Conteúdos especializados, ebooks e dicas de marketing digital, design e usabilidade
Assessoria de imprensa e marketing de conteúdo: como combinar?
Combine estratégias e alcance resultados mais consistentes
Trabalhar tanto com assessoria de imprensa quanto com marketing de conteúdo na área de comunicação de uma empresa pode ser um desafio, mas também trazer resultados excelentes. A combinação das duas estratégias pode se tornar uma importante fonte geradora de negócios, embora esse potencial nem sempre seja aproveitado. Veja a seguir algumas dicas de como combiná-las e impulsionar o seu negócio:
Mesmo que os meios de comunicação tradicionais, como jornal, rádio e televisão, tenham perdido alcance para a internet nos últimos anos, ainda é muito importante para uma empresa ser fonte de notícia nesses veículos “antigos”. Nesse sentido, a assessoria de imprensa é uma ótima ferramenta para fazer a ponte entre a organização e os meios de comunicação.
O jornalista que assume essa função é capaz de garimpar o conteúdo institucional da empresa — como produtos ou serviços, lançamentos e ações de sustentabilidade — e sugerir pautas para a imprensa. Além disso, os profissionais da empresa podem servir como entrevistados para matérias dos veículos de comunicação.
Em tese, a divulgação da organização na imprensa deve ser feita gratuitamente, sob a forma de conteúdo editorial ou jornalístico. Quando uma empresa vira notícia em um veículo de massa, na região em que o negócio existe, as chances de alcançar diferentes stakeholders (públicos-alvo) são grandes. Dessa forma, o estabelecimento fica conhecido e pode criar uma visão positiva das pessoas sobre ele.
Ainda assim, mesmo que tenha forte potencial para gerar notícias, não será sempre que a empresa conseguirá espaço gratuito na mídia, afinal, há uma concorrência com outras empresas por esse tipo de divulgação.
Diferentemente da comunicação de massa, o marketing de conteúdo possui uma atuação bem mais segmentada, isto é, focada principalmente no nicho de mercado e nos potenciais clientes de uma empresa. Com a produção de conteúdo que tenha de fato relevância para o público-alvo — como posts que ajudem o consumidor a resolver algum problema — a organização atrai gente, cria relacionamento e, com o tempo, se torna referência no seu respectivo segmento de atuação.
Uma das vantagens do marketing de conteúdo é que, em vez de depender da divulgação eventual em veículos de comunicação de terceiros, a empresa pode dispor do seu próprio canal, como um blog. Como é feito hoje em dia principalmente pela internet, o marketing de conteúdo proporciona uma comunicação mais direta com o consumidor, além de permitir a mensuração de resultado com mais precisão, em alguns casos, em tempo real.
Em um cenário de forte concorrência, quanto mais perto do público-alvo uma empresa estiver, maiores são as chances de ela ser percebida e de atrair clientes. Portanto, em vez de optar entre a assessoria de imprensa e o marketing de conteúdo, uma área de comunicação forte deve unir as 2 estratégias, já que uma complementa a outra.
Como os materiais de marketing de conteúdo são gratuitos e geralmente apresentam soluções para o público, eles podem servir como sugestão de pauta para veículos de comunicação.
Quando uma empresa escolhe somente uma das estratégias, pode correr o risco de restringir a divulgação da marca, afinal, mesmo dentro de um nicho de mercado há públicos diferenciados. Por exemplo: um evento presencial de marketing de conteúdo pode ser anunciado tanto dentro do blog ou do canal de vídeos da empresa quanto em um veículo de comunicação.
Como nem todas as agências de marketing digital e as assessorias de imprensa sabem integrar as 2 estratégias de comunicação, as empresas contratantes delas veem pouco valor agregado ao trabalhar com ambas as ferramentas.
Na sua opinião, de que outras formas é possível combinar assessoria de imprensa e marketing de conteúdo? Deixe seu comentário aqui no blog.
Como contratar o influenciador digital certo para seu negócio
O passo a passo para encontrar o influenciador ideal...
3 dE julho, 2018Google Adwords: 4 razões para investir já!
Listamos alguns motivos que farão você querer usar os anúncios no Google agora! ...
