NOSSO BLOG>

Conteúdos especializados, ebooks e dicas de marketing digital, design e usabilidade

5 dE julho, 2016
storytelling-marketing

Como fazer storytelling: a arte de vender contando boas histórias

Como criar uma conexão pessoal com seu público

O ser humano conta histórias desde que o mundo é mundo. De desenhos em cavernas aos primeiros manuscritos dos povos antigos, o que mudou foi apenas a forma como as transmitimos. Hoje, os registros estão cada vez mais digitais, mas as histórias continuam sendo contadas. E a isso chamamos de storytelling, método que vem sendo usado cada vez mais por marcas como forma de envolver seus clientes. A seguir mostramos como fazer storytelling na sua empresa de forma eficiente.

O que são boas histórias

Boas histórias são contadas de forma autêntica e criativa e geram uma conexão empática com o público. Para isso, é essencial conhecer as pessoas. Pense nelas e use a história para reunir esse grupo em torno da identificação com o que é contado. As pessoas querem se sentir parte de um todo, elas respondem melhor à ideia de “nós” do que “eles”.

Além disso, o bom storytelling é aquele que causa mudanças no comportamento das pessoas, que o impacta de tal maneira que acaba gerando transformações. No caso das empresas, que geram identificação e, posteriormente, vendas.

Como elas devem ser contadas

Você pode explorar o storytelling nas redes sociais, em blogs, filmes, TV, rádio e por aí vai. O meio utilizado vai depender do seu público e da história que precisa ser contada. Se optar por mais de um canal, lembre-se de que é preciso adaptar a história à linguagem e ao formato de cada um.

O público, por falta de tempo ou até de paciência, tem preferência por vídeos em vez de textos corridos. Se a mensagem em vídeo for rápida e de fácil compreensão, melhor ainda. Comece com um título atraente e crie imagens que prendam a atenção e pronto. Deixar clara a marca da empresa ao final é importante também para fixar a autoria.

Exemplos clássicos de storytelling

Alguns formatos de narrativa são muito usados no marketing de storytelling porque geram identificação com diferentes públicos e podem ser facilmente utilizados pelas empresas. Conheça a seguir 3 deles:

A jornada do herói

Nesse tipo de história, uma pessoa comum recebe um “chamado para a aventura”. A princípio, ela é resistente, mas depois acaba encontrando um mentor e aceita a missão. Durante a aventura, enfrenta uma série de desafios, que são superados por meio de uma grande mudança interna. No fim, o personagem retoma sua vida e inspira todos ao redor.

A jornada do idiota

Nessa narrativa, a história é contada em 1ª pessoa e foca na luta e nas dificuldades enfrentadas pelo personagem central. É iniciada pelo passado dele, quando ainda não sabia o que sabe hoje, e mostra para o público que é sempre possível se superar e que, para ter sucesso, é preciso passar por erros.

A jornada do herói por acidente

Nesse tipo de história, o protagonista é uma pessoa comum que tem um problema e descobre como resolvê-lo. Depois, ajuda outros a fazerem o mesmo, e eles espalham a mensagem do feito do herói, que passa a receber pedidos de ajuda de cada vez mais pessoas.

Exemplos para se inspirar

As empresas vem usando o storytelling cada vez mais para conquistar clientes e vender mais. Alguns exemplos de marcas que já utilizaram o recurso são:

Agora que você já sabe como fazer storytelling é hora de colocar em prática e desenvolver uma história para cativar seus clientes.

Se você gostou do artigo, compartilhe com seus amigos nas redes sociais e conte para eles essa história também!

[eBook grátis] Saiba como melhorar o desempenho do seu website para alcançar melhores resultados. Baixe aqui!

ASSINE A NEWSLETTER

Blog

Como contratar o influenciador digital certo para seu negócio

O passo a passo para encontrar o influenciador ideal...

3 dE julho, 2018
Blog

Google Adwords: 4 razões para investir já!

Listamos alguns motivos que farão você querer usar os anúncios no Google agora! ...

22 dE novembro, 2017
Blog

Por que a sua empresa precisa de um site institucional?

Entenda por quê é urgente criar uma página na internet para seu negócio ...

7 dE novembro, 2017
Blog

E-mail marketing: ainda vale a pena investir?

