de marketing permite que os leads gerados pela estratégia de marketing sejam segmentados em mais níveis e estágios com base em três fatores:

  • Poder de compra (para empresas B2C) / Poder de tomada de decisões (para empresas B2B);
  • Nível de engajamento com a estratégia de marketing;
  • Posicionamento dentro da jornada de compras.

Esses três fatores ajudam a otimizar o envio de conteúdo para os leads, tornando o processo de nutrição mais eficiente e evitando o desperdício de recursos preciosos.

Mais eficiência na conversão final

Como visto, a automação de marketing é muito efetiva em nutrir leads e gerar mais contatos qualificados para serem enviados para o time de vendas. Porém, é nessa fase de conversão de oportunidades em clientes que a automação brilha.

Um lead bem nutrido chega nas mãos do vendedor com muito mais interesse em fechar uma venda, diminuindo o tempo necessário para o vendedor fechar negócio — pesquisas mostram que o ciclo de vendas de empresas que utilizam automação de marketing é 70% menor do que das empresas que não usam.

Assim, não é surpresa descobrir que as empresas que usam automação de marketing registram um aumento de 53% nas suas taxas de conversão e um aumento de 54% na quantidade de metas batidas pelo time de vendas.

É por tudo isso que a automação de marketing é a grande estrela do Marketing Digital atualmente, com cerca de 78% dos profissionais da área que a utilizam, elegendo essa ferramenta como a principal contribuidora para o faturamento da empresa.

Se você se interessou pelo assunto e quer receber mais artigos e dicas diretamente na sua caixa de e-mails, assine já a nossa newsletter!

[Calculadora grátis] Saiba como calcular o ROI do seu negócio. Baixe aqui!

ASSINE A NEWSLETTER

Blog

5 novas tendências de mídias sociais que você precisa conhecer

Atualize a sua estratégia de redes! ...

31 dE agosto, 2017
Blog

TOP 10: Ferramentas de SEO grátis

As melhores opções para melhorar o SEO do seu site!...

9 dE agosto, 2017
Blog

Estratégia digital: o que você precisa para começar?

Confira um checklist completo para a sua estratégia digital!...

19 dE julho, 2017
Blog

Como receber os leads de links patrocinados no seu site

Prepare seu site para receber os leads de links patrocinados...

13 dE julho, 2017
Blog

A importância do uso das imagens corretas nas redes sociais

Saiba o tamanho correto das imagens para cada rede ...

22 dE junho, 2017
Blog

Instagram para negócios: 6 dicas para um perfil de sucesso

Como melhorar o desempenho do Instagram da sua empresa ...

6 dE junho, 2017
Blog

Geomarketing: entenda como essa estratégia pode aumentar as suas vendas

Saiba como vender a partir de dados de localização dos usuários ...

30 dE maio, 2017
Blog

Quer reter clientes? É hora de investir em Inbound Marketing!

Entenda como o Inbound pode ajudar sua empresa a reter clientes...

23 dE maio, 2017
Blog

Orçamento de marketing: como definir?

Saiba como investir em suas campanhas de comunicação...

17 dE maio, 2017
Blog

Como fazer um pitch que desperte a atenção?

Tudo o que você precisa para vender bem uma ideia...

9 dE maio, 2017
Blog

Company Page no LinkedIn: saiba como destacar a sua empresa!

Entenda como usar a Company Page do LinkedIn para falar com seu público...

3 dE maio, 2017
Blog

Link Building: 4 dicas para alavancar a sua estratégia digital

Como ganhar relevância e ser melhor ranqueado através de link building...

25 dE abril, 2017
Blog

Fluxo de nutrição: dicas que realmente funcionam!

O acompanhamento ideal para os seus leads até que eles se tornem clientes...

18 dE abril, 2017
Blog

SAC 2.0: tudo o que você precisa saber sobre o atendimento pelas redes sociais

Como otimizar o atendimento aos seus clientes...

13 dE abril, 2017
Blog

Usabilidade do site: como ela influencia os indicadores de desempenho?

Como tornar o site da sua empresa user-friendly...

6 dE abril, 2017
Blog

MQL x SQL: entenda as diferenças entre leads de marketing e vendas

Segmente seu público para obter melhores resultados!...

28 dE março, 2017
Blog

Qual é a função de um blog?

Conheça os benefícios e a função de um blog corporativo ...

24 dE março, 2017
Blog

Site mobile ou para desktop? Qual a melhor opção para minha empresa?

Entenda as diferenças entre site mobile e para desktop e faça sua escolha! ...

21 dE março, 2017
Blog

Saiba como o Inbound Marketing pode ajudar sua startup a crescer

Entenda por quê o Inbound é a melhor solução para a sua startup...

14 dE março, 2017
Blog

Como usar o design do site para atrair mais clientes

Confira as dicas para criar um site com design vendedor...

7 dE março, 2017
Blog

Conteúdo multimídia: 4 materiais que não podem faltar na sua estratégia de marketing

Diversifique seu conteúdo para atrair mais clientes!...

1 dE março, 2017
Blog

Netnografia: uma poderosa arma para o marketing digital

Conquiste grandes vantagens competitivas através das análises da netnografia...

16 dE fevereiro, 2017
Blog

Benchmark: 5 lições importantes para aprender com os concorrentes

Descubra como a concorrência pode ser sua aliada!...

14 dE fevereiro, 2017
Blog

Como fazer o monitoramento da reputação da sua marca?

Saiba o que as pessoas estão falando da sua empresa...

8 dE fevereiro, 2017
Blog

CTA: entenda o que é e aumente a sua taxa de conversão!

Como criar chamadas certeiras para engajar a audiência...

7 dE fevereiro, 2017
Blog

Comunicação interna: ferramentas digitais para interagir com seus funcionários

Entenda como grandes empresas utilizam ferramentas para se comunicarem internamente ...

1 dE fevereiro, 2017
Blog

4 dicas infalíveis para atrair leads

Saiba como aumentar a sua base de contatos ...

31 dE janeiro, 2017
Blog

O uso do hotsite na comunicação corporativa: case Petrobras

Como utilizar um hotsite para comunicar ações específicas ...

25 dE janeiro, 2017
Blog

Saiba por que a gestão de marca é fundamental para os negócios!

Aprenda a diferenciar sua marca da concorrência ...

24 dE janeiro, 2017
Blog

A Comunicação na era digital: diálogos com diferentes públicos

Confira o primeiro post da série Comunicação Corporativa ...

18 dE janeiro, 2017