NOSSO BLOG>

Conteúdos especializados, ebooks e dicas de marketing digital, design e usabilidade

21 dE março, 2017
site mobile ou para desktop

Site mobile ou para desktop? Qual a melhor opção para minha empresa?

Entenda as diferenças entre site mobile e para desktop e faça sua escolha!

Chegou o momento de sua empresa conquistar a tão almejada presença online e ela ainda não tem um site? Não se preocupe! Você encontrou este conteúdo no melhor momento possível, já que a criação de uma página não é simples como parece. Já pensou, por exemplo, se a empresa deve ter um site mobile ou para desktop?

Essa questão é primordial para que as futuras estratégias de marketing digital gerem resultados mais eficientes, com maior foco nas características do seu público-alvo. Portanto, para te ajudar a decidir pela opção mais adequada para o seu negócio, apresentaremos os conceitos e as vantagens dos sites mobile e para desktop. Confira!

O que é site mobile?

Um site mobile (também conhecido por web app), como o próprio nome já diz, é um formato de página desenvolvido especificamente para dispositivos móveis, como os populares smartphones e tablets.

Caso você já tenha lido sobre sites responsivos, talvez esteja se perguntando sobre a utilidade de um site mobile se a responsividade pode atender a uma mesma demanda? Embora ambos os formatos carreguem em dispositivos móveis, existem peculiaridades do site mobile que podem ser determinantes.

O site mobile é completamente distinto e deve ser gerenciado isoladamente, diferente da responsividade, na qual uma página possui um layout que se adapta a todo tipo de tela. E, por falar em layout, como o site mobile é desenvolvido exclusivamente para os dispositivos móveis, a navegação se torna muito mais prática para o usuário.

Quais são as vantagens e desvantagens de um site mobile?

A principal vantagem de um site mobile é que ele será desenvolvido para aparelhos utilizados por 95% dos usuários que acessam páginas da web (comScore). Ou seja, a sua empresa oferecerá uma experiência muito melhor para a maioria dos seus visitantes.

Uma prova de que a experiência do usuário possui grande valor é o fato de que as grandes lojas de departamentos, como Walmart, Submarino e Extra, possuem suas versões de site mobile para que seus consumidores consigam ter uma experiência melhor enquanto procuram pelos produtos.

A desvantagem, no entanto, está no fato de que público que navega por meio de desktops não poderá acessar o site. Além disso, a manutenção e a atualização do sistema são menos simples, assim como a indexação de conteúdos no site.

Como funciona um site para desktop?

Os sites para desktop representam o meio mais tradicional de navegar pela web, já que é um meio utilizado desde os primórdios da internet e até por isso é uma tecnologia com a qual a maior parte dos usuários já está acostumada.

Quanto ao funcionamento, o layout de um site para desktop é desenvolvido para telas de PCs e notebooks, sendo ideal para aplicações gráficas, planilhas eletrônicas, jogos etc. Se a sua empresa está em busca de uma interação maior com o público, o formato para desktop não pode ser ignorado — segundo o IBGE, os PCs estão presentes em 76,6% das residências.

Quais são as vantagens e desvantagens de um site para desktop?

A maior desvantagem do site para desktop, em pleno auge dos smartphones, sempre foi o seu desempenho em aparelhos móveis. O layout pode ficar confuso, as páginas não carregam por completo e os botões apresentam falhas, fazendo com que muitos usuários desistam de navegar.

Porém, a vantagem é que esse problema pode ser sanado com o desenvolvimento de um site com design responsivo. Esse tipo de design permite que uma página para desktop se adeque a qualquer tipo de tela, inclusive as de smartphones.

É possível utilizar os dois formatos?

Sem dúvidas! Como ambos os formatos possuem seus prós e contras, a escolha pode ser mais difícil para uma empresa. Porém, a boa notícia é que é possível investir em site mobile e para desktop simultaneamente. Tudo depende dos seus objetivos.

Por outro lado, você deverá estar ciente de que serão dois sites distintos e que serão gerenciados separadamente — e isso exigirá um maior investimento financeiro.

Então, gostou do nosso conteúdo? Quer ficar por dentro de mais conteúdos como esses? Então, curta a nossa página no Facebook.

[eBook grátis] Como aumentar vendas em tempos de crise: o que o marketing digital pode oferecer. Baixe aqui!

ASSINE A NEWSLETTER

Blog

Instagram para negócios: 6 dicas para um perfil de sucesso

Como melhorar o desempenho do Instagram da sua empresa ...

6 dE junho, 2017
Blog

Geomarketing: entenda como essa estratégia pode aumentar as suas vendas

Saiba como vender a partir de dados de localização dos usuários ...

