NOSSO BLOG>

Conteúdos especializados, ebooks e dicas de marketing digital, design e usabilidade

17 dE janeiro, 2017
growth-hacking-entenda-o-crescimento-acelerado-das-startups

Growth Hacking: entenda o crescimento acelerado das startups

Conheça mais sobre a técnica que pode alavancar o seu negócio

A internet é um espaço que permite competição de empresas do mundo inteiro. Por isso, para se destacar, são necessárias práticas inovadoras, como o Growth Hacking. Essa é a expressão que descreve as técnicas disruptivas de crescimento acelerado, utilizadas por startups. Empresas como LinkedIn, AirBnB e Twitter utilizaram algumas dessas práticas e hoje são um sucesso.

Você sabe como funciona o Growth Hacking? Quer aplicá-lo ao seu negócio? Entenda essa prática e veja exemplos de empresas que a utilizaram.

Como funciona o Growth Hacking?

O Growth Hacking combina estratégias inovadoras de marketing à criatividade e ao embasamento em dados, que é obtido por meio de métricas e testes de comparação de variáveis A/B. Já o marketing costuma combinar: SEO, Inbound, técnicas de viralização e a ousadia dos empreendedores.

É dito que esse conceito é também uma forma de pensar. Portanto, conheça alguns dos fundamentos dessa filosofia a seguir.

Quais são os princípios do crescimento acelerado?

Viralização

A viralização, como o nome sugere, é o fenômeno em que uma ideia se espalha pela internet, como um vírus. Estratégias virais conseguem alcançar uma grande audiência em um espaço curto de tempo, utilizando poucos recursos.

A estratégia do AirBnb

Os empreendedores do AirBnb utilizaram um software simples para mapear usuários alugando casas no Craigslist, um serviço de anúncios gratuitos online. Após esse mapeamento, eles enviaram e-mails para os membros dessa rede, perguntando se queriam anunciar também no AirBnb. Esse movimento permitiu expandir rapidamente o número de usuários do site com um custo baixíssimo.

Gestão baseada em dados

Uma tática de Growth Hacking eficiente exige estudos estatísticos, testes de hipóteses e conhecimento aprofundado da experiência de seu usuário. Mudanças estruturais devem ser baseadas em dados objetivos, como métricas, noções de comportamento de consumo ou resultados de testes A/B.

Um dos segredos do sucesso do Twitter

Os engenheiros do Twitter perceberam que visitantes que seguiam cerca de 5 a 10 pessoas no primeiro dia de uso tinham maior propensão a voltar para a plataforma. A partir de então, começaram a sugerir que os novos membros fizessem isso no início da experiência e viram um aumento rápido do sucesso.

Search Engine Optimization (SEO)

Aparecer no topo de mecanismos de busca cria uma grande visibilidade para empresas. Afinal, pesquisas acadêmicas apontam que menos de 10% dos usuários passam da primeira página ao buscarem por algo no Google.

Isso pode ser alcançado por meio da prática planejada de marketing de conteúdo, uso de palavras-chave adequadas e diversas outras técnicas. Tais práticas são englobadas pelo Search Engine Optimization (SEO), um tema complexo e que exige estudo, posto que o Google sempre muda seu algoritmo.

Como o LinkedIn aumentou o número de seus usuários

O LinkedIn aumentou de 2 milhões para 200 milhões de usuários, quando decidiu tornar o perfil dos membros da rede públicos. Isso permitiu que as páginas dos perfis fossem indexadas aos mecanismos de busca. Atualmente, ao procurar pelo seu próprio nome, é provável que encontre a página do seu perfil entre os primeiros resultados.

Como se tornar um growth hacker?

O Growth Hacking exige a combinação dos fundamentos citados acima com aspectos únicos ao seu contexto de atuação. Portanto, conhecer e estudar o seu mercado, casos de sucesso e abordagens contemporâneas de marketing é o que garante ao empreendedor a criação da estratégia mais adequada de crescimento.

Para auxiliar nos seus estudos como growth hacker, sugerimos o site Growthhackers (em inglês), do autor Sean Ellis, criador do conceito. Há diversos casos de estudo de empresas, além dos já citados acima. Esperamos que seus estudos ajudem você a aplicar essa filosofia ao seu empreendimento e alavanquem seus resultados com o crescimento acelerado.

Quer conhecer mais conceitos de marketing e empreendedorismo? Siga-nos em nossas redes sociais! Estamos no Facebook e no Twitter.

[eBook grátis] Saiba como melhorar o desempenho do seu website para alcançar melhores resultados. Baixe aqui!

ASSINE A NEWSLETTER

Blog

Site mobile ou para desktop? Qual a melhor opção para minha empresa?

Entenda as diferenças entre site mobile e para desktop e faça sua escolha! ...

