NOSSO BLOG>

Conteúdos especializados, ebooks e dicas de marketing digital, design e usabilidade

24 dE agosto, 2016
redes sociais engenharia

Mídias sociais e empresas de engenharia: 7 dicas essenciais

Aprenda a melhorar o engajamento das suas redes

As mídias sociais estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas, uma vez que ultrapassaram os limites do desktop para chegarem às mãos do público por meio dos tablets e dos smartphones. Elas também deixaram de ser um espaço exclusivo para relacionamentos pessoais e se transformaram em uma plataforma para o marketing digital.

Segundo pesquisa de 2015 da consultoria Deloitte, de 302 empresas brasileiras de diversos segmentos e portes econômicos, 70% delas utilizam as mídias sociais como ferramenta de marketing digital e, principalmente, de relacionamento com o público. As empresas multinacionais representam 16% dos participantes da pesquisa.

Outra pesquisa divulgada pela comScore, mostrou que os brasileiros gastam, em média, 650 horas por mês usando as mídias sociais, uma média 60% maior do que a dos demais países.

Para que você consiga usufruir dos benefícios das mídias sociais, listamos algumas dicas essenciais, da construção dos seus canais até a produção de conteúdo e engajamento. Confira:

Conheça as ferramentas e o seu público

Cada tipo de mídia social tem uma finalidade, expõe um tipo de conteúdo e, assim, possui um público específico. Por exemplo: o YouTube é apenas para divulgação de vídeos, enquanto o Flickr é focado em fotografias.

Descubra onde o seu público está e invista em materiais que gerem mais visibilidade nas mídias escolhidas. Uma dica é explorar o Facebook porque atualmente é a rede social mais popular e tem funcionalidades específicas para empresas ou profissionais autônomos.

Mantenha a identidade do negócio off-line

A mesma imagem que o seu público enxerga off-line deve ser mantida on-line. É preciso que haja identificação com a sua empresa.

Mantenha também a linguagem e os padrões da sua empresa. Não é porque as mídias sociais são taxadas como joviais e descontraídas que você deve seguir essa linha se a sua empresa for conservadora, madura e formal.

Elabore um planejamento de mídias sociais

Tenha objetivos bem definidos e metas com prazos estabelecidos. No planejamento, contemple também uma análise do mercado nas redes sociais, bem como o comportamento de possíveis concorrentes.

Não se esqueça: os concorrentes das redes sociais podem ser diferentes daqueles de busca orgânica do Google, que também são diferentes daqueles do mundo off-line.

Estabeleça um cronograma de ações

As mídias sociais exigem tempo e dedicação. As pessoas estão conectadas quase 24 horas por dia em busca de informações e novidades. Quanto mais conteúdo você produz, maiores serão as chances de ser visto e atrair novos seguidores e fãs.

Crie um cronograma com os temas e conteúdos que serão produzidos em cada dia da semana. A frequência e o volume de produção vão depender da capacidade da sua equipe.

Estimule o engajamento

Segundo a comScore, publicações com fotos e vídeos têm maior volume no Facebook, representando 68% das postagens na rede. Isso porque as empresas perceberam que esse tipo de post gera mais engajamento do público, cerca de 83% do total. A inserção de perguntas nas mensagens dos posts também mostrou taxa de engajamento significativa (20%), o que representa mais de 210 mil ações no Facebook.

Sempre responda ao seu público

Com o estímulo ao engajamento, é normal e muito positivo que aumentem os comentários e as mensagens privadas. Não deixe o seu público sem resposta. Tenha uma linguagem definida para sua empresa e realmente auxilie quando o usuário estiver com um problema.

Esteja preparado para críticas

Muita exposição também chama a atenção para críticas. Esteja preparado e tenha planos de açãobem definidos de como agir nesses momentos.

Agora você sabe como as empresas de engenharia podem usar as redes sociais da melhor forma. Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Então deixe um comentário!

[eBook grátis] Saiba como melhorar o desempenho do seu website para alcançar melhores resultados. Baixe aqui!

ASSINE A NEWSLETTER

Blog

Orçamento de marketing: como definir?

Saiba como investir em suas campanhas de comunicação...

17 dE maio, 2017
Blog

Como fazer um pitch que desperte a atenção?

Tudo o que você precisa para vender bem uma ideia...

9 dE maio, 2017
Blog

Company Page no LinkedIn: saiba como destacar a sua empresa!

Entenda como usar a Company Page do LinkedIn para falar com seu público...

