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26 dE maio, 2016
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Como montar um plano de marketing digital de sucesso?

Garanta os melhores resultados digitais para a sua empresa

Gerar engajamento na internet é um trabalho que exige uma estratégia bem elaborada, afinal, um plano de marketing digital completo é o que vai guiar o seu trabalho em direção ao sucesso. Confira o passo a passo para criar um planejamento eficiente e gerar resultados para os seus investimentos:

Os objetivos e o cronograma

Qualquer ação de marketing, para ser eficiente, deve ser executada e analisada em cima dos resultados obtidos de acordo com os objetivos traçados anteriormente. A 1ª etapa, portanto, é definir muito bem o que você quer.

O método SMART é uma ferramenta simples que pode ajudar a estabelecer metas claras para o seu projeto. Seu objetivo, de acordo com a técnica, deve atender a 5 premissas básicas:

  • ser específico;
  • ser mensurável;
  • ser atingível;
  • ser relevante;
  • ter um prazo de vigência.

Após serem traçados os objetivos, é hora de estabelecer o cronograma de atividades, tanto para as próximas etapas do planejamento quanto para o início e prosseguimento do trabalho no marketing digital quando ele já estiver em andamento. Uma planilha organizada no Excel, por exemplo, pode ser a melhor opção para organizar o seu cronograma.

O público-alvo

Existem muitas informações a respeito de como as pessoas se comportam no ambiente digital. Você sabia que o acesso à internet via celular triplicou nos últimos 3 anos no Brasil? Isso pode ser uma informação relevante para o planejamento de sua estratégia digital, visto que conteúdos voltados para o mobile podem ser ainda mais relevantes agora.

Além disso, o design responsivo tem sido cada vez mais exigido. Esse é só um exemplo de como conhecer o seu público-alvo pode influenciar na sua estratégia de marketing digital, pois os hábitos e comportamentos de seus potenciais consumidores ditam muito sobre como você deve se comunicar com eles.

Fazer pesquisas quantitativas e qualitativas são uma excelente forma de obter informações sobre o seu público e personalizar ainda mais o seu plano de marketing digital.

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Os canais

Definir os canais que serão utilizados também é etapa fundamental no planejamento de sua estratégia. Não é porque uma nova mídia surge que essa é uma possibilidade viável para a sua empresa. Ao considerar um canal na hora de montar o seu plano de marketing, você deve considerar se:

  • o seu público-alvo está presente;
  • você tem conteúdo para publicar nesse canal;
  • você tem equipe e tempo para alimentar mais uma mídia.

A equipe

Um trabalho de marketing digital exige recursos financeiros e humanos para uma execução eficiente. Você precisa definir se vai terceirizar o processo ou se vai investir em uma equipe interna para realizar o trabalho.

Caso opte pela 2ª opção, a contratação e o treinamento das pessoas é algo que precisa ser constado no planejamento, pois uma equipe dedicada ao marketing digital, além de conhecimento técnico específico, deve estar preparada para representar a sua empresa na internet.

Ela também vai ser porta-voz da sua marca em diversos momentos — inclusive em situações de crise. Portanto, a etapa de preparação não deve ser negligenciada.

O conteúdo

Um bom conteúdo é uma das chaves para o seu sucesso no marketing digital. Considerando que, em determinadas situações, temos mais de 300 mil mensagens são postadas a cada minuto no Twitter, você acha que o seu conteúdo vai chamar a atenção do seu público se ele não for interessante?

Por isso, ele deve ser bem planejado para falar sobre a coisa certa, atingir as pessoas certas, na hora certa e no local certo. A pesquisa por palavras-chave é uma boa forma de identificar assuntos com alto potencial de atração.

O monitoramento

Não adianta nada planejar como tudo será feito se você não souber e já deixar preparado, previamente, como você vai monitorar o andamento das suas atividades e os resultados que serão obtidos.

Por exemplo: logo no lançamento de um blog já é necessária a configuração do acompanhamento do Google Analytics para uma visualização posterior dos dados de acesso de seus visitantes. Nesse momento devem ser definidos os processos e softwares que serão utilizados para análise dos resultados, que vão confirmar se você alcançou os objetivos definidos.

Todas as etapas do planejamento são fundamentais para um trabalho eficiente na internet. E você? Já tem um plano de marketing digital aplicado em sua empresa? Comente abaixo e participe!

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