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26 dE maio, 2016
plano de marketing digital

Como montar um plano de marketing digital de sucesso?

Garanta os melhores resultados digitais para a sua empresa

Quando você cria engajamento, coloca sua marca no coração das pessoas. Isso pode gerar uma série de benefícios como maior interesse pelo conteúdo que você publica e apego ao produto ou serviço que sua empresa oferece.

Mas construir uma trajetória até chegar a esse tipo de situação não é tarefa fácil, muito menos passível de ser realizada em pouco tempo.

Gerar engajamento na internet é um trabalho que exige uma estratégia bem elaborada, afinal, um plano de marketing digital completo é o que vai guiar o seu trabalho em direção ao sucesso. Por isso, confira a seguir o nosso passo a passo para criar um planejamento eficiente e gerar resultados para os seus investimentos.

Os objetivos e o cronograma

Qualquer ação de marketing, para ser eficiente, deve ser executada e analisada em cima dos resultados obtidos de acordo com os objetivos traçados anteriormente. A primeira etapa, portanto, é definir muito bem o que você quer, ou seja, estabelecer seus objetivos.

O método SMART é uma ferramenta simples que pode ajudar a estabelecer metas claras para o seu projeto. Seu objetivo, de acordo com a técnica, deve atender a 5 premissas básicas:

  • ser específico;
  • ser mensurável;
  • ser atingível;
  • ser relevante;
  • ter um prazo de vigência.

Após serem traçados os objetivos, é hora de estabelecer o cronograma de atividades, tanto para as próximas etapas do planejamento quanto para o início e o prosseguimento do trabalho no marketing digital quando ele já estiver em andamento.

Uma planilha organizada no Excel, por exemplo, pode ser uma interessante opção para organizar o seu cronograma. Entretanto, não deixe de procurar por alternativas mais modernas como ferramentas desenvolvidas exclusivamente para fazer cronogramas e controlar projetos: elas podem representar uma automatização do processo capaz de fazer você ganhar tempo e aumentar sua produtividade.

O público-alvo

Uma vez atuando em ambiente online, você precisa se concentrar nas pessoas certas para receber sua mensagem. Para tanto, é preciso conhecer profundamente o comportamento do consumidor.

Existem muitas informações a respeito de como as pessoas se comportam no ambiente digital. Você sabia que o acesso à internet via celular triplicou nos últimos 3 anos no Brasil? Isso pode ser uma informação relevante para o planejamento de sua estratégia digital, visto que conteúdos voltados para o mobile podem ser ainda mais relevantes agora.

Além disso, o design responsivo tem sido cada vez mais exigido. Como as plataformas de acesso à internet se diversificaram (smartphones, tablets, notebooks), torna-se inevitável garantir que o conteúdo publicado na rede seja facilmente adaptável a qualquer tipo de dispositivo.

Esses são apenas exemplos sobre como conhecer o seu público-alvo pode influenciar na sua estratégia de marketing digital, pois os hábitos e os comportamentos de seus potenciais consumidores ditam muito sobre como você deve se comunicar com eles.

Fazer pesquisas quantitativas e qualitativas são uma excelente forma de obter informações sobre o seu público e personalizar ainda mais o seu plano de marketing digital.

Os canais

Definir os canais que serão utilizados também é etapa fundamental no planejamento de sua estratégia. Não é porque uma nova mídia surge que essa é uma possibilidade viável para a sua empresa. Ao considerar um canal na hora de montar o seu plano de marketing, você deve avaliar se:

  • o seu público-alvo está presente;
  • você tem conteúdo para publicar nesse canal;
  • você tem equipe e tempo para alimentar mais uma mídia.

O Facebook, por exemplo, é a rede social com maior audiência no mundo todo, o que significa que, dentro dela, sua empresa pode obter um alcance significativo. Entretanto, dependendo dos interesses (que serão determinados no planejamento) da campanha, você pode precisar de segmentação e não de alcance — neste caso, utilizar essa rede social só será realmente efetivo se os posts forem acompanhados de uma estratégia de segmentação de mídia.