22 dE novembro, 2017Por que a sua empresa precisa de um site institucional?
Entenda por quê é urgente criar uma página na internet para seu negócio ...
7 dE novembro, 2017E-mail marketing: ainda vale a pena investir?
A ferramenta que pode trazer mais retorno do que se imagina ...
17 dE outubro, 20175 novas tendências de mídias sociais que você precisa conhecer
Atualize a sua estratégia de redes! ...
31 dE agosto, 2017TOP 10: Ferramentas de SEO grátis
As melhores opções para melhorar o SEO do seu site!...
9 dE agosto, 2017Estratégia digital: o que você precisa para começar?
Confira um checklist completo para a sua estratégia digital!...
19 dE julho, 2017Como receber os leads de links patrocinados no seu site
Prepare seu site para receber os leads de links patrocinados...
13 dE julho, 2017A importância do uso das imagens corretas nas redes sociais
Saiba o tamanho correto das imagens para cada rede ...
22 dE junho, 2017Instagram para negócios: 6 dicas para um perfil de sucesso
Como melhorar o desempenho do Instagram da sua empresa ...
6 dE junho, 2017Geomarketing: entenda como essa estratégia pode aumentar as suas vendas
Saiba como vender a partir de dados de localização dos usuários ...
30 dE maio, 2017Quer reter clientes? É hora de investir em Inbound Marketing!
Entenda como o Inbound pode ajudar sua empresa a reter clientes...
23 dE maio, 2017Orçamento de marketing: como definir?
Saiba como investir em suas campanhas de comunicação...
17 dE maio, 2017Como fazer um pitch que desperte a atenção?
Tudo o que você precisa para vender bem uma ideia...
9 dE maio, 2017Company Page no LinkedIn: saiba como destacar a sua empresa!
Entenda como usar a Company Page do LinkedIn para falar com seu público...
3 dE maio, 2017Link Building: 4 dicas para alavancar a sua estratégia digital
Como ganhar relevância e ser melhor ranqueado através de link building...
25 dE abril, 2017Fluxo de nutrição: dicas que realmente funcionam!
O acompanhamento ideal para os seus leads até que eles se tornem clientes...
18 dE abril, 2017SAC 2.0: tudo o que você precisa saber sobre o atendimento pelas redes sociais
Como otimizar o atendimento aos seus clientes...
13 dE abril, 2017Usabilidade do site: como ela influencia os indicadores de desempenho?
Como tornar o site da sua empresa user-friendly...
6 dE abril, 2017MQL x SQL: entenda as diferenças entre leads de marketing e vendas
Segmente seu público para obter melhores resultados!...
28 dE março, 2017Conheça os benefícios e a função de um blog corporativo ...
24 dE março, 2017Site mobile ou para desktop? Qual a melhor opção para minha empresa?
Entenda as diferenças entre site mobile e para desktop e faça sua escolha! ...
21 dE março, 2017Saiba como o Inbound Marketing pode ajudar sua startup a crescer
Entenda por quê o Inbound é a melhor solução para a sua startup...
14 dE março, 2017Como usar o design do site para atrair mais clientes
Confira as dicas para criar um site com design vendedor...
7 dE março, 2017Conteúdo multimídia: 4 materiais que não podem faltar na sua estratégia de marketing
Diversifique seu conteúdo para atrair mais clientes!...
1 dE março, 2017Netnografia: uma poderosa arma para o marketing digital
Conquiste grandes vantagens competitivas através das análises da netnografia...
16 dE fevereiro, 2017Benchmark: 5 lições importantes para aprender com os concorrentes
Descubra como a concorrência pode ser sua aliada!...
14 dE fevereiro, 2017Como fazer o monitoramento da reputação da sua marca?
Saiba o que as pessoas estão falando da sua empresa...
8 dE fevereiro, 2017CTA: entenda o que é e aumente a sua taxa de conversão!
Como criar chamadas certeiras para engajar a audiência...
7 dE fevereiro, 2017Comunicação interna: ferramentas digitais para interagir com seus funcionários
Entenda como grandes empresas utilizam ferramentas para se comunicarem internamente ...
1 dE fevereiro, 2017