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31 dE março, 2016
estratégia de marketing de conteúdo

Como montar sua estratégia de marketing de conteúdo

Técnica pode produzir resultados muito duradouros no curto e no médio prazo

Construir canais de conteúdo relevantes para clientes e consumidores é um desafio constante para quem produz conteúdo. Por onde começar? Como criar conteúdos que sejam interessantes? Como fazer com que os canais institucionais caiam no gosto dos clientes e entrem na lista dos preferidos dos nossos visitantes?

O primeiro ponto é ter em mente que o assunto para alimentar um site ou um blog não surge da pauta dos jornais nem nas redes sociais do dia. O tema do momento pode até servir de gancho e ajudar a turbinar seu conteúdo, mas se não houver estratégia, linha editorial, linguagem e objetivos bem definidos, você vai ficar ao sabor do vento. Vai ser dinheiro jogado no lixo.

A primeira palavra que deve nortear o desenho e alimentação de qualquer canal de conteúdo é estratégia. A segunda é planejamento. Por isso, é fundamental definir uma estratégia de marketing de conteúdo que envolva todas as etapas do trabalho, garanta uma grade de conteúdo e construa um público relevante e fiel.

Conhecendo seu público

Para montar uma estratégia de marketing de conteúdo, o primeiro passo é levantar uma série de dados que trarão informações sobre para quem, o que, como e quando escrever.

Não se esqueça de que seu cliente é o ponto central para sua estratégia de conteúdo. Entendê-lo é, em última instância , conhecer quem vai ler o que você escreve. Essa é uma tarefa crucial para qualquer estratégia de conteúdo dar certo. Para isso, liste uma série de perguntas que precisam ser respondidas:

  • Quem é o público-alvo?
  • Quem são seus concorrentes e o que eles vêm fazendo?
  • Qual a finalidade do seu conteúdo?
  • Quem vai produzi-lo?
  • Com que frequência será publicado?
  • Que estratégias e ferramentas serão utilizadas para divulgação?
  • Quem vai distribui-lo?
  • Quem será o responsável ?
  • Quem vai manter o conteúdo?
  • Quem será responsável pelos resultados?
  • Quais são as metas de resultados?

Depois de respondê-las, você já tem material suficiente para saber para onde seu conteúdo deve ir. O próximo passo é tentar amarrar uma estratégia central que norteie toda a comunicação.

A partir daí, escolher os temas e estabelecer uma rotina de trabalho já não fica tão difícil. Mas não é só escrever. Depois de escrito, é preciso distribuir esse conteúdo, ativar, engajar e fidelizar seu público. Se você trabalha com diferentes conteúdos em diferentes canais, uma plataforma de automação para ajustar a ação e garantir sua eficácia ajuda muito. Se você precisar de ajuda para isso, fale conosco.

Criação de conteúdos

Já sabendo quais são os objetivos e a estratégia, a próxima tarefa é a escolha dos assuntos. Eles podem envolver educação , entretenimento e informação sobre o negócio. A meta não é fazer publicidade, mas, sim, atrair pessoas, convertê-las em admiradoras da marca e torná-las clientes.

Lembre-se de que o conteúdo vai ajudar a empresa a construir sua imagem: se é uma empresa preocupada com seus clientes, se tem responsabilidade social, se é inovadora etc. Você é o que você escreve.

Ser um canal de serviços que tenha a ver como o que a empresa oferece, por exemplo, é uma boa prática. Os consumidores apreciam informações que sejam úteis no seu dia a dia. Há inúmeras possibilidades de escolhas e um bom planejamento estratégico pode ser bem útil nesse sentido.

Outra dica é escolher um tema por mês e trabalhar em torno dele. Isso aumenta a relevância dos seus conteúdos, principalmente no ranqueamento de buscadores. Quanto mais o Google acha que você entende de um assunto, mais relevância ele atribui a esse conteúdo. O Google têm robôs que varrem os sites e blogs na busca da melhor resposta para seus visitantes.

Definição de personas

Para saber para quem escrever e a linguagem correta a ser utilizada, uma boa técnica é criar personas para sua empresa. Personas são pessoas fictícias que representem o perfil dos seus clientes. É para elas que seu conteúdo deverá ser escrito.

Pense nos assuntos que interessam a elas, suas sub-divisões e desdobramentos. Passe a criar seus tópicos e escolher seus temas como se elas fossem consumi-los.

Para que essas personas ajudem no dia a dia, você pode dar nome, cargo, sexo, idade, profissão etc. a cada uma delas. Isso tornará esse personagem “real”e ajudará a pensar se seu conteúdo está gerando interesse para ela. Personas são amigos imaginários que realmente nos socorrem nas horas de dúvidas sobre o que e como escrever. Eles vão tornar o seu conteúdo melhor.

Metas e resultados

Com essas informações, já é possível programar os novos conteúdos e traçar um cronograma editorial do que deverá ser feito. Planeje o que será produzido, com que frequência, como será ativado e quais são os resultados esperados.

Outra grande tarefa é avaliar os conteúdos existentes e já publicados. Lembre-se de que no Google a data de publicação não é relevante. O que importa é se as informações publicadas são boas, se estão atualizadas e se são úteis para seus leitores.

Este exercício não só irá ajudá-lo a identificar as lacunas em seu conteúdo que precisam ser preenchidas, , como também ajudará a avaliar se os conteúdos antigos precisam de alguma correção. O Google não perdoa conteúdos velhos e com erros. Mantê-los desatualizados dentro de posts ou textos em geral pode custar muitas posições nas buscas. Veja se as informações estão corretas ou se há links quebrados .

Por último, avalie seus resultados. As métricas são grandes aliadas dos criadores e administradores de conteúdo. Nos sites, uma boa prática é analisar o Google Analytics, ver quais páginas estão sendo mais acessadas, quais são mais vistas, o que gera mais rejeição e quais são os conteúdos top em acessos.

Nas redes sociais, é possível verificar quais foram os tópicos mais lidos e comentados, que tipo de conteúdo agradou (textos, fotos, vídeos, infos etc.), qual perfil da audiência, os hábitos de consumo, horários e dia que foram lidos etc.

Se seu canal produz conteúdos com objetivos de vendas, é possível analisar o que gerou conversão de leitores em leads e que tipo de público seus conteúdos estão conseguindo atrair para sua empresa.

Ajustes na estratégia de marketing conteúdo

Revisitar a estratégia de tempos em tempos é fundamental para garantir que o plano de ação tenha aderência, verificar se produção e administração do conteúdo estão atingindo as metas e se os resultados traçados estão sendo alcançados.

Após essa análise, ajuste a estratégia e trace seus novos objetivos. Não se esqueça de que é preciso tempo para ver os resultados chegando. Marketing de conteúdo é uma técnica de resultados a médio e longo prazos. Se não é imediato, por outro lado, uma vez conquistado seu espaço na construção de canais relevantes, a manutenção traz resultados muito mais duradouros e consistentes do que estratégias de curto prazo, muitas vezes atingida com canais mais custosos para a empresa.

Sua vez:

  • Então, você tem uma estratégia de marketing de conteúdo?
  • Como você faz para mantê-la como ferramenta de auxílio no seu plano tático? Se tiver quaisquer outras dicas, compartilhe com a gente para ajudar outros leitores.

Deixe-nos os seus pensamentos e perguntas na seção de comentários abaixo. Estamos ansiosos para ouvir de você.

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