Assim, não deixe de conhecer detalhadamente as características de cada canal para determinar a maneira como sua empresa vai investir nele.

A equipe

Um trabalho de marketing digital exige recursos financeiros e humanos para uma execução eficiente. Para tanto, você precisa definir se vai terceirizar o processo ou se vai investir em uma equipe interna para realizar o trabalho.

Na prática da terceirização, é possível contar com profissionais especializados para atuar naquela função, o que pode gerar otimização de tempo e até mesmo ganho de qualidade nos procedimentos. Procure por serviços já estabelecidos no mercado para que você possa embasar sua decisão em opiniões de clientes antigos. Isso é muito útil para facilitar sua escolha.

Caso opte pela 2ª opção, a contratação e o treinamento das pessoas é algo que precisa ser constado no planejamento, pois uma equipe dedicada ao marketing digital, além de conhecimento técnico específico, deve estar preparada para representar a sua empresa na internet.

Ela também vai ser porta-voz da sua marca em diversos momentos — inclusive em situações de crise. Portanto, a etapa de preparação não deve ser negligenciada.

Jamais deixe de lado investimentos em treinamento e capacitação. Mesmo em equipes muito bem treinadas, é comum encontrar falhas que podem ser amenizadas com a atualização adequada.

O conteúdo

Um bom conteúdo é uma das chaves para o seu sucesso no marketing digital. Considerando que, em determinadas situações, temos mais de 300 mil mensagens postadas a cada minuto no Twitter, você acha que o seu conteúdo vai chamar a atenção do seu público se ele não for interessante? Por isso, ele deve ser bem planejado para falar sobre a coisa certa, atingir as pessoas certas, na hora certa e no local certo.

Parece difícil? Pois saiba que, usando as ferramentas adequadas, esse processo pode ser perfeitamente viável. O conteúdo de qualidade é fundamentalmente bem estruturado antes de ser publicado. A pesquisa por palavras-chave é uma boa forma de identificar assuntos com alto potencial de atração.

Da mesma forma, um trabalho de aperfeiçoamento visando os mecanismos de busca (Search Engine Optimization, o famoso SEO) permite que você transforme seu conteúdo em algo mais atrativo para os buscadores, fazendo com que ele tenha maiores condições de atrair visitantes.

Trabalhe sempre com o conceito de persona — um personagem semifictício que sua empresa pode criar para representar um público-alvo, criando estratégias específicas para conquistá-lo. Uma persona pode ser criada a partir do devido entendimento do perfil e das necessidades tanto de seus clientes atuais quanto de quem você pretende atingir.

O monitoramento

Não adianta nada planejar como tudo será feito se você não determinar como será o monitoramento das suas atividades e dos resultados obtidos.

Por exemplo: logo no lançamento de um blog, já é necessária a configuração do acompanhamento do Google Analytics para uma visualização posterior dos dados de acesso de seus visitantes. Nesse momento, devem ser definidos os processos e os softwares que serão utilizados para análise dos resultados, que vão confirmar se você alcançou os objetivos estabelecidos.

Considere o uso de métricas conhecidas para garantir que seus gastos não estão incompatíveis com os interesses da empresa. Algumas das mais usadas no marketing digital são:

Retorno sobre o Investimento (ROI)

Analisa o retorno sobre o investimento que está sendo feito pela empresa com as estratégias de marketing.

Lifetime Value of Customer (LTV)

Calcula o valor de tempo de vida de cada cliente.

Custo por Aquisição de clientes (CAC)

Avalia quanto está sendo gasto para adquirir um novo cliente para a empresa.

Click Through Rate (CTR)

Auxilia na análise da taxa de cliques em cada anúncio.

Key Performance Indicators (KPI)

É um indicador-chave de performance que auxilia no acompanhamento das ações que estão sendo utilizadas e avalia se elas estão atendendo a objetivos estabelecidos inicialmente.

Todas as etapas do planejamento são fundamentais para um trabalho eficiente na internet. Agora que você já sabe como montar um plano de marketing digital aplicado em sua empresa, que tal entender como impulsionar audiência e relevância do seu site? Não perca tempo e baixe o nosso ebook!

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