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Site mobile ou para desktop? Qual a melhor opção para minha empresa?
Entenda as diferenças entre site mobile e para desktop e faça sua escolha!
Chegou o momento de sua empresa conquistar a tão almejada presença online e ela ainda não tem um site? Não se preocupe! Você encontrou este conteúdo no melhor momento possível, já que a criação de uma página não é simples como parece. Já pensou, por exemplo, se a empresa deve ter um site mobile ou para desktop?
Essa questão é primordial para que as futuras estratégias de marketing digital gerem resultados mais eficientes, com maior foco nas características do seu público-alvo. Portanto, para te ajudar a decidir pela opção mais adequada para o seu negócio, apresentaremos os conceitos e as vantagens dos sites mobile e para desktop. Confira!
Um site mobile (também conhecido por web app), como o próprio nome já diz, é um formato de página desenvolvido especificamente para dispositivos móveis, como os populares smartphones e tablets.
Caso você já tenha lido sobre sites responsivos, talvez esteja se perguntando sobre a utilidade de um site mobile se a responsividade pode atender a uma mesma demanda? Embora ambos os formatos carreguem em dispositivos móveis, existem peculiaridades do site mobile que podem ser determinantes.
O site mobile é completamente distinto e deve ser gerenciado isoladamente, diferente da responsividade, na qual uma página possui um layout que se adapta a todo tipo de tela. E, por falar em layout, como o site mobile é desenvolvido exclusivamente para os dispositivos móveis, a navegação se torna muito mais prática para o usuário.
A principal vantagem de um site mobile é que ele será desenvolvido para aparelhos utilizados por 95% dos usuários que acessam páginas da web (comScore). Ou seja, a sua empresa oferecerá uma experiência muito melhor para a maioria dos seus visitantes.
Uma prova de que a experiência do usuário possui grande valor é o fato de que as grandes lojas de departamentos, como Walmart, Submarino e Extra, possuem suas versões de site mobile para que seus consumidores consigam ter uma experiência melhor enquanto procuram pelos produtos.
A desvantagem, no entanto, está no fato de que público que navega por meio de desktops não poderá acessar o site. Além disso, a manutenção e a atualização do sistema são menos simples, assim como a indexação de conteúdos no site.
Os sites para desktop representam o meio mais tradicional de navegar pela web, já que é um meio utilizado desde os primórdios da internet e até por isso é uma tecnologia com a qual a maior parte dos usuários já está acostumada.
Quanto ao funcionamento, o layout de um site para desktop é desenvolvido para telas de PCs e notebooks, sendo ideal para aplicações gráficas, planilhas eletrônicas, jogos etc. Se a sua empresa está em busca de uma interação maior com o público, o formato para desktop não pode ser ignorado — segundo o IBGE, os PCs estão presentes em 76,6% das residências.
A maior desvantagem do site para desktop, em pleno auge dos smartphones, sempre foi o seu desempenho em aparelhos móveis. O layout pode ficar confuso, as páginas não carregam por completo e os botões apresentam falhas, fazendo com que muitos usuários desistam de navegar.
Porém, a vantagem é que esse problema pode ser sanado com o desenvolvimento de um site com design responsivo. Esse tipo de design permite que uma página para desktop se adeque a qualquer tipo de tela, inclusive as de smartphones.
Sem dúvidas! Como ambos os formatos possuem seus prós e contras, a escolha pode ser mais difícil para uma empresa. Porém, a boa notícia é que é possível investir em site mobile e para desktop simultaneamente. Tudo depende dos seus objetivos.
Por outro lado, você deverá estar ciente de que serão dois sites distintos e que serão gerenciados separadamente — e isso exigirá um maior investimento financeiro.
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