NOSSO BLOG>

Conteúdos especializados, ebooks e dicas de marketing digital, design e usabilidade

26 dE abril, 2016
material rico

Como criar um material rico para seu site em 4 passos

Aprenda a desenvolver o conteúdo que seu público procura

Se sua empresa já investe em marketing de conteúdo, você conhece a importância da produção de materiais ricos para atrair, converter e nutrir seus leads. Mas você sabe como desenvolver os materiais mais adequados para o seu público? Neste post, ensinaremos como criar um material rico perfeito para o seu site em 4 passos.

1- Defina o formato

Antes de começar a produzir o seu material, é preciso saber o que você vai oferecer, e para isso é fundamental entender o comportamento e as necessidades do seu público. Para quem não está familiarizado com o tema, ou ainda está à de procura mais informações, você pode disponibilizar ebooks, guias, infográficos e dicionários com termos recorrentes da sua área de interesse. Para quem prefere conteúdo multimídia, ofereça podcasts, vídeos e webinars. Já para o usuário que está em um estágio mais avançado de conhecimento e precisa de ferramentas para coloca-lo em prática, calculadoras, cronogramas, checklists, minicursos e demonstrações grátis são a melhor opção.

2- Busque referências

Depois de definir o produto ideal para o seu público, pesquise sobre o conteúdo que você vai oferecer. Observe se a concorrência tem alguma opção semelhante, quais são os formatos mais usados, a linguagem e as abordagens mais comuns. Isso vai ajudar a visualizar as tendências do mercado, agregar conhecimento e melhorar a sua percepção do que realmente funciona – e do que você deve fugir. Mas é importante nunca deixar que o seu conteúdo seja uma repetição de tudo o que já existe por aí. Inspire-se pelas boas ideias, mas sempre vá além, e fique atento para identificar aquilo que ainda não foi explorado – essas serão as melhores oportunidades.

3- Conheça as melhores ferramentas

Hora de colocar em prática o planejamento e a técnica que você adquiriu nos passos anteriores! Nesta fase, a maior dificuldade é criar um material rico do zero. Por isso, algumas ferramentas podem ser extremamente úteis na execução do seu projeto.

Para desenvolver infográficos, uma das melhores ferramentas é o PiktoChart. Para produzir, editar e hospedar podcasts, é comum usar plataformas como o Audacity, SoundCloud e PodOMatic. Para animações básicas, recomendamos o Animatron, o Moovly e o Animaker. Se o seu objetivo é criar vídeos, você pode utilizar o WeVideo ou o Stupeflix.

Apesar de mais básicos, programas como Word, Excel e PowerPoint, assim como seus equivalentes online, têm funcionalidades suficientes para desenvolver calculadoras, checklists, guias e planilhas de acompanhamento. Se quiser incrementar o visual do seu conteúdo e tornar a leitura ou navegação mais intuitiva, você pode criar e usar ícones como os que encontra na IconsFlow ou na Flaticon.

4- Divulgue o seu material

Tão importante quanto criar um bom conteúdo, é garantir que ele alcance o público e gere novos leads. Crie uma Landing Page atrativa, planeje ações para a divulgação do material rico através de E-mail Marketing, redes sociais e/ou links patrocinados e tenha em mente os próximos passos para se relacionar com os clientes após a conversão. Cerifique-se de que aquele material está alinhado à sua estratégia de marketing de conteúdo e que vai ajudar a fortalecer a relação do público com a sua marca.

Ou…

5- Delegue

Como você pôde conferir, a produção de um material rico demanda tempo, esforço e conhecimento técnico. Sua equipe não pode se engajar nesta tarefa pela falta de algum desses elementos? O ideal é que você procure uma empresa especializada em marketing de conteúdo. Ela cuidará de todas as etapas e entregar um material adequado para as necessidades do seu público. Sua empresa tem uma metodologia própria para a produção de materiais ricos? Conte para a gente nos comentários!

[eBook grátis] Saiba como melhorar o desempenho do seu website para alcançar melhores resultados. Baixe aqui!

ASSINE A NEWSLETTER

Blog

5 novas tendências de mídias sociais que você precisa conhecer

Atualize a sua estratégia de redes! ...

31 dE agosto, 2017
Blog

TOP 10: Ferramentas de SEO grátis

As melhores opções para melhorar o SEO do seu site!...

9 dE agosto, 2017
Blog

Estratégia digital: o que você precisa para começar?

