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24 dE novembro, 2016
criar engajamento em torno do conteúdo

Como criar engajamento em torno do seu conteúdo

Melhore o relacionamento com seu público através de conteúdo relevante

Somos procurados aqui no iDIGO por muitos clientes que estão em busca de respostas de como conquistar e fidelizar clientes em torno de suas marcas. Muitos reclamam que produzem conteúdo regularmente, principalmente nas redes sociais, mas  são poucas as pessoas que se engajam, compartilham ou interagem com suas publicações. A questão normalmente é: como produzir conteúdo eficaz para engajar seu público-alvo?

A resposta sempre começa pelo mais óbvio: seu conteúdo é interessante? Seus clientes não se preocupam com você ou com seus produtos e serviços. Eles se preocupam com eles, querem se informar, se entreter, atender a seus desejos e necessidades. O conteúdo que sua empresa oferece precisa despertar algum desses interesses. O marketing de conteúdo precisa ser planejado de forma a criar informações interessante com as quais as pessoas se apaixonem. Só assim elas prestarão atenção em você.

A estratégia é entregar informações que  clientes considerem úteis, se sintam bem informados ou se divirtam, criando conexão emocional com a marca. A forma mais eficaz é fazer isso é contando histórias envolventes, que engajem as pessoas em torno da sua marca.

Existem pelo menos 4 tipos de conteúdos que uma empresa pode produzir para ativar uma marca. Conheça alguns deles abaixo.

Conteúdo informativo

Aquele que ajuda seus clientes e potenciais clientes a resolver alguma lacuna de informação que eles tenham. Pode ser em torno de um mercado, uma área de conhecimento, uma dúvida de preço, busca de opções de melhores ofertas, etc. Em vez de vender seus produtos, entregue informações que faça com que se sintam mais inteligentes e mais bem informados, inclusive para consumir o seu produto ou serviço. A lógica aqui é acreditar que sua marca está fornecendo informações valiosas, consistentes e contínuas a seu público e que, por engajar em torno da sua marca, eles acabarão fazendo mais negócios com sua empresa e serão mais leais porque estarão em constante contato com sua empresa.

Conteúdo de entretenimento

Esse tipo de conteúdo é normalmente o mais compartilhado, principalmente no Brasil onde as pessoas amam compartilhar conteúdos engraçados e divertidos. Esse conteúdo produz engajamento e cria conexão emocional com sua marca. Não necessariamente precisa ser só engraçado, pode divertir e entreter de forma lúdica, emotiva, criando valores para sua empresa e ajudando a tornar os laços mais fortes com seus consumidores.

Conteúdo burocrático

É aquele conteúdo sem brilho, que a empresa faz para marcar um calendário previamente estabelecido, como por exemplo alimentar redes sociais, mas não tem foco nessa produção, não coloca recursos para criar algo que realmente tenha valor. Por incrível que pareça, é o mais comum. É um conteúdo na maioria das vezes focado no interesse próprio e promocional, sem se preocupar se seu cliente ou potencial cliente vai gostar de recebê-lo. Muitas vezes até a intenção é que seja útil ou divertido, mas peca por causa de baixa qualidade, consistência ou planejamento. Por isso, é ignorado por seus clientes e acaba provocando apenas custo, sem colher benefícios.

Conteúdo Institucional

Conteúdo desenvolvido para ser distribuído em press release, para ser usado em campanhas, relações públicas, mala direta tradicional, etc. É um outro tipo de conteúdo, de mão única, onde o cliente é bombardeado com informações sem ter muito espaço para interação. Pode ser de grande valor para a empresa, dependendo do objetivo buscado. Normalmente é mais caro e não provoca engajamento.

Pense no conteúdo que faz mais sentido para seu objetivo de marketing. E lembre-se que publicação de conteúdo sem estar atrelada a uma estratégia bem definida é uma ação que pode apenas dar trabalho e custo. Encontrar objetivos de conteúdo, é última análise, definir como o que você publica vai impactar seus clientes , fidelizar e captar negócios.

Somos especialistas em produzir conteúdo de qualidade. Nosso foco principal é criar conteúdos para sites e blogs de forma regular. Nossa metodologia envolve descoberta do tipo de conteúdo que vai trazer mais impacto para seu negócio e sua execução utilizando planejamento de SEO: escolha de palavras-chave, criação de landing pages, otimização de conteúdo, monitoramento e análise de dados para melhorar captação online de clientes. Quer entender como fazer? Clique aqui e fale conosco.

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