NOSSO BLOG>

Conteúdos especializados, ebooks e dicas de marketing digital, design e usabilidade

17 dE janeiro, 2017

Growth Hacking: entenda o crescimento acelerado das startups

Conheça mais sobre a técnica que pode alavancar o seu negócio

A internet é um espaço que permite competição de empresas do mundo inteiro. Por isso, para se destacar, são necessárias práticas inovadoras, como o Growth Hacking. Essa é a expressão que descreve as técnicas disruptivas de crescimento acelerado, utilizadas por startups. Empresas como LinkedIn, AirBnB e Twitter utilizaram algumas dessas práticas e hoje são um sucesso.

Você sabe como funciona o Growth Hacking? Quer aplicá-lo ao seu negócio? Entenda essa prática e veja exemplos de empresas que a utilizaram.

Como funciona o Growth Hacking?

O Growth Hacking combina estratégias inovadoras de marketing à criatividade e ao embasamento em dados, que é obtido por meio de métricas e testes de comparação de variáveis A/B. Já o marketing costuma combinar: SEO, Inbound, técnicas de viralização e a ousadia dos empreendedores.

É dito que esse conceito é também uma forma de pensar. Portanto, conheça alguns dos fundamentos dessa filosofia a seguir.

Quais são os princípios do crescimento acelerado?

Viralização

A viralização, como o nome sugere, é o fenômeno em que uma ideia se espalha pela internet, como um vírus. Estratégias virais conseguem alcançar uma grande audiência em um espaço curto de tempo, utilizando poucos recursos.

A estratégia do AirBnb

Os empreendedores do AirBnb utilizaram um software simples para mapear usuários alugando casas no Craigslist, um serviço de anúncios gratuitos online. Após esse mapeamento, eles enviaram e-mails para os membros dessa rede, perguntando se queriam anunciar também no AirBnb. Esse movimento permitiu expandir rapidamente o número de usuários do site com um custo baixíssimo.

Gestão baseada em dados

Uma tática de Growth Hacking eficiente exige estudos estatísticos, testes de hipóteses e conhecimento aprofundado da experiência de seu usuário. Mudanças estruturais devem ser baseadas em dados objetivos, como métricas, noções de comportamento de consumo ou resultados de testes A/B.

Um dos segredos do sucesso do Twitter

Os engenheiros do Twitter perceberam que visitantes que seguiam cerca de 5 a 10 pessoas no primeiro dia de uso tinham maior propensão a voltar para a plataforma. A partir de então, começaram a sugerir que os novos membros fizessem isso no início da experiência e viram um aumento rápido do sucesso.

Search Engine Optimization (SEO)

Aparecer no topo de mecanismos de busca cria uma grande visibilidade para empresas. Afinal, pesquisas acadêmicas apontam que menos de 10% dos usuários passam da primeira página ao buscarem por algo no Google.

Isso pode ser alcançado por meio da prática planejada de marketing de conteúdo, uso de palavras-chave adequadas e diversas outras técnicas. Tais práticas são englobadas pelo Search Engine Optimization (SEO), um tema complexo e que exige estudo, posto que o Google sempre muda seu algoritmo.

Como o LinkedIn aumentou o número de seus usuários

O LinkedIn aumentou de 2 milhões para 200 milhões de usuários, quando decidiu tornar o perfil dos membros da rede públicos. Isso permitiu que as páginas dos perfis fossem indexadas aos mecanismos de busca. Atualmente, ao procurar pelo seu próprio nome, é provável que encontre a página do seu perfil entre os primeiros resultados.

Como se tornar um growth hacker?

O Growth Hacking exige a combinação dos fundamentos citados acima com aspectos únicos ao seu contexto de atuação. Portanto, conhecer e estudar o seu mercado, casos de sucesso e abordagens contemporâneas de marketing é o que garante ao empreendedor a criação da estratégia mais adequada de crescimento.

Para auxiliar nos seus estudos como growth hacker, sugerimos o site Growthhackers (em inglês), do autor Sean Ellis, criador do conceito. Há diversos casos de estudo de empresas, além dos já citados acima. Esperamos que seus estudos ajudem você a aplicar essa filosofia ao seu empreendimento e alavanquem seus resultados com o crescimento acelerado.

Quer conhecer mais conceitos de marketing e empreendedorismo? Siga-nos em nossas redes sociais! Estamos no Facebook e no Twitter.

[eBook grátis] Saiba como melhorar o desempenho do seu website para alcançar melhores resultados. Baixe aqui!

ASSINE A NEWSLETTER

Blog

5 novas tendências de mídias sociais que você precisa conhecer

Atualize a sua estratégia de redes! ...

