NOSSO BLOG>

Conteúdos especializados, ebooks e dicas de marketing digital, design e usabilidade

7 dE fevereiro, 2017
CTA Call to action

CTA: entenda o que é e aumente a sua taxa de conversão!

Como criar chamadas certeiras para engajar a audiência

Quem trabalha com marketing digital sabe que precisa acompanhar as taxas de conversão das suas ações. Quando são baixas, algo não funcionou bem. Em muitos casos, ao analisarmos a situação, descobrimos que o problema é o CTA (call to action), a chamada usada para “forçar” o clique.

Quer saber como usar essa ferramenta de forma mais eficiente? Confira as dicas que separamos para o nosso post de hoje.

Por que usar CTA?

Pergunte a qualquer especialista de marketing digital que ele vai confirmar: uma das principais vantagens da internet é a possibilidade de a empresa monitorar todas as reações do seu público. Temos como saber com muita precisão se o “apelo” usado na ação foi ou não efetivo.

Na hora da conversão, um dos aspectos mais importantes é justamente o CTA. Essa chamada pode ser visual ou textual — o fundamental é que ela induza a pessoa à ação. É claro que há técnicas que funcionam melhor que outras na elaboração do CTA, mas fique atento. O principal é ter um objetivo bem definido.

A sua meta é fazer com que a pessoa clique no seu link, que pode estar no seu blog, em uma landing page, no e-mail marketing, em um post nas redes sociais etc.

O que não pode faltar no seu CTA?

Vamos partir do pressuposto de que você fez a lição de casa e, portanto, definiu bem os objetivos da sua ação, a partir do conhecimento reunido sobre o seu público. Nesse caso, o próximo passo é desenvolver o CTA levando em consideração o estágio do seu consumidor no funil de vendas.

Esta é uma das etapas mais importantes da sua estratégia. O CTA só vai funcionar se estiver bem “encaixado”, ou seja, oferecer algo que interessa para aquele público. Por exemplo, nos primeiros contatos com o consumidor, não é adequada a tentativa de convencê-lo a comprar o seu produto.

Nesse estágio, funciona mais uma abordagem de caráter mais educativo. Ou seja, a chamada terá mais sucesso se oferecer informações sobre aquela área.

Quais os tipos mais comuns?

Definido o público e, claro, a validade da sua oferta, é o momento de pensar no tipo de chamada que você pode empregar. Saiba que os CTAs funcionam muito bem para diversas ações.

Como exemplo, vamos ver o que você pode fazer nessas duas situações:

Aumentar o tráfego em seus canais

Para isso, o ideal são as chamadas que oferecem assuntos complementares. Nesses casos, costuma funcionar bem, por exemplo, colocar o link no próprio título do artigo. É mais efetivo fazer isso do que colocar o “clique aqui”. Essa é uma dica importante: esqueça essas chamadas genéricas e seja sempre específico!

Inscrições em newsletters

O mais importante aqui é chamar a atenção para o seu formulário. No seu site, ele pode aparecer logo que a pessoa entrar na página, nas laterais ou como um pop-up — enfim, não faltam boas opções para inserir esse tipo de CTA. A chamada precisa ser atrativa, enfatizando os benefícios que ela vai obter. No blog, a recomendação é que a chamada entre no final do texto.

Independentemente do uso que será feito, lembre-se de destacar o seu CTA (respeitando a identidade visual da marca, é possível usar cores diferentes para chamar a atenção) e de elaborar o texto com base no seu planejamento de palavras-chaves.

Uma última dica sobre o emprego de CTA: pense na realização de um teste A/B. Pode te ajudar a definir o que funciona melhor para o seu público.

Gostou do artigo? Quer saber como melhorar seus resultados na internet? Confira como otimizar a taxa de conversão da sua landing page.

[eBook grátis] Como aumentar vendas em tempos de crise: o que o marketing digital pode oferecer. Baixe aqui!

ASSINE A NEWSLETTER

Blog

5 novas tendências de mídias sociais que você precisa conhecer

Atualize a sua estratégia de redes! ...

31 dE agosto, 2017
Blog

TOP 10: Ferramentas de SEO grátis

As melhores opções para melhorar o SEO do seu site!...

9 dE agosto, 2017
Blog

Estratégia digital: o que você precisa para começar?

Confira um checklist completo para a sua estratégia digital!...

