NOSSO BLOG>

Conteúdos especializados, ebooks e dicas de marketing digital, design e usabilidade

9 dE junho, 2016
otimizar-comunicacao

4 maneiras de otimizar a comunicação digital da sua empresa

Dicas para melhorar a sua estratégia de marketing online

Desenvolver uma estratégia eficiente de comunicação digital pode envolver mais tempo do que o esperado inicialmente. Isso porque, ao entrar no universo digital, a empresa terá determinadas prioridades, como definição dos objetivos, do budget e do público-alvo.

Com o tempo, apenas as estratégias iniciais não serão mais suficientes para atender aos objetivos do negócio e, nesse momento, deve ser considerado uma ampliação e aprofundamento das estratégias para otimizar a comunicação digital da empresa e melhorar os resultados alcançados.

Algumas estratégias são essenciais para empresas que se veem com diversas oportunidades de melhoria, mas que estão limitando o retorno sobre investimento apenas com as técnicas iniciais. Saiba mais sobre esse assunto a seguir:

A usabilidade do site

Um site com design atraente e um site eficiente são coisas distintas. Não que o design não possa acompanhar a usabilidade e vice-versa, mas ao elaborar um site, inicialmente, muitas empresas se preocupam mais com a estética. Quer melhorar os resultados de marketing digital? A sua 1ª tarefa, então, é verificar a usabilidade do site.

Quando falamos em site eficiente, a maior parte das páginas devem ser acessíveis com 3 — no máximo 4 — cliques. Os links internos devem fazer sentido e aprimorar a experiência do usuário, melhorando a navegabilidade.

Outros fatores que melhoram o desempenho do site são:

  • título da página;
  • meta description;
  • uso das tags H1 e H2 no texto;
  • velocidade de carregamento das páginas (menos de 8 segundos).

Por fim, um detalhe importantíssimo e deixado de lado na hora do desenvolvimento de muitos websites: as URLs devem construir um caminho. Exemplo:

Otimizada: www.exemplo.com.br/servicos → www.exemplo.com.br/servicos/marketing-digital

Não otimizada: www.exemplo.com.br/servicos → www.exemplo.com.br/servico/marketing-digital

As mídias sociais

A mera presença da empresa nas mídias sociais não é suficiente. É preciso investir em estratégias completas para esse canal e agregar valor à página. Desenvolva propostas — como o uso de editorias com objetivos específicos —, aposte no impulsionamento das publicações — principalmente daquelas mais relevantes e chamativas caso o seu orçamento ainda seja baixo — e invista em mídias pagas — como Facebook Ads e LinkedIn Ads.

Outra tendência para otimizar a página e melhorar o desempenho on-line é usar esses meios para criar relacionamentos e gerar interação. Portanto, responda as dúvidas dos clientes, agradeça os elogios e tenha sempre um plano para gerenciamento de crises. O tempo de resposta e saber lidar com comentários negativos é fundamental.

O inbound marketing

O inbound marketing é uma nova metodologia de atuação nos meios digitais que integra soluções de conteúdo, mídias sociais, e-mail marketing e outras com o objetivo de aumentar a relevância do site para o público-alvo desejado e, dessa forma, aumentar o reconhecimento da marca.

As propostas de inbound inovam por fazer com que o potencial chegue até a marca por meio de conteúdos informativos, que empoderam o lead para que ele se torne um cliente mais alinhado aos objetivos da própria empresa. Com o inbound, é desenvolvida toda uma estratégia de conquista do cliente que faça sentido para ambas as partes.

O conteúdo

Poucas coisas na estratégia de comunicação digital são tão substanciais quanto a produção de conteúdo. Além do blog corporativo, as ofertas — como e-books, white papers, casos de estudo etc. — têm sido cada vez mais fundamentais para conquistar novos clientes, consolidar a marca e encaminhar o usuário pela jornada de compra.

Os conteúdos em blog são responsáveis por um aumento de 434% de páginas indexadas, sendo que o primeiro resultado do Google recebe 33% dos cliques da busca. O marketing de conteúdo é responsável ainda por gerar o triplo de leads por dólar investido, segundo a Kapost.

Otimizar a comunicação digital da empresa consiste em reunir essas estratégias em um plano de ação eficiente e que atenda aos objetivos da empresa.

E então, você gostou dessas dicas para otimizar a comunicação digital da sua empresa? Então, deixe um comentário e conte como será o próximo plano da sua empresa. Participe!

[eBook grátis] Saiba como melhorar o desempenho do seu website para alcançar melhores resultados. Baixe aqui!

ASSINE A NEWSLETTER

Blog

5 novas tendências de mídias sociais que você precisa conhecer

Atualize a sua estratégia de redes! ...