31 dE agosto, 2017
Blog

TOP 10: Ferramentas de SEO grátis

As melhores opções para melhorar o SEO do seu site!...

9 dE agosto, 2017
Blog

Estratégia digital: o que você precisa para começar?

Confira um checklist completo para a sua estratégia digital!...

19 dE julho, 2017
Blog

Como receber os leads de links patrocinados no seu site

Prepare seu site para receber os leads de links patrocinados...

13 dE julho, 2017
Blog

A importância do uso das imagens corretas nas redes sociais

Saiba o tamanho correto das imagens para cada rede ...

22 dE junho, 2017
Blog

Instagram para negócios: 6 dicas para um perfil de sucesso

Como melhorar o desempenho do Instagram da sua empresa ...

6 dE junho, 2017
Blog

Geomarketing: entenda como essa estratégia pode aumentar as suas vendas

Saiba como vender a partir de dados de localização dos usuários ...

30 dE maio, 2017
Blog

Quer reter clientes? É hora de investir em Inbound Marketing!

Entenda como o Inbound pode ajudar sua empresa a reter clientes...

23 dE maio, 2017
Blog

Orçamento de marketing: como definir?

Saiba como investir em suas campanhas de comunicação...

17 dE maio, 2017
Blog

Como fazer um pitch que desperte a atenção?

Tudo o que você precisa para vender bem uma ideia...

9 dE maio, 2017
Blog

Company Page no LinkedIn: saiba como destacar a sua empresa!

Entenda como usar a Company Page do LinkedIn para falar com seu público...

3 dE maio, 2017
Blog

Link Building: 4 dicas para alavancar a sua estratégia digital

Como ganhar relevância e ser melhor ranqueado através de link building...

25 dE abril, 2017
Blog

Fluxo de nutrição: dicas que realmente funcionam!

O acompanhamento ideal para os seus leads até que eles se tornem clientes...

18 dE abril, 2017
Blog

SAC 2.0: tudo o que você precisa saber sobre o atendimento pelas redes sociais

Como otimizar o atendimento aos seus clientes...

13 dE abril, 2017
Blog

Usabilidade do site: como ela influencia os indicadores de desempenho?

Como tornar o site da sua empresa user-friendly...

6 dE abril, 2017
Blog

MQL x SQL: entenda as diferenças entre leads de marketing e vendas

Segmente seu público para obter melhores resultados!...

28 dE março, 2017
Blog

Qual é a função de um blog?

Conheça os benefícios e a função de um blog corporativo ...

24 dE março, 2017
Blog

Site mobile ou para desktop? Qual a melhor opção para minha empresa?

Entenda as diferenças entre site mobile e para desktop e faça sua escolha! ...

21 dE março, 2017
Blog

Saiba como o Inbound Marketing pode ajudar sua startup a crescer

Entenda por quê o Inbound é a melhor solução para a sua startup...

14 dE março, 2017
Blog

Como usar o design do site para atrair mais clientes

Confira as dicas para criar um site com design vendedor...

7 dE março, 2017
Blog

Conteúdo multimídia: 4 materiais que não podem faltar na sua estratégia de marketing

Diversifique seu conteúdo para atrair mais clientes!...

1 dE março, 2017
Blog

Netnografia: uma poderosa arma para o marketing digital

Conquiste grandes vantagens competitivas através das análises da netnografia...

16 dE fevereiro, 2017
Blog

Benchmark: 5 lições importantes para aprender com os concorrentes

Descubra como a concorrência pode ser sua aliada!...

14 dE fevereiro, 2017
Blog

Como fazer o monitoramento da reputação da sua marca?

Saiba o que as pessoas estão falando da sua empresa...

8 dE fevereiro, 2017
Blog

CTA: entenda o que é e aumente a sua taxa de conversão!

Como criar chamadas certeiras para engajar a audiência...

7 dE fevereiro, 2017
Blog

Comunicação interna: ferramentas digitais para interagir com seus funcionários

Entenda como grandes empresas utilizam ferramentas para se comunicarem internamente ...

1 dE fevereiro, 2017
Blog

4 dicas infalíveis para atrair leads

Saiba como aumentar a sua base de contatos ...

31 dE janeiro, 2017
Blog

O uso do hotsite na comunicação corporativa: case Petrobras

Como utilizar um hotsite para comunicar ações específicas ...

25 dE janeiro, 2017
Blog

Saiba por que a gestão de marca é fundamental para os negócios!

Aprenda a diferenciar sua marca da concorrência ...

24 dE janeiro, 2017
Blog

A Comunicação na era digital: diálogos com diferentes públicos

Confira o primeiro post da série Comunicação Corporativa ...

18 dE janeiro, 2017