NOSSO BLOG>

Conteúdos especializados, ebooks e dicas de marketing digital, design e usabilidade

9 dE maio, 2017
pitch

Como fazer um pitch que desperte a atenção?

Tudo o que você precisa para vender bem uma ideia

Vender a ideia de um negócio é tarefa complexa que exige um planejamento completo e bem elaborado. Ninguém investe em um projeto que não está progredindo e sobre o qual quase não se tem informação a respeito. Para isso, existe o pitch — o termo que caracteriza a apresentação-relâmpago, ou seja, a exposição rápida de informações importantes para um possível investimento.

A fim de te ajudar a fazer uma apresentação de tirar o fôlego, preparamos uma lista com 5 dicas para a realização de um pitch de excelência. Confira!

1. Seja claro e objetivo durante o pitch

O pitch tem uma média de duração de três a cinco minutos, portanto, você não pode ser prolixo em seu discurso. Vá direto ao ponto, fale das questões mais importantes para que seu cliente entenda sua proposta e confie que você é a pessoa mais indicada para executá-la.

Qual é a oportunidade? Em que setor do mercado atua? Quais problemas está resolvendo? Por que é diferente de outras ideias? Quais são as metas e os objetivos? Como ele será rentável? Por que o investimento externo é necessário?

Essas são algumas perguntas importantes para captar a atenção do investidor e fazê-lo compreender verdadeiramente a oportunidade apresentada.

2. Estude seu público

No pitch, você será um apresentador. Assim, prepare seu discurso especificamente para o seu comprador. Você deve pensar no tom a ser usado — leve, sério ou engraçado? —, nas informações mais interessantes para o cliente e na identidade visual sua e de seu produto ou serviço.

Para tanto, faça estudos a respeito de seu investidor e pesquise acerca dos interesses e do histórico profissional dele.

3. Lembre-se de que a identidade visual é importante

As imagens são poderosas formas de inspirar e provocar sensações nos espectadores. Para o seu investidor, não é diferente. Os slides — cerca de 5 — são usados nos pitchs para ilustrar a apresentação e complementá-la.

Por isso, use esse recurso com inteligência. Pense em um design atraente e que traduza a ideia e o sentimento por trás da sua proposta, mas não exagere para evitar a distração das informações principais.

Coloque números, infográficos e dados para sustentar seu argumento e para aumentar a credibilidade do discurso. Disponha isso nos slides de forma que seja facilmente compreendido.

4. Mantenha a sua empresa atualizada

De nada adianta apresentar ideias incríveis que não serão aplicáveis no mercado e que não terão qualquer público. Por isso, seu negócio precisa investir em estratégias que utilizem as tecnologias atuais.

Por exemplo, o Inbound Marketing está crescendo e a maioria das empresas está aplicando diferentes técnicas para garantir a inserção no mercado. O marketing de conteúdo, o gerenciamento de mídias digitais e o e-mail marketing são algumas dessas estratégias de divulgação e de reafirmação da marca.

A comunicação deve estar presente no seu projeto e você deve mostrar preocupação com isso no momento do pitch. Afinal, que investidor confiará em um negócio que não pretende aparecer para o mercado de forma inovadora e contundente?

5. Seja confiante

Faça uma apresentação que pareça espontânea e que lhe traga a imagem de saber exatamente o que está falando. A confiança é essencial. Não demonstre dúvidas acerca do sucesso da sua iniciativa e procure fazer seu investidor acreditar nela também, mas não o engane com expectativas surreais ou previsões absurdas.

Há diferentes estratégias para deixar o pitch mais agradável e emocionante. Por exemplo, você pode criar uma história cujo personagem tem um problema que só sua empresa pode resolver de forma efetiva. Ou então, encontrar maneiras interessantes de resumir seu negócio: uma frase, uma metáfora ou uma comparação inteligente são algumas opções.

O pitch é apenas uma forma de expressar seu projeto para pessoas que podem te ajudar em seu desenvolvimento. Cada empresa tem necessidades e estratégias diferentes para vender a ideia e cativar o investidor. Cabe a cada uma descobrir a maneira mais eficaz de realizar isso.

E aí? Já vai colocar todas essas dicas em prática no seu próximo pitch? Usa mais alguma estratégia? Conta pra gente nos comentários.

ASSINE A NEWSLETTER

Blog

5 novas tendências de mídias sociais que você precisa conhecer

Atualize a sua estratégia de redes! ...

31 dE agosto, 2017
Blog

TOP 10: Ferramentas de SEO grátis

As melhores opções para melhorar o SEO do seu site!...

