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Blog ou site: entenda a função e a importância de cada um
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Muitas empresas que planejam sua presença na internet pensam apenas na construção de um site para apresentar seus produtos ou serviços. Dependendo do negócio, as redes sociais também entram no planejamento. Mas há uma ferramenta essencial do marketing digital que muitas vezes é esquecida: o blog.
Você tem dúvidas entre optar por um blog ou site para sua empresa? Acompanhe este post para entender as diferenças e a função do blog, do site e da importância de cada um.
O site é o principal canal para apresentar a empresa, os produtos e serviços, os principais clientes, as principais conquistas. É importante mostrar as informações com clareza e objetividade, e oferecer uma navegação simples para o usuário para que ele conheça sua instituição e encontre o que deseja.
Oferecer uma boa experiência e usar as palavras-chave certas para o seu negócio são ações primordiais para conquistar uma boa posição no Google e, consequentemente, atrair tráfego e potenciais clientes. Além disso, para tornar o site institucional um canal de vendas eficaz, uma informação que deve ser facilmente encontrada é o contato da empresa. Dependendo do negócio, será um formulário de fale conosco, de orçamento ou demonstração gratuita.
Embora você deva manter o site sempre atualizado, a frequência de inserção de conteúdos é definitivamente menor que a do blog — eis a grande diferença entre eles.
A produção de conteúdos para o blog é frequente (deixá-lo parado não trará resultado nenhum). Por isso, é importante ter um planejamento específico para esse canal, que é a base para uma estratégia de marketing de conteúdo.
A função do blog, e seu grande potencial, é a criação de autoridade na internet sobre o mercado em que sua instituição atua. Se produzir conteúdos bons e relevantes sobre o que você domina, as pessoas chegarão até o blog por meio de recomendações e, principalmente, da busca do Google, onde provavelmente sua empresa estará bem ranqueada por ser referência no assunto.
Com isso, você tem uma ferramenta efetiva para geração de leads (empresas que adotam o marketing de conteúdo geram 5 vezes mais leads!). Quando chegam ao seu blog, os usuários conhecem sua instituição e começam a se interessar pelo que você tem a dizer. Se conquistar sua confiança e captar seu e-mail, o usuário se transforma em lead e será, aos poucos, educado sobre seus produtos e despertado para a compra.
Não podemos afirmar que blog ou site seja melhor, pois a escolha depende da estratégia de marketing e da capacidade de produzir conteúdos. Muitas empresas estão aderindo às 2 soluções, já que são complementares.
O caráter estático do site faz com que o usuário visite a página, veja o que lhe interessa e não volte mais tão cedo. Dessa forma, o site deixa de engajar potenciais clientes e perde relevância em SEO por atrair menos visitantes. É por isso que o blog, com atualização constante, é essencial.
Para tornar a parceria entre blog e site ainda mais eficaz, é interessante que um canal leve ao outro — desde que o link seja relevante para o usuário. Por exemplo: um post que explique os benefícios de determinada tecnologia pode ter um link para a página de cases no site. Assim, o usuário navega por mais páginas e conhece melhor suas soluções.
Ainda está com dúvidas sobre a função do blog ou do site? Então deixa um comentário e compartilhe suas questões com a gente!
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