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16 dE agosto, 2016
como medir roi

Você sabe como medir ROI? Aprenda aqui!

Saiba como calcular o retorno sobre investimento do seu negócio

Um grande diferencial do marketing digital em relação ao marketing tradicional é o amplo domínio que se pode ter das métricas relacionadas às ações implementadas on-line.

A seleção das métricas que mais fazem sentido para cada situação é uma responsabilidade do gestor. As possibilidades são inúmeras, mas é necessário fazer uma escolha criteriosa para focar nas poucas e mais relevantes métricas para o negócio em questão.

Embora cada situação deva ser analisada de forma individualizada, algumas métricas costumam aparecer no planejamento de quase toda organização que realiza ações de marketing digital. Uma dessas métricas é o ROI, que indica o retorno dos investimentos realizados.

Nenhuma surpresa que um indicador com essa importância seja tão frequentemente usado, não é verdade? Hoje vamos falar mais sobre ele.

O que é ROI?

ROI é uma sigla para a expressão em inglês return on investment. Em português, significa retorno sobre o investimento. A definição não foge muito do que o próprio nome revela: a métrica do ROI serve para que seja possível medir o valor financeiro obtido como retorno para cada unidade monetária investida.

Mais objetivamente, no nosso contexto, o ROI responde com precisão quantos reais são faturados para cada real investido em uma determinada campanha ou ação de marketing.

Entender esse resultado é importante para o seu negócio? Então aprenda, a seguir, como calcular o ROI das suas ações de marketing:

Como medir o ROI?

Costuma-se aceitar que uma campanha teve ROI positivo quando o valor gerado em vendas é suficiente, pelo menos, para cobrir os custos do investimento — embora o cenário ideal seja de vários reais gerados para cada real investido.

Cada organização pode, ainda, incluir na sua fórmula de cálculo do seu ROI fatores relacionados à margem de lucro dos seus produtos ou serviços (vale lembrar que um e-commerce tem margens muito mais apertadas do que um SaaS, por exemplo). Essas variáveis devem ser definidas pelos gestores para que sejam utilizados parâmetros adequados à realidade da sua empresa.

De forma geral, a fórmula mais aceita para o cálculo do ROI é a seguinte:

ROI = (retorno do investimento – custo do investimento) ÷ custo do investimento

Isso significa dizer que você vai considerar o retorno total do investimento subtraído do valor investido para encontrar o valor absoluto que resultou de uma ação ou campanha específica. Em seguida, você vai dividir esse valor pelo custo do investimento para encontrar a razão — que, nesse caso, corresponderá ao ROI efetivo.

Opcionalmente, você pode multiplicar o resultado por 100 para que o valor seja expresso em porcentagem, caso você prefira esse formato.

Um exemplo de cálculo do ROI

Para clarear o entendimento, vejamos um exemplo: digamos que um e-commerce tenha investido R$ 1.000,00 em um campanha do Google AdWords, tendo como resultado um faturamento de R$ 8.500,00. Aplicando a fórmula, teremos:

ROI = (R$ 8.500,00 – R$ 1.000,00) ÷ R$ 1.000,00

Nesse caso, o ROI será o número absoluto de 7,50, ou 750%, caso você prefira utilizar o formato percentual.

Em um cenário mais realista, seria adequado incluir a margem de lucro da loja nesse cálculo. Vamos considerar que esta seja de 40%, o que deixaria a fórmula da seguinte maneira:

ROI = (R$ 8.500,00 – R$ 1.000,00 × 0,4) ÷ R$ 1.000,00

Nesse caso, o ROI seria 3 ou 300%.

Agora você sabe como medir ROI! Ficou com alguma dúvida sobre o cálculo? Então deixe um comentário e compartilhe as suas questões com a gente!

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