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Como fazer storytelling: a arte de vender contando boas histórias
Como criar uma conexão pessoal com seu público
O ser humano conta histórias desde que o mundo é mundo. De desenhos em cavernas aos primeiros manuscritos dos povos antigos, o que mudou foi apenas a forma como as transmitimos. Hoje, os registros estão cada vez mais digitais, mas as histórias continuam sendo contadas. E a isso chamamos de storytelling, método que vem sendo usado cada vez mais por marcas como forma de envolver seus clientes. A seguir mostramos como fazer storytelling na sua empresa de forma eficiente.
Boas histórias são contadas de forma autêntica e criativa e geram uma conexão empática com o público. Para isso, é essencial conhecer as pessoas. Pense nelas e use a história para reunir esse grupo em torno da identificação com o que é contado. As pessoas querem se sentir parte de um todo, elas respondem melhor à ideia de “nós” do que “eles”.
Além disso, o bom storytelling é aquele que causa mudanças no comportamento das pessoas, que o impacta de tal maneira que acaba gerando transformações. No caso das empresas, que geram identificação e, posteriormente, vendas.
Você pode explorar o storytelling nas redes sociais, em blogs, filmes, TV, rádio e por aí vai. O meio utilizado vai depender do seu público e da história que precisa ser contada. Se optar por mais de um canal, lembre-se de que é preciso adaptar a história à linguagem e ao formato de cada um.
O público, por falta de tempo ou até de paciência, tem preferência por vídeos em vez de textos corridos. Se a mensagem em vídeo for rápida e de fácil compreensão, melhor ainda. Comece com um título atraente e crie imagens que prendam a atenção e pronto. Deixar clara a marca da empresa ao final é importante também para fixar a autoria.
Alguns formatos de narrativa são muito usados no marketing de storytelling porque geram identificação com diferentes públicos e podem ser facilmente utilizados pelas empresas. Conheça a seguir 3 deles:
Nesse tipo de história, uma pessoa comum recebe um “chamado para a aventura”. A princípio, ela é resistente, mas depois acaba encontrando um mentor e aceita a missão. Durante a aventura, enfrenta uma série de desafios, que são superados por meio de uma grande mudança interna. No fim, o personagem retoma sua vida e inspira todos ao redor.
Nessa narrativa, a história é contada em 1ª pessoa e foca na luta e nas dificuldades enfrentadas pelo personagem central. É iniciada pelo passado dele, quando ainda não sabia o que sabe hoje, e mostra para o público que é sempre possível se superar e que, para ter sucesso, é preciso passar por erros.
Nesse tipo de história, o protagonista é uma pessoa comum que tem um problema e descobre como resolvê-lo. Depois, ajuda outros a fazerem o mesmo, e eles espalham a mensagem do feito do herói, que passa a receber pedidos de ajuda de cada vez mais pessoas.
As empresas vem usando o storytelling cada vez mais para conquistar clientes e vender mais. Alguns exemplos de marcas que já utilizaram o recurso são:
Agora que você já sabe como fazer storytelling é hora de colocar em prática e desenvolver uma história para cativar seus clientes.
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