NOSSO BLOG>

Conteúdos especializados, ebooks e dicas de marketing digital, design e usabilidade

18 dE janeiro, 2017
comunicação digital redes sociais

A Comunicação na era digital: diálogos com diferentes públicos

Confira o primeiro post da série Comunicação Corporativa

A comunicação das empresas está passando por uma mudança radical. A grande ressonância de  opiniões nas mídias digitais está mudando o jeito das empresas de se posicionarem e se relacionarem com seus consumidores,  que agora possuem à disposição as redes sociais, canais as redes sociais poderosos para divulgar suas opiniões a respeito de qualquer marca ou produto, sem passar por nenhum crivo ou edição prévia dos profissionais de mídia. Esse cenário está provocando grandes mudanças na área de comunicação das empresas , tanto na forma de se comunicar internamente com seus dirigentes como para traçar suas estratégias de comunicação externa, que agora precisam dialogar de forma distintas com diferentes públicos.

No fim de 2016, o jornal Valor Econômico reuniu profissionais de comunicação de grandes empresas para discutir o tema. Nas próximas semanas , o iDIGO vai produzir uma série de posts  aqui no blog  com as principais tendências, reflexões, cases  e conclusões apresentadas no debate, que foram publicadas na edição especial “Comunicação Corporativa” do jornal Valor Econômico, restrita a assinantes.

A seguir, o primeiro post da série: “Comunicação corporativa”, produzido pelo iDIGO com base na edição especial do Valor.

A força das mídias sociais: desafio permanente para área de comunicação

Uma associação inédita de fatores vem movimentando o mundo da comunicação corporativa: a força das mídias sociais  e o imenso volume de informações que se multiplica diariamente em todo o planeta. Esse novo cenário cria um ambiente de desafios permanentes para os profissionais que cuidam da reputação das organizações.

No Brasil, a questão é ainda mais complexa: é preciso também lidar com a fragilidade econômica e política do país e com temas como polarização de opiniões, corrupção, crise, entre outros.

Nesse ambiente, a comunicação cria novas dimensões. Além de ser responsável pelo engajamento dos diversos públicos e pela gestão da imagem,  a área de comunicação corporativa tem agora a missão de ajudar a conduzir a direção estratégica da organização, preparando caminhos e contribuindo para que as empresas estejam em sintonia com as demandas do mundo contemporâneo.

Isso pressupõe uma importante mudança no perfil do comunicador. “O papel não é mais funcional, é de pensamento, exercido em uma perspectiva de grupo, a partir de conversas com o alto comando da companhia”, declara ao jornal  Valor  Econômico o professor Paulo Nassar, da Escola de Comunicações e Artes Universidade de São Paulo (USP) e diretor-presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje).

A sociedade digital exige uma comunicação com rápido poder de decisão. “É preciso ter o entendimento de que essas demandas estão dentro de um processo de mudança cultural e que a comunicação é vital nesse processo”, diz Nassar, da Aberje.

A reputação das empresas e a capacidade de resposta a qualquer dano à sua imagem, principalmente com a rapidez de propagação de eventos nas redes sociais, passaram a ser preocupação número um de todas as empresas. É preciso entender o que está acontecendo na nova sociedade digital para responder e agir de forma estratégica e, ao mesmo tempo, pontual.

Segundo estudos da consultoria Eisner Amper, realizado ao longo de 2015, os riscos de reputação já tomaram a frente das principais preocupações das empresas (com 74%) , que antes eram cybersegurança (61%), riscos regulatórios de compliance (53%) e riscos de produto (34%).

O valor das empresas depende de sua reputação

As mudanças sociais e o que se desenha como tendência para o futuro têm sido o fio condutor  dos principais debates e pesquisas internacionais sobre a comunicação corporativa. Estudos da Consultoria americana Ocean Tomo mostram que os componentes intangíveis, como a reputação, representam hoje 84% do valor de mercado das empresas listadas na Bolsa de Nova York – há 40% anos representavam 17%.

