NOSSO BLOG>

Conteúdos especializados, ebooks e dicas de marketing digital, design e usabilidade

21 dE março, 2017
site mobile ou para desktop

Site mobile ou para desktop? Qual a melhor opção para minha empresa?

Entenda as diferenças entre site mobile e para desktop e faça sua escolha!

Chegou o momento de sua empresa conquistar a tão almejada presença online e ela ainda não tem um site? Não se preocupe! Você encontrou este conteúdo no melhor momento possível, já que a criação de uma página não é simples como parece. Já pensou, por exemplo, se a empresa deve ter um site mobile ou para desktop?

Essa questão é primordial para que as futuras estratégias de marketing digital gerem resultados mais eficientes, com maior foco nas características do seu público-alvo. Portanto, para te ajudar a decidir pela opção mais adequada para o seu negócio, apresentaremos os conceitos e as vantagens dos sites mobile e para desktop. Confira!

O que é site mobile?

Um site mobile (também conhecido por web app), como o próprio nome já diz, é um formato de página desenvolvido especificamente para dispositivos móveis, como os populares smartphones e tablets.

Caso você já tenha lido sobre sites responsivos, talvez esteja se perguntando sobre a utilidade de um site mobile se a responsividade pode atender a uma mesma demanda? Embora ambos os formatos carreguem em dispositivos móveis, existem peculiaridades do site mobile que podem ser determinantes.

O site mobile é completamente distinto e deve ser gerenciado isoladamente, diferente da responsividade, na qual uma página possui um layout que se adapta a todo tipo de tela. E, por falar em layout, como o site mobile é desenvolvido exclusivamente para os dispositivos móveis, a navegação se torna muito mais prática para o usuário.

Quais são as vantagens e desvantagens de um site mobile?

A principal vantagem de um site mobile é que ele será desenvolvido para aparelhos utilizados por 95% dos usuários que acessam páginas da web (comScore). Ou seja, a sua empresa oferecerá uma experiência muito melhor para a maioria dos seus visitantes.

Uma prova de que a experiência do usuário possui grande valor é o fato de que as grandes lojas de departamentos, como Walmart, Submarino e Extra, possuem suas versões de site mobile para que seus consumidores consigam ter uma experiência melhor enquanto procuram pelos produtos.

A desvantagem, no entanto, está no fato de que público que navega por meio de desktops não poderá acessar o site. Além disso, a manutenção e a atualização do sistema são menos simples, assim como a indexação de conteúdos no site.

Como funciona um site para desktop?

Os sites para desktop representam o meio mais tradicional de navegar pela web, já que é um meio utilizado desde os primórdios da internet e até por isso é uma tecnologia com a qual a maior parte dos usuários já está acostumada.

Quanto ao funcionamento, o layout de um site para desktop é desenvolvido para telas de PCs e notebooks, sendo ideal para aplicações gráficas, planilhas eletrônicas, jogos etc. Se a sua empresa está em busca de uma interação maior com o público, o formato para desktop não pode ser ignorado — segundo o IBGE, os PCs estão presentes em 76,6% das residências.

Quais são as vantagens e desvantagens de um site para desktop?

A maior desvantagem do site para desktop, em pleno auge dos smartphones, sempre foi o seu desempenho em aparelhos móveis. O layout pode ficar confuso, as páginas não carregam por completo e os botões apresentam falhas, fazendo com que muitos usuários desistam de navegar.

Porém, a vantagem é que esse problema pode ser sanado com o desenvolvimento de um site com design responsivo. Esse tipo de design permite que uma página para desktop se adeque a qualquer tipo de tela, inclusive as de smartphones.

É possível utilizar os dois formatos?

Sem dúvidas! Como ambos os formatos possuem seus prós e contras, a escolha pode ser mais difícil para uma empresa. Porém, a boa notícia é que é possível investir em site mobile e para desktop simultaneamente. Tudo depende dos seus objetivos.

Por outro lado, você deverá estar ciente de que serão dois sites distintos e que serão gerenciados separadamente — e isso exigirá um maior investimento financeiro.

Então, gostou do nosso conteúdo? Quer ficar por dentro de mais conteúdos como esses? Então, curta a nossa página no Facebook.

[eBook grátis] Como aumentar vendas em tempos de crise: o que o marketing digital pode oferecer. Baixe aqui!

ASSINE A NEWSLETTER

Blog

Como contratar o influenciador digital certo para seu negócio

O passo a passo para encontrar o influenciador ideal...

3 dE julho, 2018
Blog

Google Adwords: 4 razões para investir já!

