NOSSO BLOG>

Conteúdos especializados, ebooks e dicas de marketing digital, design e usabilidade

1 dE fevereiro, 2017
comunicação interna intranet

Comunicação interna: ferramentas digitais para interagir com seus funcionários

Entenda como grandes empresas utilizam ferramentas para se comunicarem internamente

No fim de 2016, o jornal Valor Econômico  publicou uma edição especial sobre comunicação corporativa, abordando o tema sociedade digital: empresas ampliam conexão com sus diferentes públicos. No início de 2017, o iDIGO está publicando uma série de posts aqui no blog  com as principais tendências, reflexões, cases  e conclusões apresentadas no debate, na edição do  Valor Econômico, restrita a assinantes.

A seguir, o terceiro  post da série: “Comunicação corporativa”.

Como o uso de ferramentas digitais pode ajudar na comunicação interna

A sociedade digital impacta diretamente a relação da empresa com um de seus principais públicos: seus funcionários.  Não importa se a empresa está em fase de boas notícias ou atravessando algum momento difícil, manter funcionários informados e engajados em torno dos objetivos da empresa é ponto essencial para o sucesso de qualquer organização.

No momento atual, com o país atravessando situações críticas e  de crise, muitas vezes é preciso lidar com as informações de forma ágil e transparente. Há necessidade de que os empregados sejam sempre informados em primeira mão ou ao mesmo tempo que os demais interlocutores sobre os acontecimentos relevantes para a companhia.

Sites, intranets e redes sociais, o arsenal das empresas na comunicação interna

Nesse objetivo, vale utilizar várias ferramentas e plataformas, que incluem sites, intranets e redes sociais, que podem ser exclusivas da empresa ou algum canal fechado de redes existentes.  Há também as formas tradicionais e de extrema relevância como encontros presenciais, e-mails corporativos, boletins, etc. Cada empresa busca seu mix de canais de acordo com a cultura interna e objetivos específicos da comunicação.

A alemã Henkel, por exemplo, multinacional que atua no setor químico, com  50 mil colaboradores em mais de 120 países, desenvolveu um novo canal de diálogo pela rede social. Segundo Fábio Mincarelli Monfrin, head de comunicação corporativa da subsidiária brasileira, em 2015 a empresa lançou uma rede social interna, Yammer, que possibilita o contato direto com os executivos da companhia e tem atualmente cerca de 24 mil usuários. “Em um ano de funcionamento, há diversos exemplos de como o uso de uma rede social aumentou a colaboração entre equipes, troca de informações e o ganho de eficiência”.

Como escolher ferramentas digitais certas para a comunicação interna

O principal obstáculo para as empresas é reverter imagens negativas é a propagação de informações, o que foi acelerado na era das mídias digitais. “A internet traz a oportunidade de agir rapidamente, por isso temos que estar preparados. Inclusive os líderes, para que possam se antecipar a qualquer situação crítica. Desta maneira, terão subsídios para serem transparentes com os colaboradores, evitando assim qualquer ruído”, afirma Maria Regina César, diretora Do Grupo ABC, grupo que reúne 15 empresas, controladas pelo Grupo americano Omnicom .

Cada plataforma tem seus objetivos específicos, para níveis diferentes de comunicação que podem utilizar portais, vídeos, e-mails, etc e diversos frequências de atualização e transmissão. “As notícias correm rápido e os funcionários devem ser os primeiros a saber”, afirma Patrícia Coimbra, diretora da Sul América.

A OAS, em plena crise da Lava-Jato, vem usando os canais de comunicação interna como verdadeiras vitrines vivas das ações da empresa. O objetivo foi dar maior visibilidade às políticas de sustentabilidade, responsabilidade social e de recuperação judicial. Para o público interno, três ações foram adotadas: gravação de vídeos com mensagens do presidente, reuniões presenciais da diretoria e um encontro com o presidente, abrindo espeço para apresentar desafios estratégicos para os negócios da empresa.

Intranet, uma poderosa ferramenta digital de engajamento de funcionários

Outra grande aliada das empresas em integrar e engajar seus funcionários é a intranet. Esse canal digital permite às empresas fornecer informações institucionais e de utilidades para os funcionários como consultas de cardápios, contracheques, políticas da empresa, etc. A intranet também ajuda a conscientizar funcionários e criar uma cultura interna forte.

Empresas como a IBM, por exemplo, usam como muita eficácia intranets e canais digitais para fazer a gestão interna de conhecimento, criar canais ao vivo de troca de ideias para inovação e incentivar seus funcionários a colaborar com a empresa trazendo e premiando ideias que possam ajudar a empresa a evoluir no seu negócio.

Cabe a cada empresa estudar suas necessidades específicas e criar seus canais mais adequados de engajamento e divulgação. Sempre importante lembrar que um dos canais mais fortes de qualquer empresa é a famosa “rádio-corredor”, onde informações não divulgadas de forma estruturada pelas empresas ganham peso e muitas vezes alimentam fofocas e informações internas incorretas, que podem trazer danos imensos para as empresas. Principalmente em uma época de sociedade altamente conectada e digital, onde informações internas ganham rapidamente divulgações externas indesejáveis e podem se tornar difíceis de administrar.