A sociedade está cada vez mais conectada e os hábitos de consumo e comportamento vêm passando por profundas transformações. É  um mundo dividido: de um lado,  gerações mais maduras que são um mercado fundamental para as empresas, e de outro as novas gerações. os estudos revelam que a  geração “Millenials” (jovens nascidos a partir da década de 80) está redefinindo hábitos de consumo, o conceito de cidadania e as relações de trabalho. Como a comunicação consegue atuar construindo pontes entre mundos divididos?

O grande desafio para a área de comunicação é como se fazer ouvir dentro dos conselhos e alto comando das empresas para que entendam e atuem nesse novo cenário. No Brasil, vemos empresas com grandes dificuldades de se posicionarem em temas polêmicos como, por exemplo, questões de corrupção.

Muitas delas estão fechando o diálogo e preferindo se virar de costas para seus mercados. Esse é o caso, por exemplo, de algumas empresas envolvidas na Lava-jato. Mas há casos de tentativa de manter diálogo e mudar a imagem em cenário adverso, como é o caso de Odebrecht e Queiroz Galvão, que vêm mostrando em suas páginas projetos nas áreas ambientais, artísticas, educacionais, esportivas e sociais – além de valorizar sua equipe profissional.

Não negam o problema com a Justiça e procuram esclarecer o internauta de forma objetiva e não menos cautelosa.

Na mão inversa, há casos como a Embraer que usou outra tática para lidar com o público quando viu seu nome ser envolvido em casos de propinas e corrupção no exterior. Mesmo em meio à situação adversa, postou informações estratégicas sobre a empresa nas redes sociais, mantendo o público digital em diálogo com a empresa.

Segundo o diretor de comunicação corporativa da Embraer, Saulo Passos, “o caso vem sendo reportado ao mercado nos balanços e nos canais de investimento da companhia. Atuamos com responsabilidade e informamos aos nossos clientes, que focam em informações sobre produtos, quando informados ficam seguros e adotam um viés racional e objetivo, buscando dados sobre custos e performance”.

O real desafio é preparar as empresas para estar inseridas nesse novo cenário digital, onde o público tem acessos diretos a informações e facilidade em manifestar opiniões a todo momento sobre as empresas. Não é uma tarefa simples, principalmente em um mundo tão policiado, onde qualquer questão sofre policiamentos do chamado “politicamente correto”.

A nova sociedade digital exige das empresas uma nova forma de planejamento digital, com análise da reputação digital da empresa, desenho da estratégia e plano tático de ação. O iDIGO tem grande experiência em trabalhar com as empresas na criação e gestão de presença na nova sociedade digital. Clique aqui e fale com um dos nossos especialistas para auxiliá-lo nessa nova era digital.

[eBook grátis] Como aumentar vendas em tempos de crise: o que o marketing digital pode oferecer. Baixe aqui!

ASSINE A NEWSLETTER

Blog

Orçamento de marketing: como definir?

Saiba como investir em suas campanhas de comunicação...

17 dE maio, 2017
Blog

Como fazer um pitch que desperte a atenção?

Tudo o que você precisa para vender bem uma ideia...

9 dE maio, 2017
Blog

Company Page no LinkedIn: saiba como destacar a sua empresa!

Entenda como usar a Company Page do LinkedIn para falar com seu público...

3 dE maio, 2017
Blog

Link Building: 4 dicas para alavancar a sua estratégia digital

Como ganhar relevância e ser melhor ranqueado através de link building...

25 dE abril, 2017
Blog

Fluxo de nutrição: dicas que realmente funcionam!

O acompanhamento ideal para os seus leads até que eles se tornem clientes...

18 dE abril, 2017
Blog

SAC 2.0: tudo o que você precisa saber sobre o atendimento pelas redes sociais

Como otimizar o atendimento aos seus clientes...