30 dE maio, 2017
Blog

Quer reter clientes? É hora de investir em Inbound Marketing!

Entenda como o Inbound pode ajudar sua empresa a reter clientes...

23 dE maio, 2017
Blog

Orçamento de marketing: como definir?

Saiba como investir em suas campanhas de comunicação...

17 dE maio, 2017
Blog

Como fazer um pitch que desperte a atenção?

Tudo o que você precisa para vender bem uma ideia...

9 dE maio, 2017
Blog

Company Page no LinkedIn: saiba como destacar a sua empresa!

Entenda como usar a Company Page do LinkedIn para falar com seu público...

3 dE maio, 2017
Blog

Link Building: 4 dicas para alavancar a sua estratégia digital

Como ganhar relevância e ser melhor ranqueado através de link building...

25 dE abril, 2017
Blog

Fluxo de nutrição: dicas que realmente funcionam!

O acompanhamento ideal para os seus leads até que eles se tornem clientes...

18 dE abril, 2017
Blog

SAC 2.0: tudo o que você precisa saber sobre o atendimento pelas redes sociais

Como otimizar o atendimento aos seus clientes...

13 dE abril, 2017
Blog

Usabilidade do site: como ela influencia os indicadores de desempenho?

Como tornar o site da sua empresa user-friendly...

6 dE abril, 2017
Blog

MQL x SQL: entenda as diferenças entre leads de marketing e vendas

Segmente seu público para obter melhores resultados!...

28 dE março, 2017
Blog

Qual é a função de um blog?

Conheça os benefícios e a função de um blog corporativo ...

24 dE março, 2017
Blog

Site mobile ou para desktop? Qual a melhor opção para minha empresa?

Entenda as diferenças entre site mobile e para desktop e faça sua escolha! ...

21 dE março, 2017
Blog

Saiba como o Inbound Marketing pode ajudar sua startup a crescer

Entenda por quê o Inbound é a melhor solução para a sua startup...

14 dE março, 2017
Blog

Como usar o design do site para atrair mais clientes

Confira as dicas para criar um site com design vendedor...

7 dE março, 2017
Blog

Conteúdo multimídia: 4 materiais que não podem faltar na sua estratégia de marketing

Diversifique seu conteúdo para atrair mais clientes!...

1 dE março, 2017
Blog

Netnografia: uma poderosa arma para o marketing digital

Conquiste grandes vantagens competitivas através das análises da netnografia...

16 dE fevereiro, 2017
Blog

Benchmark: 5 lições importantes para aprender com os concorrentes

Descubra como a concorrência pode ser sua aliada!...

14 dE fevereiro, 2017
Blog

Como fazer o monitoramento da reputação da sua marca?

Saiba o que as pessoas estão falando da sua empresa...

8 dE fevereiro, 2017
Blog

CTA: entenda o que é e aumente a sua taxa de conversão!

Como criar chamadas certeiras para engajar a audiência...

7 dE fevereiro, 2017
Blog

Comunicação interna: ferramentas digitais para interagir com seus funcionários

Entenda como grandes empresas utilizam ferramentas para se comunicarem internamente ...

1 dE fevereiro, 2017
Blog

4 dicas infalíveis para atrair leads

Saiba como aumentar a sua base de contatos ...

31 dE janeiro, 2017
Blog

O uso do hotsite na comunicação corporativa: case Petrobras

Como utilizar um hotsite para comunicar ações específicas ...

25 dE janeiro, 2017
Blog

Saiba por que a gestão de marca é fundamental para os negócios!

Aprenda a diferenciar sua marca da concorrência ...

24 dE janeiro, 2017
Blog

A Comunicação na era digital: diálogos com diferentes públicos

Confira o primeiro post da série Comunicação Corporativa ...

18 dE janeiro, 2017
Blog

Growth Hacking: entenda o crescimento acelerado das startups

Conheça mais sobre a técnica que pode alavancar o seu negócio ...

17 dE janeiro, 2017
Blog

Planejamento de marketing digital para 2017: o que não pode faltar?

O plano de marketing da sua empresa está completo? Confira! ...

10 dE janeiro, 2017
Blog

O que é funil de vendas e quais são as suas etapas?

Entenda mais sobre um dos principais conceitos do marketing digital...

3 dE janeiro, 2017
Blog

Tendências de conteúdo para 2017

Saiba o que surge, o que fica e o que não deve continuar!...

21 dE dezembro, 2016
Blog

Tendências de marketing digital para 2017: saiba como traçar sua estratégia!

Comece o ano fazendo as melhores escolhas!...

6 dE dezembro, 2016