O iDIGO pode ajudar sua empresa a  escolher a ferramenta certa para potencializar e engajar seus funcionários com os objetivos da empresa. Entra em contato e fale com nosso especialista. Comunicação digital é a nossa praia! Fale conosco.

[eBook grátis] Como aumentar vendas em tempos de crise: o que o marketing digital pode oferecer. Baixe aqui!

ASSINE A NEWSLETTER

Blog

Como contratar o influenciador digital certo para seu negócio

O passo a passo para encontrar o influenciador ideal...

3 dE julho, 2018
Blog

Google Adwords: 4 razões para investir já!

Listamos alguns motivos que farão você querer usar os anúncios no Google agora! ...

22 dE novembro, 2017
Blog

Por que a sua empresa precisa de um site institucional?

Entenda por quê é urgente criar uma página na internet para seu negócio ...

7 dE novembro, 2017
Blog

E-mail marketing: ainda vale a pena investir?

A ferramenta que pode trazer mais retorno do que se imagina ...

17 dE outubro, 2017
Blog

5 novas tendências de mídias sociais que você precisa conhecer

Atualize a sua estratégia de redes! ...

31 dE agosto, 2017
Blog

TOP 10: Ferramentas de SEO grátis

As melhores opções para melhorar o SEO do seu site!...

9 dE agosto, 2017
Blog

Estratégia digital: o que você precisa para começar?

Confira um checklist completo para a sua estratégia digital!...

19 dE julho, 2017
Blog

Como receber os leads de links patrocinados no seu site

Prepare seu site para receber os leads de links patrocinados...

13 dE julho, 2017
Blog

A importância do uso das imagens corretas nas redes sociais

Saiba o tamanho correto das imagens para cada rede ...

22 dE junho, 2017
Blog

Instagram para negócios: 6 dicas para um perfil de sucesso

Como melhorar o desempenho do Instagram da sua empresa ...

6 dE junho, 2017
Blog

Geomarketing: entenda como essa estratégia pode aumentar as suas vendas

Saiba como vender a partir de dados de localização dos usuários ...

30 dE maio, 2017
Blog

Quer reter clientes? É hora de investir em Inbound Marketing!

Entenda como o Inbound pode ajudar sua empresa a reter clientes...

23 dE maio, 2017
Blog

Orçamento de marketing: como definir?

Saiba como investir em suas campanhas de comunicação...

17 dE maio, 2017
Blog

Como fazer um pitch que desperte a atenção?

Tudo o que você precisa para vender bem uma ideia...

9 dE maio, 2017
Blog

Company Page no LinkedIn: saiba como destacar a sua empresa!

Entenda como usar a Company Page do LinkedIn para falar com seu público...

3 dE maio, 2017
Blog

Link Building: 4 dicas para alavancar a sua estratégia digital

Como ganhar relevância e ser melhor ranqueado através de link building...

25 dE abril, 2017
Blog

Fluxo de nutrição: dicas que realmente funcionam!

O acompanhamento ideal para os seus leads até que eles se tornem clientes...

18 dE abril, 2017
Blog

SAC 2.0: tudo o que você precisa saber sobre o atendimento pelas redes sociais

Como otimizar o atendimento aos seus clientes...

13 dE abril, 2017
Blog

Usabilidade do site: como ela influencia os indicadores de desempenho?

Como tornar o site da sua empresa user-friendly...

6 dE abril, 2017
Blog

MQL x SQL: entenda as diferenças entre leads de marketing e vendas

Segmente seu público para obter melhores resultados!...

28 dE março, 2017
Blog

Qual é a função de um blog?

Conheça os benefícios e a função de um blog corporativo ...

24 dE março, 2017
Blog

Site mobile ou para desktop? Qual a melhor opção para minha empresa?

Entenda as diferenças entre site mobile e para desktop e faça sua escolha! ...

21 dE março, 2017
Blog

Saiba como o Inbound Marketing pode ajudar sua startup a crescer

Entenda por quê o Inbound é a melhor solução para a sua startup...

14 dE março, 2017
Blog

Como usar o design do site para atrair mais clientes

Confira as dicas para criar um site com design vendedor...

7 dE março, 2017
Blog

Conteúdo multimídia: 4 materiais que não podem faltar na sua estratégia de marketing

Diversifique seu conteúdo para atrair mais clientes!...

1 dE março, 2017
Blog

Netnografia: uma poderosa arma para o marketing digital

Conquiste grandes vantagens competitivas através das análises da netnografia...

16 dE fevereiro, 2017
Blog

Benchmark: 5 lições importantes para aprender com os concorrentes

Descubra como a concorrência pode ser sua aliada!...

14 dE fevereiro, 2017
Blog

Como fazer o monitoramento da reputação da sua marca?

Saiba o que as pessoas estão falando da sua empresa...

8 dE fevereiro, 2017
Blog

CTA: entenda o que é e aumente a sua taxa de conversão!

Como criar chamadas certeiras para engajar a audiência...

7 dE fevereiro, 2017
Blog

Comunicação interna: ferramentas digitais para interagir com seus funcionários

Entenda como grandes empresas utilizam ferramentas para se comunicarem internamente ...

1 dE fevereiro, 2017