13 dE abril, 2017
Blog

Usabilidade do site: como ela influencia os indicadores de desempenho?

Como tornar o site da sua empresa user-friendly...

6 dE abril, 2017
Blog

MQL x SQL: entenda as diferenças entre leads de marketing e vendas

Segmente seu público para obter melhores resultados!...

28 dE março, 2017
Blog

Qual é a função de um blog?

Conheça os benefícios e a função de um blog corporativo ...

24 dE março, 2017
Blog

Site mobile ou para desktop? Qual a melhor opção para minha empresa?

Entenda as diferenças entre site mobile e para desktop e faça sua escolha! ...

21 dE março, 2017
Blog

Saiba como o Inbound Marketing pode ajudar sua startup a crescer

Entenda por quê o Inbound é a melhor solução para a sua startup...

14 dE março, 2017
Blog

Como usar o design do site para atrair mais clientes

Confira as dicas para criar um site com design vendedor...

7 dE março, 2017
Blog

Conteúdo multimídia: 4 materiais que não podem faltar na sua estratégia de marketing

Diversifique seu conteúdo para atrair mais clientes!...

1 dE março, 2017
Blog

Netnografia: uma poderosa arma para o marketing digital

Conquiste grandes vantagens competitivas através das análises da netnografia...

16 dE fevereiro, 2017
Blog

Benchmark: 5 lições importantes para aprender com os concorrentes

Descubra como a concorrência pode ser sua aliada!...

14 dE fevereiro, 2017
Blog

Como fazer o monitoramento da reputação da sua marca?

Saiba o que as pessoas estão falando da sua empresa...

8 dE fevereiro, 2017
Blog

CTA: entenda o que é e aumente a sua taxa de conversão!

Como criar chamadas certeiras para engajar a audiência...

7 dE fevereiro, 2017
Blog

Comunicação interna: ferramentas digitais para interagir com seus funcionários

Entenda como grandes empresas utilizam ferramentas para se comunicarem internamente ...

1 dE fevereiro, 2017
Blog

4 dicas infalíveis para atrair leads

Saiba como aumentar a sua base de contatos ...

31 dE janeiro, 2017
Blog

O uso do hotsite na comunicação corporativa: case Petrobras

Como utilizar um hotsite para comunicar ações específicas ...

25 dE janeiro, 2017
Blog

Saiba por que a gestão de marca é fundamental para os negócios!

Aprenda a diferenciar sua marca da concorrência ...

24 dE janeiro, 2017
Blog

A Comunicação na era digital: diálogos com diferentes públicos

Confira o primeiro post da série Comunicação Corporativa ...

18 dE janeiro, 2017
Blog

Growth Hacking: entenda o crescimento acelerado das startups

Conheça mais sobre a técnica que pode alavancar o seu negócio ...

17 dE janeiro, 2017
Blog

Planejamento de marketing digital para 2017: o que não pode faltar?

O plano de marketing da sua empresa está completo? Confira! ...

10 dE janeiro, 2017
Blog

O que é funil de vendas e quais são as suas etapas?

Entenda mais sobre um dos principais conceitos do marketing digital...

3 dE janeiro, 2017
Blog

Tendências de conteúdo para 2017

Saiba o que surge, o que fica e o que não deve continuar!...

21 dE dezembro, 2016
Blog

Tendências de marketing digital para 2017: saiba como traçar sua estratégia!

Comece o ano fazendo as melhores escolhas!...

6 dE dezembro, 2016
Blog

Como escolher uma agência de marketing digital para a sua empresa?

Faça a escolha certa para divulgar o seu negócio...

6 dE dezembro, 2016
Blog

Lead scoring: saiba o que é e por que sua empresa precisa utilizá-lo

Classifique seus leads para atingir melhores resultados...

29 dE novembro, 2016
Blog

Como criar engajamento em torno do seu conteúdo

Melhore o relacionamento com seu público através de conteúdo relevante...

24 dE novembro, 2016