NOSSO BLOG>

Conteúdos especializados, ebooks e dicas de marketing digital, design e usabilidade

16 dE março, 2016
O que é Roi

Entenda o que é ROI e como ele pode melhorar seus resultados

Medir e avaliar suas campanhas pode ajudar a definir a melhor estratégia para seu negócio

Hoje, o ROI deixou de ser simplesmente uma métrica e ocupa lugar de destaque na estratégia de comunicação das empresas. O nível da concorrência exige uma mensuração de resultados mais aperfeiçoada e voltada para o que é realmente importante para o negócio. Com os padrões de métricas passando por frequentes transformações, as campanhas de marketing necessitam de uma atenção cada vez maior. Descobrir o retorno sobre o investimento em campanhas de Google AdWords é um exemplo de como o cálculo do ROI vem sendo utilizado dentro das empresas. Descubra no post de hoje o que é ROI e como ele pode ajudar seu negócio!

O que é ROI?

Também conhecido como taxa de retorno, ROI é a sigla para Return On Investment ou Retorno Sobre o Investimento. Seu objetivo é demonstrar se um investimento lucrou ou não. Na prática, ele é utilizado para saber que investimentos em marketing estão valendo a pena, o que resolve um dos problemas mais frequentes dos gestores: definir as melhores oportunidades de venda com as verbas destinadas para suas campanhas.

Como calcular o ROI?

Para o cálculo do ROI temos a seguinte fórmula:

  • ROI = (lucro do investimento – custo do investimento) / custo do investimento

Numa campanha que lucrou R$ 150 mil depois de um investimento de R$ 100 mil, teríamos:

  • (R$ 150 mil – R$ 100 mil) / R$ 100 mil = 50%

Por que calcular o ROI?

Entre os motivos que levam uma empresa a calcular o ROI estão:

  • Viabilizar projetos com embasamento em números reais e tangíveis;
  • Qualificar as investidas de marketing para saber se realmente contribuem com os resultados da empresa;
  • Desenvolver metas conforme os resultados conquistados, tornando as estratégias mais acessíveis;
  • Aprender sobre os concorrentes e a qualidade de suas ações fundamentando em números;
  • Monitorar os prazos para obtenção de retornos positivos.

Com um departamento de marketing inteirado sobre a forma como o consumidor é impactado por ações como a exposição de marca (ou branding), os gestores tendem a pensar mais em estratégias que antes eram pouco tradicionais, como mídias sociais e novos tipos de publicidade. Para esse modelo de mídia, todo tipo de mensuração é relevante e pode impulsionar os resultados de vendas.

Apesar de ser uma ação eficiente, ainda existe o desafio de conseguir disseminar a prática dos cálculos sobre o investimento dentro das corporações e fazer com que as equipes falem a mesma língua. É preciso que os gestores saibam como desenvolver uma cultura interna que apresente na prática o valor de um planejamento de comunicação eficaz, através das informações apresentadas nos indicadores de sucesso.

Entender o custo de uma campanha de marketing é o primeiro passo para aumentar seus lucros ou melhorar seus resultados, pois é possível avaliar cada uma das suas ações de vendas e ainda realizar testes, o que permite à sua empresa identificar quais são as opções mais rentáveis.

Agora que você já sabe o que é ROI e como ele pode ser útil para um negócio ter sucesso, deixe um comentário dizendo onde ele é mais importante para você. Aproveite e deixe um comentário contando o que você achou do nosso texto!

ASSINE A NEWSLETTER

Blog

5 novas tendências de mídias sociais que você precisa conhecer

Atualize a sua estratégia de redes! ...

31 dE agosto, 2017
Blog

TOP 10: Ferramentas de SEO grátis

As melhores opções para melhorar o SEO do seu site!...

9 dE agosto, 2017
Blog

Estratégia digital: o que você precisa para começar?

Confira um checklist completo para a sua estratégia digital!...

19 dE julho, 2017
Blog

Como receber os leads de links patrocinados no seu site

Prepare seu site para receber os leads de links patrocinados...

13 dE julho, 2017
Blog

A importância do uso das imagens corretas nas redes sociais

Saiba o tamanho correto das imagens para cada rede ...