19 dE julho, 2017
Blog

Como receber os leads de links patrocinados no seu site

Prepare seu site para receber os leads de links patrocinados...

13 dE julho, 2017
Blog

A importância do uso das imagens corretas nas redes sociais

Saiba o tamanho correto das imagens para cada rede ...

22 dE junho, 2017
Blog

Instagram para negócios: 6 dicas para um perfil de sucesso

Como melhorar o desempenho do Instagram da sua empresa ...

6 dE junho, 2017
Blog

Geomarketing: entenda como essa estratégia pode aumentar as suas vendas

Saiba como vender a partir de dados de localização dos usuários ...

30 dE maio, 2017
Blog

Quer reter clientes? É hora de investir em Inbound Marketing!

Entenda como o Inbound pode ajudar sua empresa a reter clientes...

23 dE maio, 2017
Blog

Orçamento de marketing: como definir?

Saiba como investir em suas campanhas de comunicação...

17 dE maio, 2017
Blog

Como fazer um pitch que desperte a atenção?

Tudo o que você precisa para vender bem uma ideia...

9 dE maio, 2017
Blog

Company Page no LinkedIn: saiba como destacar a sua empresa!

Entenda como usar a Company Page do LinkedIn para falar com seu público...

3 dE maio, 2017
Blog

Link Building: 4 dicas para alavancar a sua estratégia digital

Como ganhar relevância e ser melhor ranqueado através de link building...

25 dE abril, 2017
Blog

Fluxo de nutrição: dicas que realmente funcionam!

O acompanhamento ideal para os seus leads até que eles se tornem clientes...

18 dE abril, 2017
Blog

SAC 2.0: tudo o que você precisa saber sobre o atendimento pelas redes sociais

Como otimizar o atendimento aos seus clientes...

13 dE abril, 2017
Blog

Usabilidade do site: como ela influencia os indicadores de desempenho?

Como tornar o site da sua empresa user-friendly...

6 dE abril, 2017
Blog

MQL x SQL: entenda as diferenças entre leads de marketing e vendas

Segmente seu público para obter melhores resultados!...

28 dE março, 2017
Blog

Qual é a função de um blog?

Conheça os benefícios e a função de um blog corporativo ...

24 dE março, 2017
Blog

Site mobile ou para desktop? Qual a melhor opção para minha empresa?

Entenda as diferenças entre site mobile e para desktop e faça sua escolha! ...

21 dE março, 2017
Blog

Saiba como o Inbound Marketing pode ajudar sua startup a crescer

Entenda por quê o Inbound é a melhor solução para a sua startup...

14 dE março, 2017
Blog

Como usar o design do site para atrair mais clientes

Confira as dicas para criar um site com design vendedor...

7 dE março, 2017
Blog

Conteúdo multimídia: 4 materiais que não podem faltar na sua estratégia de marketing

Diversifique seu conteúdo para atrair mais clientes!...

1 dE março, 2017
Blog

Netnografia: uma poderosa arma para o marketing digital

Conquiste grandes vantagens competitivas através das análises da netnografia...

16 dE fevereiro, 2017
Blog

Benchmark: 5 lições importantes para aprender com os concorrentes

Descubra como a concorrência pode ser sua aliada!...

14 dE fevereiro, 2017
Blog

Como fazer o monitoramento da reputação da sua marca?

Saiba o que as pessoas estão falando da sua empresa...

8 dE fevereiro, 2017
Blog

CTA: entenda o que é e aumente a sua taxa de conversão!

Como criar chamadas certeiras para engajar a audiência...

7 dE fevereiro, 2017
Blog

Comunicação interna: ferramentas digitais para interagir com seus funcionários

Entenda como grandes empresas utilizam ferramentas para se comunicarem internamente ...

1 dE fevereiro, 2017
Blog

4 dicas infalíveis para atrair leads

Saiba como aumentar a sua base de contatos ...

31 dE janeiro, 2017
Blog

O uso do hotsite na comunicação corporativa: case Petrobras

Como utilizar um hotsite para comunicar ações específicas ...

25 dE janeiro, 2017
Blog

Saiba por que a gestão de marca é fundamental para os negócios!

Aprenda a diferenciar sua marca da concorrência ...

24 dE janeiro, 2017
Blog

A Comunicação na era digital: diálogos com diferentes públicos

Confira o primeiro post da série Comunicação Corporativa ...

18 dE janeiro, 2017