NOSSO BLOG>

Conteúdos especializados, ebooks e dicas de marketing digital, design e usabilidade

29 dE abril, 2016
site mobile

Mobile First: porque o celular é peça fundamental na sua estratégia de negócios

Entenda a importância de planejar o seu website considerando a navegação em dispositivos móveis

Se você navega na internet prestando atenção em design, já deve ter percebido que alguns sites apresentam menu retrátil, aquele que “aparece” quando se passa o mouse em cima (normalmente representado por três tracinhos na lateral da home). Este é um exemplo de recurso importado dos celulares. Além de tornar o site mais simples e elegante, faz com que sites sejam facilmente visualizados no mobile, pois é um menu conciso e facilmente navegável em smartphones.

O motivo dessa preocupação é óbvio: se você não tem um site adaptável às telas dos celulares, provavelmente está perdendo oportunidades de negócio ou, no mínimo, deixando escapar muitas chances de se conectar com seu cliente ou visitante. E essa é a missão número um de qualquer site, não é mesmo?

O Google já constatou que hoje o acesso via mobile é mais popular que por qualquer outra plataforma. Em função disso, já fez adaptações nos seus algoritmos e resolveu priorizar na sua busca os sites com boas versões mobile. O Google tem obsessão em dar ao seu usuário a melhor experiência possível porque descobriu que navegações fáceis ajudam a manter o usuário por mais tempo na página, o que significa vender mais e visualizar mais seus anúncios.

Com a sua empresa não é diferente. Na dúvida, siga o que o Google faz porque ele gasta milhões de dólares descobrindo o que o internauta prefere e como ganhar dinheiro com isso. No ano passado, por exemplo, suas pesquisas com usuário brasileiro descobriram que houve aumento de 112% no volume de acesso via mobile, com crescimento de 74% nas taxas de conversão em transações pela internet. A pesquisa mostrou que quase 80% dos internautas obtém pelo celular informações acerca do produto que estão prestes a comprar, inclusive quando estão na loja física. Enquanto estão falando dentro da loja, pesquisam no telefone.

Outro dado importante é o uso de múltiplos dispositivos sequencialmente, e até simultaneamente, durante o dia. Quantas vezes estamos no computador navegando no celular ao mesmo tempo? Ou na frente da TV enquanto olhamos as redes sociais? Por isso, mobile first é uma tendência e uma prática irreversível.

Mas apenas incluir o celular no seu business plan não é suficiente. É preciso que a equipe de design o coloque como prioridade. É comum a equipe pensar primeiro no site para uma grande tela, criar um layout lindo, arquitetura robusta, submenus enriquecidos, etc, para depois pensar em como adaptar tudo isso para o celular. Na maioria das vezes, não funciona bem. É um tal de corta conteúdo aqui e ali para caber em tela menor que a experiência acaba ficando pobre e capenga.

Cada device tem suas características e funcionalidades próprias, que são utilizadas pelo internauta em função do momento. Navegar em frente a uma mesa é completamente diferente de acessar a internet de dentro de um carro, no meio do trânsito ou andando pela rua. Coisas que funcionam muito bem num desktop podem proporcionar uma péssima experiência no celular. É preciso pensar os elementos e funcionalidades em diferentes acessos, cuja aparição varie de acordo com as condições do usuário.

Para entender como isso acontece no seu website, basta olhar as estatísticas de acesso para e analisar as informações que ajudarão a melhorar a experiência do seu visitante. Uma dos dados disponíveis no Google Analytics é o tipo de device utilizado, assim como local de acesso, sistema operacional, browser, taxa de rejeição, etc.

Conhecer seu usuário pode ajudar muito a tornar seu site uma poderosa arma de venda, branding e relacionamento com seu cliente.

Mas o mundo ideal muitas vezes fica num planeta distante. Se seu site não foi pensado desta forma, a primeira coisa é checar se ele se adapta a telas móveis. Para isso, existe um teste de compatibilidade do Google que permite que você coloque sua URL e veja como seu site aparece.

Se ele estiver mal planejado, é possível aproveitar o site atual e criar uma versão mobile. Isso pode ser feito de forma rápida e com investimento relativamente baixo, se comparado ao investimento para redesenho e desenvolvimento integral de uma nova versão.

Se precisar de ajuda, entre em contato conosco. Nossa equipe está pronta para ajudá-lo a encontrar a melhor solução para tornar seu site uma poderosa ferramenta para a sua empresa.

[eBook grátis] Saiba como melhorar o desempenho do seu website para alcançar melhores resultados. Baixe aqui!

ASSINE A NEWSLETTER

Blog

Orçamento de marketing: como definir?

Saiba como investir em suas campanhas de comunicação...

