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14 dE setembro, 2016
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3 dicas para criar conteúdo para o topo do funil de vendas

Atraia mais leads para o seu negócio com conteúdo do topo do funil

O topo do funil de vendas costuma ser a fase onde o maior número de pessoas entra na estratégia de Inbound Marketing. Para otimizar o processo, é ideal que o conteúdo disponibilizado atraia as pessoas certas para a empresa e que as conduza adequadamente para o meio do funil.

No post de hoje, vamos descobrir como criar conteúdo para o topo do funil em poucos passos. Confira abaixo!

O que é o funil de vendas do marketing digital?

O funil de vendas do Marketing Digital é uma jornada por conteúdo de qualidade oferecido por uma empresa para conduzir potenciais consumidores de um estágio de desconhecimento do produto oferecido até o estágio de compra do produto.

Esse funil é composto por três grandes fases:

  • Topo do Funil;
  • Meio do Funil;
  • Fundo do Funil.

O que acontece no topo do funil?

O topo de um funil de vendas, também chamado de Fase da Atração, é subdividido em duas fases: Descoberta e Interesse.

A fase de Descoberta é simples: o consumidor está na internet e faz uma pesquisa relacionada de certa forma a um dos seus problemas. O ideal é que ele chegue até o blog da empresa, tenha acesso a conteúdo de qualidade e seja organicamente conduzido a demonstrar interesse em aprender mais.

A fase do Interesse vai pegar a deixa da Descoberta (ou seja, um consumidor interessado em saber mais sobre seus problemas, necessidades e sintomas) e estimular esse consumidor para a conversão para o meio do funil, onde ele identificará o problema que possui e procurará uma solução.

Dicas de produção para o topo do funil de vendas

Os conteúdos do topo do funil de vendas podem ser divididos em três estágios, em que vamos nos aprofundar abaixo:

1. Fale sobre sintomas do consumidor

Normalmente, o que um consumidor entende por “problema”, na verdade, é um sintoma de um problema maior. Imagine alguém que acorde todos os dias cansado – esse cansaço é só um sintoma do seu verdadeiro problema: um colchão ruim.

Portanto, num primeiro estágio, o consumidor ignora seu problema, e a empresa que pode solucioná-lo se concentra apenas no sintoma.

Assim, conteúdos que exploram o sintoma do consumidor abrem a porta do funil de vendas e colocam o consumidor na fase de descoberta.

Como explorar os sintomas do consumidor:

  • Liste todos os problemas que o produto resolve;
  • Anote todos os sintomas de cada problema listado anteriormente;
  • Produza um mapa de conteúdo para planificar os sintomas e problemas;
  • Elabore buyer personas para cada problema;
  • Procure pelas palavras-chave mais buscadas relacionadas a cada sintoma;
  • Planifique seu conteúdo com base nas palavras-chave, personas e sintomas.

2. Explore a dissonância emocional

Um conceito poderoso que pode ajudar a fixar a ideia de que o consumidor tem um problema maior causando o sintoma pesquisado na fase anterior é o da dissonância emocional, um conflito entre a realidade atual do consumidor e sua expectativa de “situação ideal”.

Nesse momento, vamos pegar o consumidor na fase da Descoberta e movê-lo para o Interesse ao explorar essa dissonância.

Como produzir conteúdo para isso:

  • Faça conteúdos comparativos para ressaltar o contraste entre realidade e expectativa;
  • Utilize pesquisas para indicar que há um problema impedindo que a realidade encontre a expectativa;
  • Mostre que é possível quebrar essa dissonância resolvendo o problema.

3. Aprofunde a noção do problema

Agora que o consumidor está na fase do Interesse, vamos direcioná-lo para o meio do funil ao explorar com mais profundidade o problema e ajudá-lo na identificação.

Será necessário seguir a planificação de sintomas e problemas feita anteriormente para poder segmentar seu público e não se perder na produção de conteúdo. Por isso, faça um mapa de conexões para linkar os conteúdos relacionados dentro do blog da empresa.

Como produzir conteúdo para esse momento:

  • Foque o problema em si;
  • Explore detalhes do problema;
  • Fale sobre as consequências a longo prazo desse problema em termos financeiros, de saúde ou que mais tenham a ver com seu produto.

Como deu para ver, a fase de produção de conteúdo rico para o topo do funil de vendas exige bastante planejamento para atrair as pessoas certas para a estratégia. Se você quiser receber conteúdo de qualidade como este de maneira exclusiva, siga-nos no Twitter e no Facebook!

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