Confira um checklist completo para a sua estratégia digital!...

19 dE julho, 2017
Blog

Como receber os leads de links patrocinados no seu site

Prepare seu site para receber os leads de links patrocinados...

13 dE julho, 2017
Blog

A importância do uso das imagens corretas nas redes sociais

Saiba o tamanho correto das imagens para cada rede ...

22 dE junho, 2017
Blog

Instagram para negócios: 6 dicas para um perfil de sucesso

Como melhorar o desempenho do Instagram da sua empresa ...

6 dE junho, 2017
Blog

Geomarketing: entenda como essa estratégia pode aumentar as suas vendas

Saiba como vender a partir de dados de localização dos usuários ...

30 dE maio, 2017
Blog

Quer reter clientes? É hora de investir em Inbound Marketing!

Entenda como o Inbound pode ajudar sua empresa a reter clientes...

23 dE maio, 2017
Blog

Orçamento de marketing: como definir?

Saiba como investir em suas campanhas de comunicação...

17 dE maio, 2017
Blog

Como fazer um pitch que desperte a atenção?

Tudo o que você precisa para vender bem uma ideia...

9 dE maio, 2017
Blog

Company Page no LinkedIn: saiba como destacar a sua empresa!

Entenda como usar a Company Page do LinkedIn para falar com seu público...

3 dE maio, 2017
Blog

Link Building: 4 dicas para alavancar a sua estratégia digital

Como ganhar relevância e ser melhor ranqueado através de link building...

25 dE abril, 2017
Blog

Fluxo de nutrição: dicas que realmente funcionam!

O acompanhamento ideal para os seus leads até que eles se tornem clientes...

18 dE abril, 2017
Blog

SAC 2.0: tudo o que você precisa saber sobre o atendimento pelas redes sociais

Como otimizar o atendimento aos seus clientes...

13 dE abril, 2017
Blog

Usabilidade do site: como ela influencia os indicadores de desempenho?

Como tornar o site da sua empresa user-friendly...

6 dE abril, 2017
Blog

MQL x SQL: entenda as diferenças entre leads de marketing e vendas

Segmente seu público para obter melhores resultados!...

28 dE março, 2017
Blog

Qual é a função de um blog?

Conheça os benefícios e a função de um blog corporativo ...

24 dE março, 2017
Blog

Site mobile ou para desktop? Qual a melhor opção para minha empresa?

Entenda as diferenças entre site mobile e para desktop e faça sua escolha! ...

21 dE março, 2017
Blog

Saiba como o Inbound Marketing pode ajudar sua startup a crescer

Entenda por quê o Inbound é a melhor solução para a sua startup...

14 dE março, 2017
Blog

Como usar o design do site para atrair mais clientes

Confira as dicas para criar um site com design vendedor...

7 dE março, 2017
Blog

Conteúdo multimídia: 4 materiais que não podem faltar na sua estratégia de marketing

Diversifique seu conteúdo para atrair mais clientes!...

1 dE março, 2017
Blog

Netnografia: uma poderosa arma para o marketing digital

Conquiste grandes vantagens competitivas através das análises da netnografia...

16 dE fevereiro, 2017
Blog

Benchmark: 5 lições importantes para aprender com os concorrentes

Descubra como a concorrência pode ser sua aliada!...

14 dE fevereiro, 2017
Blog

Como fazer o monitoramento da reputação da sua marca?

Saiba o que as pessoas estão falando da sua empresa...

8 dE fevereiro, 2017
Blog

CTA: entenda o que é e aumente a sua taxa de conversão!

Como criar chamadas certeiras para engajar a audiência...

7 dE fevereiro, 2017
Blog

Comunicação interna: ferramentas digitais para interagir com seus funcionários

Entenda como grandes empresas utilizam ferramentas para se comunicarem internamente ...

1 dE fevereiro, 2017
Blog

4 dicas infalíveis para atrair leads

Saiba como aumentar a sua base de contatos ...

31 dE janeiro, 2017
Blog

O uso do hotsite na comunicação corporativa: case Petrobras

Como utilizar um hotsite para comunicar ações específicas ...

25 dE janeiro, 2017
Blog

Saiba por que a gestão de marca é fundamental para os negócios!

Aprenda a diferenciar sua marca da concorrência ...

24 dE janeiro, 2017
Blog

A Comunicação na era digital: diálogos com diferentes públicos

Confira o primeiro post da série Comunicação Corporativa ...

18 dE janeiro, 2017