9 dE agosto, 2017
Blog

Estratégia digital: o que você precisa para começar?

Confira um checklist completo para a sua estratégia digital!...

19 dE julho, 2017
Blog

Como receber os leads de links patrocinados no seu site

Prepare seu site para receber os leads de links patrocinados...

13 dE julho, 2017
Blog

A importância do uso das imagens corretas nas redes sociais

Saiba o tamanho correto das imagens para cada rede ...

22 dE junho, 2017
Blog

Instagram para negócios: 6 dicas para um perfil de sucesso

Como melhorar o desempenho do Instagram da sua empresa ...

6 dE junho, 2017
Blog

Geomarketing: entenda como essa estratégia pode aumentar as suas vendas

Saiba como vender a partir de dados de localização dos usuários ...

30 dE maio, 2017
Blog

Quer reter clientes? É hora de investir em Inbound Marketing!

Entenda como o Inbound pode ajudar sua empresa a reter clientes...

23 dE maio, 2017
Blog

Orçamento de marketing: como definir?

Saiba como investir em suas campanhas de comunicação...

17 dE maio, 2017
Blog

Como fazer um pitch que desperte a atenção?

Tudo o que você precisa para vender bem uma ideia...

9 dE maio, 2017
Blog

Company Page no LinkedIn: saiba como destacar a sua empresa!

Entenda como usar a Company Page do LinkedIn para falar com seu público...

3 dE maio, 2017
Blog

Link Building: 4 dicas para alavancar a sua estratégia digital

Como ganhar relevância e ser melhor ranqueado através de link building...

25 dE abril, 2017
Blog

Fluxo de nutrição: dicas que realmente funcionam!

O acompanhamento ideal para os seus leads até que eles se tornem clientes...

18 dE abril, 2017
Blog

SAC 2.0: tudo o que você precisa saber sobre o atendimento pelas redes sociais

Como otimizar o atendimento aos seus clientes...

13 dE abril, 2017
Blog

Usabilidade do site: como ela influencia os indicadores de desempenho?

Como tornar o site da sua empresa user-friendly...

6 dE abril, 2017
Blog

MQL x SQL: entenda as diferenças entre leads de marketing e vendas

Segmente seu público para obter melhores resultados!...

28 dE março, 2017
Blog

Qual é a função de um blog?

Conheça os benefícios e a função de um blog corporativo ...

24 dE março, 2017
Blog

Site mobile ou para desktop? Qual a melhor opção para minha empresa?

Entenda as diferenças entre site mobile e para desktop e faça sua escolha! ...

21 dE março, 2017
Blog

Saiba como o Inbound Marketing pode ajudar sua startup a crescer

Entenda por quê o Inbound é a melhor solução para a sua startup...

14 dE março, 2017
Blog

Como usar o design do site para atrair mais clientes

Confira as dicas para criar um site com design vendedor...

7 dE março, 2017
Blog

Conteúdo multimídia: 4 materiais que não podem faltar na sua estratégia de marketing

Diversifique seu conteúdo para atrair mais clientes!...

1 dE março, 2017
Blog

Netnografia: uma poderosa arma para o marketing digital

Conquiste grandes vantagens competitivas através das análises da netnografia...

16 dE fevereiro, 2017
Blog

Benchmark: 5 lições importantes para aprender com os concorrentes

Descubra como a concorrência pode ser sua aliada!...

14 dE fevereiro, 2017
Blog

Como fazer o monitoramento da reputação da sua marca?

Saiba o que as pessoas estão falando da sua empresa...

8 dE fevereiro, 2017
Blog

CTA: entenda o que é e aumente a sua taxa de conversão!

Como criar chamadas certeiras para engajar a audiência...

7 dE fevereiro, 2017
Blog

Comunicação interna: ferramentas digitais para interagir com seus funcionários

Entenda como grandes empresas utilizam ferramentas para se comunicarem internamente ...

1 dE fevereiro, 2017
Blog

4 dicas infalíveis para atrair leads

Saiba como aumentar a sua base de contatos ...

31 dE janeiro, 2017
Blog

O uso do hotsite na comunicação corporativa: case Petrobras

Como utilizar um hotsite para comunicar ações específicas ...

25 dE janeiro, 2017
Blog

Saiba por que a gestão de marca é fundamental para os negócios!

Aprenda a diferenciar sua marca da concorrência ...

24 dE janeiro, 2017
Blog

A Comunicação na era digital: diálogos com diferentes públicos

Confira o primeiro post da série Comunicação Corporativa ...

18 dE janeiro, 2017