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16 dE março, 2016
O que é Roi

Entenda o que é ROI e como ele pode melhorar seus resultados

Medir e avaliar suas campanhas pode ajudar a definir a melhor estratégia para seu negócio

Hoje, o ROI deixou de ser simplesmente uma métrica e ocupa lugar de destaque na estratégia de comunicação das empresas. O nível da concorrência exige uma mensuração de resultados mais aperfeiçoada e voltada para o que é realmente importante para o negócio. Com os padrões de métricas passando por frequentes transformações, as campanhas de marketing necessitam de uma atenção cada vez maior. Descobrir o retorno sobre o investimento em campanhas de Google AdWords é um exemplo de como o cálculo do ROI vem sendo utilizado dentro das empresas. Descubra no post de hoje o que é ROI e como ele pode ajudar seu negócio!

O que é ROI?

Também conhecido como taxa de retorno, ROI é a sigla para Return On Investment ou Retorno Sobre o Investimento. Seu objetivo é demonstrar se um investimento lucrou ou não. Na prática, ele é utilizado para saber que investimentos em marketing estão valendo a pena, o que resolve um dos problemas mais frequentes dos gestores: definir as melhores oportunidades de venda com as verbas destinadas para suas campanhas.

Como calcular o ROI?

Para o cálculo do ROI temos a seguinte fórmula:

  • ROI = (lucro do investimento – custo do investimento) / custo do investimento

Numa campanha que lucrou R$ 150 mil depois de um investimento de R$ 100 mil, teríamos:

  • (R$ 150 mil – R$ 100 mil) / R$ 100 mil = 50%

Por que calcular o ROI?

Entre os motivos que levam uma empresa a calcular o ROI estão:

  • Viabilizar projetos com embasamento em números reais e tangíveis;
  • Qualificar as investidas de marketing para saber se realmente contribuem com os resultados da empresa;
  • Desenvolver metas conforme os resultados conquistados, tornando as estratégias mais acessíveis;
  • Aprender sobre os concorrentes e a qualidade de suas ações fundamentando em números;
  • Monitorar os prazos para obtenção de retornos positivos.

Com um departamento de marketing inteirado sobre a forma como o consumidor é impactado por ações como a exposição de marca (ou branding), os gestores tendem a pensar mais em estratégias que antes eram pouco tradicionais, como mídias sociais e novos tipos de publicidade. Para esse modelo de mídia, todo tipo de mensuração é relevante e pode impulsionar os resultados de vendas.

Apesar de ser uma ação eficiente, ainda existe o desafio de conseguir disseminar a prática dos cálculos sobre o investimento dentro das corporações e fazer com que as equipes falem a mesma língua. É preciso que os gestores saibam como desenvolver uma cultura interna que apresente na prática o valor de um planejamento de comunicação eficaz, através das informações apresentadas nos indicadores de sucesso.

Entender o custo de uma campanha de marketing é o primeiro passo para aumentar seus lucros ou melhorar seus resultados, pois é possível avaliar cada uma das suas ações de vendas e ainda realizar testes, o que permite à sua empresa identificar quais são as opções mais rentáveis.

Agora que você já sabe o que é ROI e como ele pode ser útil para um negócio ter sucesso, deixe um comentário dizendo onde ele é mais importante para você. Aproveite e deixe um comentário contando o que você achou do nosso texto!

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