21 dE março, 2017
Blog

Saiba como o Inbound Marketing pode ajudar sua startup a crescer

Entenda por quê o Inbound é a melhor solução para a sua startup...

14 dE março, 2017
Blog

Como usar o design do site para atrair mais clientes

Confira as dicas para criar um site com design vendedor...

7 dE março, 2017
Blog

Conteúdo multimídia: 4 materiais que não podem faltar na sua estratégia de marketing

Diversifique seu conteúdo para atrair mais clientes!...

1 dE março, 2017
Blog

Netnografia: uma poderosa arma para o marketing digital

Conquiste grandes vantagens competitivas através das análises da netnografia...

16 dE fevereiro, 2017
Blog

Benchmark: 5 lições importantes para aprender com os concorrentes

Descubra como a concorrência pode ser sua aliada!...

14 dE fevereiro, 2017
Blog

Como fazer o monitoramento da reputação da sua marca?

Saiba o que as pessoas estão falando da sua empresa...

8 dE fevereiro, 2017
Blog

CTA: entenda o que é e aumente a sua taxa de conversão!

Como criar chamadas certeiras para engajar a audiência...

7 dE fevereiro, 2017
Blog

Comunicação interna: ferramentas digitais para interagir com seus funcionários

Entenda como grandes empresas utilizam ferramentas para se comunicarem internamente ...

1 dE fevereiro, 2017
Blog

4 dicas infalíveis para atrair leads

Saiba como aumentar a sua base de contatos ...

31 dE janeiro, 2017
Blog

O uso do hotsite na comunicação corporativa: case Petrobras

Como utilizar um hotsite para comunicar ações específicas ...

25 dE janeiro, 2017
Blog

Saiba por que a gestão de marca é fundamental para os negócios!

Aprenda a diferenciar sua marca da concorrência ...

24 dE janeiro, 2017
Blog

A Comunicação na era digital: diálogos com diferentes públicos

Confira o primeiro post da série Comunicação Corporativa ...

18 dE janeiro, 2017
Blog

Growth Hacking: entenda o crescimento acelerado das startups

Conheça mais sobre a técnica que pode alavancar o seu negócio ...

17 dE janeiro, 2017
Blog

Planejamento de marketing digital para 2017: o que não pode faltar?

O plano de marketing da sua empresa está completo? Confira! ...

10 dE janeiro, 2017
Blog

O que é funil de vendas e quais são as suas etapas?

Entenda mais sobre um dos principais conceitos do marketing digital...

3 dE janeiro, 2017
Blog

Tendências de conteúdo para 2017

Saiba o que surge, o que fica e o que não deve continuar!...

21 dE dezembro, 2016
Blog

Tendências de marketing digital para 2017: saiba como traçar sua estratégia!

Comece o ano fazendo as melhores escolhas!...

6 dE dezembro, 2016
Blog

Como escolher uma agência de marketing digital para a sua empresa?

Faça a escolha certa para divulgar o seu negócio...

6 dE dezembro, 2016
Blog

Lead scoring: saiba o que é e por que sua empresa precisa utilizá-lo

Classifique seus leads para atingir melhores resultados...

29 dE novembro, 2016
Blog

Como criar engajamento em torno do seu conteúdo

Melhore o relacionamento com seu público através de conteúdo relevante...

24 dE novembro, 2016
Blog

Estratégias de marketing digital: 4 mitos que você precisa esquecer

Fuja das armadilhas e monte uma estratégia de sucesso!...

22 dE novembro, 2016
Blog

Como a automação de marketing pode aumentar o ROI do meu negócio?

Saiba mais sobre a técnica que pode multiplicar seus resultados...

17 dE novembro, 2016
Blog

Como aumentar prospecção de clientes na internet

Acabe já com a ociosidade da sua equipe de vendas...

7 dE novembro, 2016
Blog

Inspire-se: Como uma pequena empresa de piscina virou líder de mercado durante a crise

Conheça um case de sucesso do marketing digital...

6 dE novembro, 2016
Blog

O que o Marketing Digital pode fazer por você?

Faça o nosso teste e descubra...

4 dE novembro, 2016
Blog

Como criar um relacionamento com prospects para torná-los clientes

Saiba como planejar um ciclo de compras...

3 dE novembro, 2016
Blog

Simulação de ROI e avaliação de investimento em marketing

Como calcular e interpretar os resultados do seu investimento...

2 dE novembro, 2016
Blog

Adwords X Conteúdo: qual é melhor opção para o seu negócio?

Os prós e os contras das formas de divulgar seu site ou blog...

1 dE novembro, 2016
Blog

Como preparar seu site para vender mais

Transforme o seu site em uma máquina de vendas...

25 dE outubro, 2016