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30 dE maio, 2017
geomarketing

Geomarketing: entenda como essa estratégia pode aumentar as suas vendas

Saiba como vender a partir de dados de localização dos usuários

Aumentar as vendas da empresa é um objetivo buscado por todos os empreendedores. Para isso, diferentes estratégias de marketing são tomadas — seja manter uma boa presença em redes sociais, otimizar o site para mecanismos de busca, utilizar e-mail marketing ou investir no atendimento.

Todas essas ações são positivas e trazem ótimos resultados. Mas você sabe o que é geomarketing? Essa estratégia vem chamando a atenção das empresas, possibilitando campanhas mais efetivas e apresentando melhores resultados nas vendas.

No post de hoje, vamos mostrar o conceito de geomarketing e as vantagens que ele traz ao seu negócio. Confira!

O que é geomarketing?

Geomarketing são todas as ações tomadas a partir de dados de localização dos usuários. Parece complexo, não é? Mas calma! Vamos explicar e mostrar que é possível e simples aplicar essas técnicas.

Com o avanço da tecnologia e a praticidade fornecida, os celulares se tornaram presentes no dia a dia das pessoas, conectando-as e resolvendo problemas cotidianos. Com a facilidade de acesso à internet, esses aparelhos criam um rastro digital, sendo possível mostrar a localização geográfica em que aquele usuário se encontra.

Imagine que você está lançando uma loja física e quer criar uma divulgação voltada ao público regional. Ficaria difícil fazer essa segmentação sem utilizar dados geográficos. Provavelmente, você atingiria várias pessoas que não têm acesso físico à loja, desperdiçando tempo e dinheiro.

Assim, com o geomarketing, você ganha a opção de direcionar suas campanhas para o público presente em uma determinada localidade.

Quais são as vantagens do geomarketing?

Aplicar essa estratégia proporciona várias vantagens aos empreendedores. Vamos listar algumas delas e explicá-las:

1. Cria uma segmentação do seu público-alvo

No exemplo que citamos acima, no lançamento de uma loja física, fica evidenciado que o objetivo da campanha de marketing é atingir, em um primeiro momento, o público local. Você pode criar campanhas nas redes sociais, utilizar e-mail marketing, criar um site otimizado. Mas tudo isso atingirá um público geral.

Uma pessoa que está a quilômetros de distância da loja física pode ser atingida pela campanha, gostar da novidade, mas não ter a possibilidade de aproveitá-la. Você gastou dinheiro e tempo para que aquela mensagem chegasse até ela, sem resultado.

Então, a principal função do geomarketing é segmentar o seu público-alvo. Criar a possibilidade de focar suas campanhas na localização dos usuários.

2. Melhora o engajamento dos usuários

Você utilizou os dados geográficos para promover uma campanha. Está atingindo realmente as pessoas que são seu alvo. Isso fará com que o engajamento tenha números interessantes.

Nas redes sociais, por exemplo, é possível fazer essa segmentação. Você escolhe a região que quer atingir e os anúncios são voltados para esse público. Os comentários e compartilhamentos — ações que representam o engajamento — terão um ótimo desempenho, aumentando a visibilidade da marca e criando novas oportunidades de vendas.

3. Coloca o foco no cliente

Se você entendeu o que é geomarketing, você está imaginando que uma das vantagens é o foco no cliente. Você está certo! Essa estratégia permite melhorar o relacionamento, buscar dados mais completos, entender melhor as necessidades dos clientes e propor soluções mais eficazes.

Assim, o processo de atrair e fidelizar clientes se torna mais fácil, tendo impacto direto nas suas vendas.

Quais são os resultados dessa estratégia?

Entender o que é geomarketing é muito importante para aumentar as vendas de sua empresa. Essa estratégia, que consiste em utilizar dados geográficos do usuário, é capaz de segmentar o seu público-alvo, tornando as campanhas mais acertadas, melhorando o engajamento do público, aumentando a visibilidade e buscando novos negócios — além de colocar o foco no cliente, entendendo suas reais necessidades e melhorando o relacionamento.

Aplicando o geomarketing, as vendas da empresa poderão subir substancialmente de forma rápida e com pouco investimento necessário.

E aí? Gostou do nosso conteúdo sobre o que é geomarketing? Então, leia nosso artigo sobre a usabilidade do site e aprenda como ela influencia os indicadores de desempenho.

[INFOGRÁFICO] Dicas para ter visibilidade no Google. Confira!

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