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Comunicação interna: ferramentas digitais para interagir com seus funcionários
Entenda como grandes empresas utilizam ferramentas para se comunicarem internamente
No fim de 2016, o jornal Valor Econômico publicou uma edição especial sobre comunicação corporativa, abordando o tema sociedade digital: empresas ampliam conexão com sus diferentes públicos. No início de 2017, o iDIGO está publicando uma série de posts aqui no blog com as principais tendências, reflexões, cases e conclusões apresentadas no debate, na edição do Valor Econômico, restrita a assinantes.
A seguir, o terceiro post da série: “Comunicação corporativa”.
A sociedade digital impacta diretamente a relação da empresa com um de seus principais públicos: seus funcionários. Não importa se a empresa está em fase de boas notícias ou atravessando algum momento difícil, manter funcionários informados e engajados em torno dos objetivos da empresa é ponto essencial para o sucesso de qualquer organização.
No momento atual, com o país atravessando situações críticas e de crise, muitas vezes é preciso lidar com as informações de forma ágil e transparente. Há necessidade de que os empregados sejam sempre informados em primeira mão ou ao mesmo tempo que os demais interlocutores sobre os acontecimentos relevantes para a companhia.
Nesse objetivo, vale utilizar várias ferramentas e plataformas, que incluem sites, intranets e redes sociais, que podem ser exclusivas da empresa ou algum canal fechado de redes existentes. Há também as formas tradicionais e de extrema relevância como encontros presenciais, e-mails corporativos, boletins, etc. Cada empresa busca seu mix de canais de acordo com a cultura interna e objetivos específicos da comunicação.
A alemã Henkel, por exemplo, multinacional que atua no setor químico, com 50 mil colaboradores em mais de 120 países, desenvolveu um novo canal de diálogo pela rede social. Segundo Fábio Mincarelli Monfrin, head de comunicação corporativa da subsidiária brasileira, em 2015 a empresa lançou uma rede social interna, Yammer, que possibilita o contato direto com os executivos da companhia e tem atualmente cerca de 24 mil usuários. “Em um ano de funcionamento, há diversos exemplos de como o uso de uma rede social aumentou a colaboração entre equipes, troca de informações e o ganho de eficiência”.
O principal obstáculo para as empresas é reverter imagens negativas é a propagação de informações, o que foi acelerado na era das mídias digitais. “A internet traz a oportunidade de agir rapidamente, por isso temos que estar preparados. Inclusive os líderes, para que possam se antecipar a qualquer situação crítica. Desta maneira, terão subsídios para serem transparentes com os colaboradores, evitando assim qualquer ruído”, afirma Maria Regina César, diretora Do Grupo ABC, grupo que reúne 15 empresas, controladas pelo Grupo americano Omnicom .
Cada plataforma tem seus objetivos específicos, para níveis diferentes de comunicação que podem utilizar portais, vídeos, e-mails, etc e diversos frequências de atualização e transmissão. “As notícias correm rápido e os funcionários devem ser os primeiros a saber”, afirma Patrícia Coimbra, diretora da Sul América.
A OAS, em plena crise da Lava-Jato, vem usando os canais de comunicação interna como verdadeiras vitrines vivas das ações da empresa. O objetivo foi dar maior visibilidade às políticas de sustentabilidade, responsabilidade social e de recuperação judicial. Para o público interno, três ações foram adotadas: gravação de vídeos com mensagens do presidente, reuniões presenciais da diretoria e um encontro com o presidente, abrindo espeço para apresentar desafios estratégicos para os negócios da empresa.
Outra grande aliada das empresas em integrar e engajar seus funcionários é a intranet. Esse canal digital permite às empresas fornecer informações institucionais e de utilidades para os funcionários como consultas de cardápios, contracheques, políticas da empresa, etc. A intranet também ajuda a conscientizar funcionários e criar uma cultura interna forte.
Empresas como a IBM, por exemplo, usam como muita eficácia intranets e canais digitais para fazer a gestão interna de conhecimento, criar canais ao vivo de troca de ideias para inovação e incentivar seus funcionários a colaborar com a empresa trazendo e premiando ideias que possam ajudar a empresa a evoluir no seu negócio.
Cabe a cada empresa estudar suas necessidades específicas e criar seus canais mais adequados de engajamento e divulgação. Sempre importante lembrar que um dos canais mais fortes de qualquer empresa é a famosa “rádio-corredor”, onde informações não divulgadas de forma estruturada pelas empresas ganham peso e muitas vezes alimentam fofocas e informações internas incorretas, que podem trazer danos imensos para as empresas. Principalmente em uma época de sociedade altamente conectada e digital, onde informações internas ganham rapidamente divulgações externas indesejáveis e podem se tornar difíceis de administrar.
O iDIGO pode ajudar sua empresa a escolher a ferramenta certa para potencializar e engajar seus funcionários com os objetivos da empresa. Entra em contato e fale com nosso especialista. Comunicação digital é a nossa praia! Fale conosco.
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