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O uso do hotsite na comunicação corporativa: case Petrobras
Como utilizar um hotsite para comunicar ações específicas
No fim de 2016, o jornal Valor Econômico publicou uma edição especial sobre comunicação corporativa, abordando o tema sociedade digital: empresas ampliam conexão com sus diferentes públicos. O iDIGO está publicando uma série de posts neste blog com as principais tendências, reflexões, cases e conclusões apresentadas no debate, na edição do Valor Econômico, restrita a assinantes.
A seguir, o segundo post da série: “Comunicação corporativa”.
O site temático, ou hotsite, que pode ser permanente ou temporário, é uma importante ferramenta de comunicação corporativa para ajudar as empresas a informar ações específicas ou focar em segmento de atuação.
A Petrobras, por exemplo, envolvida na maior crise de sua história, criou um site temático para comunicar o que vem fazendo para superar seus problemas. No site “Daqui pra Frente”, a empresa fala de forma clara com os públicos diretos da empresa e informa o que vem fazendo para combater a corrupção e fraudes.
No hotsite, aborda pontos como Lava-jato, novas medidas de gestão e governança, entre outros. O hotsite apresenta os conteúdos em vídeos e textos curtos,
Os funcionários, a sociedade, os investidores e a cadeia produtiva são os públicos fundamentais da estatal, para quem a empresa vem dirigindo esforços para resgatar a confiança
Para Ana Luísa Almeida, presidente do Reputation Institute Brasil “a Petrobras vem usando uma boa linguagem e bons formatos, com uma linguagem direta”, avalia. Para ela, a estatal tem sido transparente e vem mostrando com clareza o que vem fazendo para superar a crise. “Na sociedade contemporânea, a comunicação é fundamental”afirma.
Os investidores são um dos principais alvos da comunicação. Para o professor de Marketing de educação executiva do Insper, Luiz Fernando Turatti, em entrevista ao jornal Valor Econômico, esse é uma estratégia altamente acertada. Ele acredita que, a médio prazo, a empresa deve se dirigir com ênfase aos consumidores e à sociedade em geral, mas nesse momento a comunicação da empresa tem que trabalhar muito para reconstruir sua reputação empresarial.
“Quando as pessoas falam da Petrobras, elas pensam, “nossa, mas é uma baita empresa, o que fizeram com ela?”. Por isso, é importante mostrar que está arrumando a casa e mostrar a cara”, observa Turatti.
A comunicação de um modo geral, segundo ele, deve se pautar por uma linha de diálogo institucional e por mais exposição dos executivos, tais como de seu presidente em encontros com a mídia. Para Turatti, o modelo antigo de campanhas tradicionais de massa são “fórmulas velhas e não funcionariam para resgatar a confiança”.
Essa narrativa nova que a empresa vem construindo, ao mesmo tempo que utiliza canais digitais para falar diretamente com seus públicos, vai ajudar a empresa a recuperar a confiança e recolocar sua imagem no terreno positivo tão logo os resultados da empresa comecem a melhorar de forma consistente, acredita o professor do Ibmec, Gilberto Braga.
O fato é que esse é mais um exemplo de que a comunicação, utilizando recursos e multiplataformas para dar transparência a boa gestão da companhia, consegue cria valor para as empresas. Em 2016, mesmo ainda no meio de novas questões e denúncias da Lava-Jato, a estatal mais que dobrou seu valor de mercado em relação à 2015.
O iDIGO é especialista no desenvolvimento de sites e hotsites para empresas que queiram estreitar seu relacionamento com os diversos públicos. Temos uma excelente metodologia em avaliar que tipo de site as empresas precisam e de forma podem estreitar e obter resultados para seus negócios através da comunicação.
Clique aqui e fale com um dos nossos especialistas para entender quais as melhores ferramentas de marketing digital e comunicação corporativa para sua empresa.
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