22 dE junho, 2017
Blog

Instagram para negócios: 6 dicas para um perfil de sucesso

Como melhorar o desempenho do Instagram da sua empresa ...

6 dE junho, 2017
Blog

Geomarketing: entenda como essa estratégia pode aumentar as suas vendas

Saiba como vender a partir de dados de localização dos usuários ...

30 dE maio, 2017
Blog

Quer reter clientes? É hora de investir em Inbound Marketing!

Entenda como o Inbound pode ajudar sua empresa a reter clientes...

23 dE maio, 2017
Blog

Orçamento de marketing: como definir?

Saiba como investir em suas campanhas de comunicação...

17 dE maio, 2017
Blog

Como fazer um pitch que desperte a atenção?

Tudo o que você precisa para vender bem uma ideia...

9 dE maio, 2017
Blog

Company Page no LinkedIn: saiba como destacar a sua empresa!

Entenda como usar a Company Page do LinkedIn para falar com seu público...

3 dE maio, 2017
Blog

Link Building: 4 dicas para alavancar a sua estratégia digital

Como ganhar relevância e ser melhor ranqueado através de link building...

25 dE abril, 2017
Blog

Fluxo de nutrição: dicas que realmente funcionam!

O acompanhamento ideal para os seus leads até que eles se tornem clientes...

18 dE abril, 2017
Blog

SAC 2.0: tudo o que você precisa saber sobre o atendimento pelas redes sociais

Como otimizar o atendimento aos seus clientes...

13 dE abril, 2017
Blog

Usabilidade do site: como ela influencia os indicadores de desempenho?

Como tornar o site da sua empresa user-friendly...

6 dE abril, 2017
Blog

MQL x SQL: entenda as diferenças entre leads de marketing e vendas

Segmente seu público para obter melhores resultados!...

28 dE março, 2017
Blog

Qual é a função de um blog?

Conheça os benefícios e a função de um blog corporativo ...

24 dE março, 2017
Blog

Site mobile ou para desktop? Qual a melhor opção para minha empresa?

Entenda as diferenças entre site mobile e para desktop e faça sua escolha! ...

21 dE março, 2017
Blog

Saiba como o Inbound Marketing pode ajudar sua startup a crescer

Entenda por quê o Inbound é a melhor solução para a sua startup...

14 dE março, 2017
Blog

Como usar o design do site para atrair mais clientes

Confira as dicas para criar um site com design vendedor...

7 dE março, 2017
Blog

Conteúdo multimídia: 4 materiais que não podem faltar na sua estratégia de marketing

Diversifique seu conteúdo para atrair mais clientes!...

1 dE março, 2017
Blog

Netnografia: uma poderosa arma para o marketing digital

Conquiste grandes vantagens competitivas através das análises da netnografia...

16 dE fevereiro, 2017
Blog

Benchmark: 5 lições importantes para aprender com os concorrentes

Descubra como a concorrência pode ser sua aliada!...

14 dE fevereiro, 2017
Blog

Como fazer o monitoramento da reputação da sua marca?

Saiba o que as pessoas estão falando da sua empresa...

8 dE fevereiro, 2017
Blog

CTA: entenda o que é e aumente a sua taxa de conversão!

Como criar chamadas certeiras para engajar a audiência...

7 dE fevereiro, 2017
Blog

Comunicação interna: ferramentas digitais para interagir com seus funcionários

Entenda como grandes empresas utilizam ferramentas para se comunicarem internamente ...

1 dE fevereiro, 2017
Blog

4 dicas infalíveis para atrair leads

Saiba como aumentar a sua base de contatos ...

31 dE janeiro, 2017
Blog

O uso do hotsite na comunicação corporativa: case Petrobras

Como utilizar um hotsite para comunicar ações específicas ...

25 dE janeiro, 2017
Blog

Saiba por que a gestão de marca é fundamental para os negócios!

Aprenda a diferenciar sua marca da concorrência ...

24 dE janeiro, 2017
Blog

A Comunicação na era digital: diálogos com diferentes públicos

Confira o primeiro post da série Comunicação Corporativa ...

18 dE janeiro, 2017