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26 dE abril, 2016
material rico

Como criar um material rico para seu site em 4 passos

Aprenda a desenvolver o conteúdo que seu público procura

Se sua empresa já investe em marketing de conteúdo, você conhece a importância da produção de materiais ricos para atrair, converter e nutrir seus leads. Mas você sabe como desenvolver os materiais mais adequados para o seu público? Neste post, ensinaremos como criar um material rico perfeito para o seu site em 4 passos.

1- Defina o formato

Antes de começar a produzir o seu material, é preciso saber o que você vai oferecer, e para isso é fundamental entender o comportamento e as necessidades do seu público. Para quem não está familiarizado com o tema, ou ainda está à de procura mais informações, você pode disponibilizar ebooks, guias, infográficos e dicionários com termos recorrentes da sua área de interesse. Para quem prefere conteúdo multimídia, ofereça podcasts, vídeos e webinars. Já para o usuário que está em um estágio mais avançado de conhecimento e precisa de ferramentas para coloca-lo em prática, calculadoras, cronogramas, checklists, minicursos e demonstrações grátis são a melhor opção.

2- Busque referências

Depois de definir o produto ideal para o seu público, pesquise sobre o conteúdo que você vai oferecer. Observe se a concorrência tem alguma opção semelhante, quais são os formatos mais usados, a linguagem e as abordagens mais comuns. Isso vai ajudar a visualizar as tendências do mercado, agregar conhecimento e melhorar a sua percepção do que realmente funciona – e do que você deve fugir. Mas é importante nunca deixar que o seu conteúdo seja uma repetição de tudo o que já existe por aí. Inspire-se pelas boas ideias, mas sempre vá além, e fique atento para identificar aquilo que ainda não foi explorado – essas serão as melhores oportunidades.

3- Conheça as melhores ferramentas

Hora de colocar em prática o planejamento e a técnica que você adquiriu nos passos anteriores! Nesta fase, a maior dificuldade é criar um material rico do zero. Por isso, algumas ferramentas podem ser extremamente úteis na execução do seu projeto.

Para desenvolver infográficos, uma das melhores ferramentas é o PiktoChart. Para produzir, editar e hospedar podcasts, é comum usar plataformas como o Audacity, SoundCloud e PodOMatic. Para animações básicas, recomendamos o Animatron, o Moovly e o Animaker. Se o seu objetivo é criar vídeos, você pode utilizar o WeVideo ou o Stupeflix.

Apesar de mais básicos, programas como Word, Excel e PowerPoint, assim como seus equivalentes online, têm funcionalidades suficientes para desenvolver calculadoras, checklists, guias e planilhas de acompanhamento. Se quiser incrementar o visual do seu conteúdo e tornar a leitura ou navegação mais intuitiva, você pode criar e usar ícones como os que encontra na IconsFlow ou na Flaticon.

4- Divulgue o seu material

Tão importante quanto criar um bom conteúdo, é garantir que ele alcance o público e gere novos leads. Crie uma Landing Page atrativa, planeje ações para a divulgação do material rico através de E-mail Marketing, redes sociais e/ou links patrocinados e tenha em mente os próximos passos para se relacionar com os clientes após a conversão. Cerifique-se de que aquele material está alinhado à sua estratégia de marketing de conteúdo e que vai ajudar a fortalecer a relação do público com a sua marca.

Ou…

5- Delegue

Como você pôde conferir, a produção de um material rico demanda tempo, esforço e conhecimento técnico. Sua equipe não pode se engajar nesta tarefa pela falta de algum desses elementos? O ideal é que você procure uma empresa especializada em marketing de conteúdo. Ela cuidará de todas as etapas e entregar um material adequado para as necessidades do seu público. Sua empresa tem uma metodologia própria para a produção de materiais ricos? Conte para a gente nos comentários!

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