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6 dE abril, 2017
usabilidade

Usabilidade do site: como ela influencia os indicadores de desempenho?

Como tornar o site da sua empresa user-friendly

Você já parou pra pensar no quanto a sua página, estrutural e funcionalmente, está contribuindo para aprimorar a experiência do usuário? A usabilidade do site é muito influente em termos de resultados: tanto a falta de conversões como a recorrência delas dentro do site podem estar relacionadas a isso.

O termo usabilidade vem ganhando força e não é para menos. Afinal, para que serve uma página rica em estética e pobre em funcionalidade? É como adquirir uma Ferrari sem o motor; é se encantar pela beleza e se decepcionar com o conteúdo — mais precisamente, com a falta dele.

Quando o consumidor acessa um site, decerto ele espera que a experiência durante a navegação seja não apenas satisfatória, mas incrível ao ponto de ser adicionado nos favoritos, receber novas visitas e ser recomendado à sua rede de contatos.

Como você já deve ter percebido, este post tem como objetivo abordar a importância da usabilidade em um site da web e de que modo determinados detalhes influenciam no seu desempenho.

Ficou interessado? Então, vamos prosseguir!

Qual a relevância da usabilidade do site em números?

Caso ainda tenha dúvidas ou necessite de números que justifiquem tamanha importância da usabilidade, acompanhe as seguintes constatações apresentadas nos estudos: The State of Content: Rules of Engagement for 2016 e Expectations on the Rise, produzidos e divulgados pela Adobe.

  • 54% dos consumidores consideram importantes certos aspectos e elementos, como: design, layout e fotografias;
  • dentro de um curto espaço de tempo para consumo, 66% deles preferem acessar um conteúdo com design notável que algo simples e minimalista;
  • nos casos em que o conteúdo não é exibido adequadamente na tela do dispositivo, as chances do usuário abandonar o site é de aproximadamente 80%;
  • 39% dos seus visitantes fecharão a página se ela demorar muito para carregar — o mesmo vale para as falhas no carregamento de imagens.

Esses são apenas alguns exemplos de situações ligadas à experiência do usuário que, como demonstram os índices, influenciam diretamente no tráfego, nas interações e conversões dentro da página.

Em outras palavras: um site user-friendly (amigável ao usuário) tem muito mais a ganhar do que sites comuns, que acabam deixando transparecer, aos consumidores, mesmo que por engano, certo desprezo em oferecer o melhor a eles.

Vale lembrar que o design de um site não está estritamente ligado à estética e sim à funcionalidade.

O que caracteriza um site user-friendly?

1. Informações

Tomemos como referência este relatório, elaborado pela KoMarketing, cuja base é formada por enquetes respondidas por clientes B2B (business-to-business ou comércio entre empresas).

Nela é relatado que 44% dos participantes da enquete disseram já ter abandonado o site de um vendedor porque sentiram falta de informações básicas de contato. Além disso, 54% dos clientes consideram que a falta dessas informações reduz a credibilidade do site.

Em relação aos tipos de informações que os usuários mais querem ver ao acessar o site, destacam-se:

  • produtos e serviços (86%);
  • dados para contato (64%);
  • informações sobre a empresa (52%);
  • depoimentos (27%).

A conclusão desses indicadores é que a informação é essencial para transmitir credibilidade, confiança e enfatizar a boa reputação.

2. Design clean

Isto é, o site que possui um design limpo e livre do excesso de informações desnecessárias, como: categorias, dados de redes sociais, páginas recomendadas, etc.

Muitas vezes, as inúmeras opções dentro de uma única página tornam a navegação mais confusa e distrativa, sem contar que ela torna o carregamento mais lento.

3. Complexidade de navegação

Por quantos caminhos o consumidor precisa percorrer até conseguir finalizar uma compra? O ideal é que efetuar uma compra não seja um encargo, pois a vantagem de comprar on-line é justamente a praticidade.

É fundamental que o processo seja facilitado, sobretudo para o visitante que já tem em mente o objetivo de comprar.

Da mesma forma, todas as páginas do site devem ser claras no sentido de simplificar a navegação, permitir que seja fácil encontrar o que se procura. Talvez esse seja um dos aspectos de usabilidade do site que mais influencia na taxa de conversão.

No mais, esperamos que todas as informações tenham colaborado para a otimização do seu site. Caso tenha dúvidas ou algo a acrescentar, deixe o seu comentário logo abaixo!

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