31 dE agosto, 2017
Blog

TOP 10: Ferramentas de SEO grátis

As melhores opções para melhorar o SEO do seu site!...

9 dE agosto, 2017
Blog

Estratégia digital: o que você precisa para começar?

Confira um checklist completo para a sua estratégia digital!...

19 dE julho, 2017
Blog

Como receber os leads de links patrocinados no seu site

Prepare seu site para receber os leads de links patrocinados...

13 dE julho, 2017
Blog

A importância do uso das imagens corretas nas redes sociais

Saiba o tamanho correto das imagens para cada rede ...

22 dE junho, 2017
Blog

Instagram para negócios: 6 dicas para um perfil de sucesso

Como melhorar o desempenho do Instagram da sua empresa ...

6 dE junho, 2017
Blog

Geomarketing: entenda como essa estratégia pode aumentar as suas vendas

Saiba como vender a partir de dados de localização dos usuários ...

30 dE maio, 2017
Blog

Quer reter clientes? É hora de investir em Inbound Marketing!

Entenda como o Inbound pode ajudar sua empresa a reter clientes...

23 dE maio, 2017
Blog

Orçamento de marketing: como definir?

Saiba como investir em suas campanhas de comunicação...

17 dE maio, 2017
Blog

Como fazer um pitch que desperte a atenção?

Tudo o que você precisa para vender bem uma ideia...

9 dE maio, 2017
Blog

Company Page no LinkedIn: saiba como destacar a sua empresa!

Entenda como usar a Company Page do LinkedIn para falar com seu público...

3 dE maio, 2017
Blog

Link Building: 4 dicas para alavancar a sua estratégia digital

Como ganhar relevância e ser melhor ranqueado através de link building...

25 dE abril, 2017
Blog

Fluxo de nutrição: dicas que realmente funcionam!

O acompanhamento ideal para os seus leads até que eles se tornem clientes...

18 dE abril, 2017
Blog

SAC 2.0: tudo o que você precisa saber sobre o atendimento pelas redes sociais

Como otimizar o atendimento aos seus clientes...

13 dE abril, 2017
Blog

Usabilidade do site: como ela influencia os indicadores de desempenho?

Como tornar o site da sua empresa user-friendly...

6 dE abril, 2017
Blog

MQL x SQL: entenda as diferenças entre leads de marketing e vendas

Segmente seu público para obter melhores resultados!...

28 dE março, 2017
Blog

Qual é a função de um blog?

Conheça os benefícios e a função de um blog corporativo ...

24 dE março, 2017
Blog

Site mobile ou para desktop? Qual a melhor opção para minha empresa?

Entenda as diferenças entre site mobile e para desktop e faça sua escolha! ...

21 dE março, 2017
Blog

Saiba como o Inbound Marketing pode ajudar sua startup a crescer

Entenda por quê o Inbound é a melhor solução para a sua startup...

14 dE março, 2017
Blog

Como usar o design do site para atrair mais clientes

Confira as dicas para criar um site com design vendedor...

7 dE março, 2017
Blog

Conteúdo multimídia: 4 materiais que não podem faltar na sua estratégia de marketing

Diversifique seu conteúdo para atrair mais clientes!...

1 dE março, 2017
Blog

Netnografia: uma poderosa arma para o marketing digital

Conquiste grandes vantagens competitivas através das análises da netnografia...

16 dE fevereiro, 2017
Blog

Benchmark: 5 lições importantes para aprender com os concorrentes

Descubra como a concorrência pode ser sua aliada!...

14 dE fevereiro, 2017
Blog

Como fazer o monitoramento da reputação da sua marca?

Saiba o que as pessoas estão falando da sua empresa...

8 dE fevereiro, 2017
Blog

CTA: entenda o que é e aumente a sua taxa de conversão!

Como criar chamadas certeiras para engajar a audiência...

7 dE fevereiro, 2017
Blog

Comunicação interna: ferramentas digitais para interagir com seus funcionários

Entenda como grandes empresas utilizam ferramentas para se comunicarem internamente ...

1 dE fevereiro, 2017
Blog

4 dicas infalíveis para atrair leads

Saiba como aumentar a sua base de contatos ...

31 dE janeiro, 2017
Blog

O uso do hotsite na comunicação corporativa: case Petrobras

Como utilizar um hotsite para comunicar ações específicas ...

25 dE janeiro, 2017
Blog

Saiba por que a gestão de marca é fundamental para os negócios!

Aprenda a diferenciar sua marca da concorrência ...

24 dE janeiro, 2017
Blog

A Comunicação na era digital: diálogos com diferentes públicos

Confira o primeiro post da série Comunicação Corporativa ...

18 dE janeiro, 2017