3 dE maio, 2017
Blog

Link Building: 4 dicas para alavancar a sua estratégia digital

Como ganhar relevância e ser melhor ranqueado através de link building...

25 dE abril, 2017
Blog

Fluxo de nutrição: dicas que realmente funcionam!

O acompanhamento ideal para os seus leads até que eles se tornem clientes...

18 dE abril, 2017
Blog

SAC 2.0: tudo o que você precisa saber sobre o atendimento pelas redes sociais

Como otimizar o atendimento aos seus clientes...

13 dE abril, 2017
Blog

Usabilidade do site: como ela influencia os indicadores de desempenho?

Como tornar o site da sua empresa user-friendly...

6 dE abril, 2017
Blog

MQL x SQL: entenda as diferenças entre leads de marketing e vendas

Segmente seu público para obter melhores resultados!...

28 dE março, 2017
Blog

Qual é a função de um blog?

Conheça os benefícios e a função de um blog corporativo ...

24 dE março, 2017
Blog

Site mobile ou para desktop? Qual a melhor opção para minha empresa?

Entenda as diferenças entre site mobile e para desktop e faça sua escolha! ...

21 dE março, 2017
Blog

Saiba como o Inbound Marketing pode ajudar sua startup a crescer

Entenda por quê o Inbound é a melhor solução para a sua startup...

14 dE março, 2017
Blog

Como usar o design do site para atrair mais clientes

Confira as dicas para criar um site com design vendedor...

7 dE março, 2017
Blog

Conteúdo multimídia: 4 materiais que não podem faltar na sua estratégia de marketing

Diversifique seu conteúdo para atrair mais clientes!...

1 dE março, 2017
Blog

Netnografia: uma poderosa arma para o marketing digital

Conquiste grandes vantagens competitivas através das análises da netnografia...

16 dE fevereiro, 2017
Blog

Benchmark: 5 lições importantes para aprender com os concorrentes

Descubra como a concorrência pode ser sua aliada!...

14 dE fevereiro, 2017
Blog

Como fazer o monitoramento da reputação da sua marca?

Saiba o que as pessoas estão falando da sua empresa...

8 dE fevereiro, 2017
Blog

CTA: entenda o que é e aumente a sua taxa de conversão!

Como criar chamadas certeiras para engajar a audiência...

7 dE fevereiro, 2017
Blog

Comunicação interna: ferramentas digitais para interagir com seus funcionários

Entenda como grandes empresas utilizam ferramentas para se comunicarem internamente ...

1 dE fevereiro, 2017
Blog

4 dicas infalíveis para atrair leads

Saiba como aumentar a sua base de contatos ...

31 dE janeiro, 2017
Blog

O uso do hotsite na comunicação corporativa: case Petrobras

Como utilizar um hotsite para comunicar ações específicas ...

25 dE janeiro, 2017
Blog

Saiba por que a gestão de marca é fundamental para os negócios!

Aprenda a diferenciar sua marca da concorrência ...

24 dE janeiro, 2017
Blog

A Comunicação na era digital: diálogos com diferentes públicos

Confira o primeiro post da série Comunicação Corporativa ...

18 dE janeiro, 2017
Blog

Growth Hacking: entenda o crescimento acelerado das startups

Conheça mais sobre a técnica que pode alavancar o seu negócio ...

17 dE janeiro, 2017
Blog

Planejamento de marketing digital para 2017: o que não pode faltar?

O plano de marketing da sua empresa está completo? Confira! ...

10 dE janeiro, 2017
Blog

O que é funil de vendas e quais são as suas etapas?

Entenda mais sobre um dos principais conceitos do marketing digital...

3 dE janeiro, 2017
Blog

Tendências de conteúdo para 2017

Saiba o que surge, o que fica e o que não deve continuar!...

21 dE dezembro, 2016
Blog

Tendências de marketing digital para 2017: saiba como traçar sua estratégia!

Comece o ano fazendo as melhores escolhas!...

6 dE dezembro, 2016
Blog

Como escolher uma agência de marketing digital para a sua empresa?

Faça a escolha certa para divulgar o seu negócio...

6 dE dezembro, 2016
Blog

Lead scoring: saiba o que é e por que sua empresa precisa utilizá-lo

Classifique seus leads para atingir melhores resultados...

29 dE novembro, 2016
Blog

Como criar engajamento em torno do seu conteúdo

Melhore o relacionamento com seu público através de conteúdo relevante...

24 dE novembro, 2016