17 dE maio, 2017
Blog

Como fazer um pitch que desperte a atenção?

Tudo o que você precisa para vender bem uma ideia...

9 dE maio, 2017
Blog

Company Page no LinkedIn: saiba como destacar a sua empresa!

Entenda como usar a Company Page do LinkedIn para falar com seu público...

3 dE maio, 2017
Blog

Link Building: 4 dicas para alavancar a sua estratégia digital

Como ganhar relevância e ser melhor ranqueado através de link building...

25 dE abril, 2017
Blog

Fluxo de nutrição: dicas que realmente funcionam!

O acompanhamento ideal para os seus leads até que eles se tornem clientes...

18 dE abril, 2017
Blog

SAC 2.0: tudo o que você precisa saber sobre o atendimento pelas redes sociais

Como otimizar o atendimento aos seus clientes...

13 dE abril, 2017
Blog

Usabilidade do site: como ela influencia os indicadores de desempenho?

Como tornar o site da sua empresa user-friendly...

6 dE abril, 2017
Blog

MQL x SQL: entenda as diferenças entre leads de marketing e vendas

Segmente seu público para obter melhores resultados!...

28 dE março, 2017
Blog

Qual é a função de um blog?

Conheça os benefícios e a função de um blog corporativo ...

24 dE março, 2017
Blog

Site mobile ou para desktop? Qual a melhor opção para minha empresa?

Entenda as diferenças entre site mobile e para desktop e faça sua escolha! ...

21 dE março, 2017
Blog

Saiba como o Inbound Marketing pode ajudar sua startup a crescer

Entenda por quê o Inbound é a melhor solução para a sua startup...

14 dE março, 2017
Blog

Como usar o design do site para atrair mais clientes

Confira as dicas para criar um site com design vendedor...

7 dE março, 2017
Blog

Conteúdo multimídia: 4 materiais que não podem faltar na sua estratégia de marketing

Diversifique seu conteúdo para atrair mais clientes!...

1 dE março, 2017
Blog

Netnografia: uma poderosa arma para o marketing digital

Conquiste grandes vantagens competitivas através das análises da netnografia...

16 dE fevereiro, 2017
Blog

Benchmark: 5 lições importantes para aprender com os concorrentes

Descubra como a concorrência pode ser sua aliada!...

14 dE fevereiro, 2017
Blog

Como fazer o monitoramento da reputação da sua marca?

Saiba o que as pessoas estão falando da sua empresa...

8 dE fevereiro, 2017
Blog

CTA: entenda o que é e aumente a sua taxa de conversão!

Como criar chamadas certeiras para engajar a audiência...

7 dE fevereiro, 2017
Blog

Comunicação interna: ferramentas digitais para interagir com seus funcionários

Entenda como grandes empresas utilizam ferramentas para se comunicarem internamente ...

1 dE fevereiro, 2017
Blog

4 dicas infalíveis para atrair leads

Saiba como aumentar a sua base de contatos ...

31 dE janeiro, 2017
Blog

O uso do hotsite na comunicação corporativa: case Petrobras

Como utilizar um hotsite para comunicar ações específicas ...

25 dE janeiro, 2017
Blog

Saiba por que a gestão de marca é fundamental para os negócios!

Aprenda a diferenciar sua marca da concorrência ...

24 dE janeiro, 2017
Blog

A Comunicação na era digital: diálogos com diferentes públicos

Confira o primeiro post da série Comunicação Corporativa ...

18 dE janeiro, 2017
Blog

Growth Hacking: entenda o crescimento acelerado das startups

Conheça mais sobre a técnica que pode alavancar o seu negócio ...

17 dE janeiro, 2017
Blog

Planejamento de marketing digital para 2017: o que não pode faltar?

O plano de marketing da sua empresa está completo? Confira! ...

10 dE janeiro, 2017
Blog

O que é funil de vendas e quais são as suas etapas?

Entenda mais sobre um dos principais conceitos do marketing digital...

3 dE janeiro, 2017
Blog

Tendências de conteúdo para 2017

Saiba o que surge, o que fica e o que não deve continuar!...

21 dE dezembro, 2016
Blog

Tendências de marketing digital para 2017: saiba como traçar sua estratégia!

Comece o ano fazendo as melhores escolhas!...

6 dE dezembro, 2016
Blog

Como escolher uma agência de marketing digital para a sua empresa?

Faça a escolha certa para divulgar o seu negócio...

6 dE dezembro, 2016
Blog

Lead scoring: saiba o que é e por que sua empresa precisa utilizá-lo

Classifique seus leads para atingir melhores resultados...

29 dE novembro, 2016
Blog

Como criar engajamento em torno do seu conteúdo

Melhore o relacionamento com seu público através de conteúdo relevante...

24 dE novembro, 2016