A ferramenta que pode trazer mais retorno do que se imagina ...

17 dE outubro, 2017
Blog

5 novas tendências de mídias sociais que você precisa conhecer

Atualize a sua estratégia de redes! ...

31 dE agosto, 2017
Blog

TOP 10: Ferramentas de SEO grátis

As melhores opções para melhorar o SEO do seu site!...

9 dE agosto, 2017
Blog

Estratégia digital: o que você precisa para começar?

Confira um checklist completo para a sua estratégia digital!...

19 dE julho, 2017
Blog

Como receber os leads de links patrocinados no seu site

Prepare seu site para receber os leads de links patrocinados...

13 dE julho, 2017
Blog

A importância do uso das imagens corretas nas redes sociais

Saiba o tamanho correto das imagens para cada rede ...

22 dE junho, 2017
Blog

Instagram para negócios: 6 dicas para um perfil de sucesso

Como melhorar o desempenho do Instagram da sua empresa ...

6 dE junho, 2017
Blog

Geomarketing: entenda como essa estratégia pode aumentar as suas vendas

Saiba como vender a partir de dados de localização dos usuários ...

30 dE maio, 2017
Blog

Quer reter clientes? É hora de investir em Inbound Marketing!

Entenda como o Inbound pode ajudar sua empresa a reter clientes...

23 dE maio, 2017
Blog

Orçamento de marketing: como definir?

Saiba como investir em suas campanhas de comunicação...

17 dE maio, 2017
Blog

Como fazer um pitch que desperte a atenção?

Tudo o que você precisa para vender bem uma ideia...

9 dE maio, 2017
Blog

Company Page no LinkedIn: saiba como destacar a sua empresa!

Entenda como usar a Company Page do LinkedIn para falar com seu público...

3 dE maio, 2017
Blog

Link Building: 4 dicas para alavancar a sua estratégia digital

Como ganhar relevância e ser melhor ranqueado através de link building...

25 dE abril, 2017
Blog

Fluxo de nutrição: dicas que realmente funcionam!

O acompanhamento ideal para os seus leads até que eles se tornem clientes...

18 dE abril, 2017
Blog

SAC 2.0: tudo o que você precisa saber sobre o atendimento pelas redes sociais

Como otimizar o atendimento aos seus clientes...

13 dE abril, 2017
Blog

Usabilidade do site: como ela influencia os indicadores de desempenho?

Como tornar o site da sua empresa user-friendly...

6 dE abril, 2017
Blog

MQL x SQL: entenda as diferenças entre leads de marketing e vendas

Segmente seu público para obter melhores resultados!...

28 dE março, 2017
Blog

Qual é a função de um blog?

Conheça os benefícios e a função de um blog corporativo ...

24 dE março, 2017
Blog

Site mobile ou para desktop? Qual a melhor opção para minha empresa?

Entenda as diferenças entre site mobile e para desktop e faça sua escolha! ...

21 dE março, 2017
Blog

Saiba como o Inbound Marketing pode ajudar sua startup a crescer

Entenda por quê o Inbound é a melhor solução para a sua startup...

14 dE março, 2017
Blog

Como usar o design do site para atrair mais clientes

Confira as dicas para criar um site com design vendedor...

7 dE março, 2017
Blog

Conteúdo multimídia: 4 materiais que não podem faltar na sua estratégia de marketing

Diversifique seu conteúdo para atrair mais clientes!...

1 dE março, 2017
Blog

Netnografia: uma poderosa arma para o marketing digital

Conquiste grandes vantagens competitivas através das análises da netnografia...

16 dE fevereiro, 2017
Blog

Benchmark: 5 lições importantes para aprender com os concorrentes

Descubra como a concorrência pode ser sua aliada!...

14 dE fevereiro, 2017
Blog

Como fazer o monitoramento da reputação da sua marca?

Saiba o que as pessoas estão falando da sua empresa...

8 dE fevereiro, 2017
Blog

CTA: entenda o que é e aumente a sua taxa de conversão!

Como criar chamadas certeiras para engajar a audiência...

7 dE fevereiro, 2017
Blog

Comunicação interna: ferramentas digitais para interagir com seus funcionários

Entenda como grandes empresas utilizam ferramentas para se comunicarem internamente ...

1 dE fevereiro, 2017