Listamos alguns motivos que farão você querer usar os anúncios no Google agora! ...

22 dE novembro, 2017
Blog

Por que a sua empresa precisa de um site institucional?

Entenda por quê é urgente criar uma página na internet para seu negócio ...

7 dE novembro, 2017
Blog

E-mail marketing: ainda vale a pena investir?

A ferramenta que pode trazer mais retorno do que se imagina ...

17 dE outubro, 2017
Blog

5 novas tendências de mídias sociais que você precisa conhecer

Atualize a sua estratégia de redes! ...

31 dE agosto, 2017
Blog

TOP 10: Ferramentas de SEO grátis

As melhores opções para melhorar o SEO do seu site!...

9 dE agosto, 2017
Blog

Estratégia digital: o que você precisa para começar?

Confira um checklist completo para a sua estratégia digital!...

19 dE julho, 2017
Blog

Como receber os leads de links patrocinados no seu site

Prepare seu site para receber os leads de links patrocinados...

13 dE julho, 2017
Blog

A importância do uso das imagens corretas nas redes sociais

Saiba o tamanho correto das imagens para cada rede ...

22 dE junho, 2017
Blog

Instagram para negócios: 6 dicas para um perfil de sucesso

Como melhorar o desempenho do Instagram da sua empresa ...

6 dE junho, 2017
Blog

Geomarketing: entenda como essa estratégia pode aumentar as suas vendas

Saiba como vender a partir de dados de localização dos usuários ...

30 dE maio, 2017
Blog

Quer reter clientes? É hora de investir em Inbound Marketing!

Entenda como o Inbound pode ajudar sua empresa a reter clientes...

23 dE maio, 2017
Blog

Orçamento de marketing: como definir?

Saiba como investir em suas campanhas de comunicação...

17 dE maio, 2017
Blog

Como fazer um pitch que desperte a atenção?

Tudo o que você precisa para vender bem uma ideia...

9 dE maio, 2017
Blog

Company Page no LinkedIn: saiba como destacar a sua empresa!

Entenda como usar a Company Page do LinkedIn para falar com seu público...

3 dE maio, 2017
Blog

Link Building: 4 dicas para alavancar a sua estratégia digital

Como ganhar relevância e ser melhor ranqueado através de link building...

25 dE abril, 2017
Blog

Fluxo de nutrição: dicas que realmente funcionam!

O acompanhamento ideal para os seus leads até que eles se tornem clientes...

18 dE abril, 2017
Blog

SAC 2.0: tudo o que você precisa saber sobre o atendimento pelas redes sociais

Como otimizar o atendimento aos seus clientes...

13 dE abril, 2017
Blog

Usabilidade do site: como ela influencia os indicadores de desempenho?

Como tornar o site da sua empresa user-friendly...

6 dE abril, 2017
Blog

MQL x SQL: entenda as diferenças entre leads de marketing e vendas

Segmente seu público para obter melhores resultados!...

28 dE março, 2017
Blog

Qual é a função de um blog?

Conheça os benefícios e a função de um blog corporativo ...

24 dE março, 2017
Blog

Site mobile ou para desktop? Qual a melhor opção para minha empresa?

Entenda as diferenças entre site mobile e para desktop e faça sua escolha! ...

21 dE março, 2017
Blog

Saiba como o Inbound Marketing pode ajudar sua startup a crescer

Entenda por quê o Inbound é a melhor solução para a sua startup...

14 dE março, 2017
Blog

Como usar o design do site para atrair mais clientes

Confira as dicas para criar um site com design vendedor...

7 dE março, 2017
Blog

Conteúdo multimídia: 4 materiais que não podem faltar na sua estratégia de marketing

Diversifique seu conteúdo para atrair mais clientes!...

1 dE março, 2017
Blog

Netnografia: uma poderosa arma para o marketing digital

Conquiste grandes vantagens competitivas através das análises da netnografia...

16 dE fevereiro, 2017
Blog

Benchmark: 5 lições importantes para aprender com os concorrentes

Descubra como a concorrência pode ser sua aliada!...

14 dE fevereiro, 2017
Blog

Como fazer o monitoramento da reputação da sua marca?

Saiba o que as pessoas estão falando da sua empresa...

8 dE fevereiro, 2017
Blog

CTA: entenda o que é e aumente a sua taxa de conversão!

Como criar chamadas certeiras para engajar a audiência...

7 dE fevereiro, 2017
Blog

Comunicação interna: ferramentas digitais para interagir com seus funcionários

Entenda como grandes empresas utilizam ferramentas para se comunicarem internamente ...

1 dE fevereiro, 2017