NOSSO BLOG>

Conteúdos especializados, ebooks e dicas de marketing digital, design e usabilidade

16 dE março, 2016
O que é Roi

Entenda o que é ROI e como ele pode melhorar seus resultados

Medir e avaliar suas campanhas pode ajudar a definir a melhor estratégia para seu negócio

Hoje, o ROI deixou de ser simplesmente uma métrica e ocupa lugar de destaque na estratégia de comunicação das empresas. O nível da concorrência exige uma mensuração de resultados mais aperfeiçoada e voltada para o que é realmente importante para o negócio. Com os padrões de métricas passando por frequentes transformações, as campanhas de marketing necessitam de uma atenção cada vez maior. Descobrir o retorno sobre o investimento em campanhas de Google AdWords é um exemplo de como o cálculo do ROI vem sendo utilizado dentro das empresas. Descubra no post de hoje o que é ROI e como ele pode ajudar seu negócio!

O que é ROI?

Também conhecido como taxa de retorno, ROI é a sigla para Return On Investment ou Retorno Sobre o Investimento. Seu objetivo é demonstrar se um investimento lucrou ou não. Na prática, ele é utilizado para saber que investimentos em marketing estão valendo a pena, o que resolve um dos problemas mais frequentes dos gestores: definir as melhores oportunidades de venda com as verbas destinadas para suas campanhas.

Como calcular o ROI?

Para o cálculo do ROI temos a seguinte fórmula:

  • ROI = (lucro do investimento – custo do investimento) / custo do investimento

Numa campanha que lucrou R$ 150 mil depois de um investimento de R$ 100 mil, teríamos:

  • (R$ 150 mil – R$ 100 mil) / R$ 100 mil = 50%

Por que calcular o ROI?

Entre os motivos que levam uma empresa a calcular o ROI estão:

  • Viabilizar projetos com embasamento em números reais e tangíveis;
  • Qualificar as investidas de marketing para saber se realmente contribuem com os resultados da empresa;
  • Desenvolver metas conforme os resultados conquistados, tornando as estratégias mais acessíveis;
  • Aprender sobre os concorrentes e a qualidade de suas ações fundamentando em números;
  • Monitorar os prazos para obtenção de retornos positivos.

Com um departamento de marketing inteirado sobre a forma como o consumidor é impactado por ações como a exposição de marca (ou branding), os gestores tendem a pensar mais em estratégias que antes eram pouco tradicionais, como mídias sociais e novos tipos de publicidade. Para esse modelo de mídia, todo tipo de mensuração é relevante e pode impulsionar os resultados de vendas.

Apesar de ser uma ação eficiente, ainda existe o desafio de conseguir disseminar a prática dos cálculos sobre o investimento dentro das corporações e fazer com que as equipes falem a mesma língua. É preciso que os gestores saibam como desenvolver uma cultura interna que apresente na prática o valor de um planejamento de comunicação eficaz, através das informações apresentadas nos indicadores de sucesso.

Entender o custo de uma campanha de marketing é o primeiro passo para aumentar seus lucros ou melhorar seus resultados, pois é possível avaliar cada uma das suas ações de vendas e ainda realizar testes, o que permite à sua empresa identificar quais são as opções mais rentáveis.

Agora que você já sabe o que é ROI e como ele pode ser útil para um negócio ter sucesso, deixe um comentário dizendo onde ele é mais importante para você. Aproveite e deixe um comentário contando o que você achou do nosso texto!

ASSINE A NEWSLETTER

Blog

Como receber os leads de links patrocinados no seu site

Prepare seu site para receber os leads de links patrocinados...

13 dE julho, 2017
Blog

A importância do uso das imagens corretas nas redes sociais

Saiba o tamanho correto das imagens para cada rede ...

22 dE junho, 2017
Blog

Instagram para negócios: 6 dicas para um perfil de sucesso

Como melhorar o desempenho do Instagram da sua empresa ...

6 dE junho, 2017
Blog

Geomarketing: entenda como essa estratégia pode aumentar as suas vendas

Saiba como vender a partir de dados de localização dos usuários ...

30 dE maio, 2017
Blog

Quer reter clientes? É hora de investir em Inbound Marketing!

Entenda como o Inbound pode ajudar sua empresa a reter clientes...

23 dE maio, 2017
Blog

Orçamento de marketing: como definir?

Saiba como investir em suas campanhas de comunicação...

17 dE maio, 2017
Blog

Como fazer um pitch que desperte a atenção?

Tudo o que você precisa para vender bem uma ideia...

9 dE maio, 2017
Blog

Company Page no LinkedIn: saiba como destacar a sua empresa!

Entenda como usar a Company Page do LinkedIn para falar com seu público...

3 dE maio, 2017
Blog

Link Building: 4 dicas para alavancar a sua estratégia digital

Como ganhar relevância e ser melhor ranqueado através de link building...

25 dE abril, 2017
Blog

Fluxo de nutrição: dicas que realmente funcionam!

O acompanhamento ideal para os seus leads até que eles se tornem clientes...

18 dE abril, 2017
Blog

SAC 2.0: tudo o que você precisa saber sobre o atendimento pelas redes sociais

Como otimizar o atendimento aos seus clientes...

13 dE abril, 2017
Blog

Usabilidade do site: como ela influencia os indicadores de desempenho?

Como tornar o site da sua empresa user-friendly...

6 dE abril, 2017
Blog

MQL x SQL: entenda as diferenças entre leads de marketing e vendas

Segmente seu público para obter melhores resultados!...

28 dE março, 2017
Blog

Qual é a função de um blog?

Conheça os benefícios e a função de um blog corporativo ...

24 dE março, 2017
Blog

Site mobile ou para desktop? Qual a melhor opção para minha empresa?

Entenda as diferenças entre site mobile e para desktop e faça sua escolha! ...

21 dE março, 2017
Blog

Saiba como o Inbound Marketing pode ajudar sua startup a crescer

Entenda por quê o Inbound é a melhor solução para a sua startup...

14 dE março, 2017
Blog

Como usar o design do site para atrair mais clientes

Confira as dicas para criar um site com design vendedor...

7 dE março, 2017
Blog

Conteúdo multimídia: 4 materiais que não podem faltar na sua estratégia de marketing

Diversifique seu conteúdo para atrair mais clientes!...

1 dE março, 2017
Blog

Netnografia: uma poderosa arma para o marketing digital

Conquiste grandes vantagens competitivas através das análises da netnografia...

16 dE fevereiro, 2017
Blog

Benchmark: 5 lições importantes para aprender com os concorrentes

Descubra como a concorrência pode ser sua aliada!...

14 dE fevereiro, 2017
Blog

Como fazer o monitoramento da reputação da sua marca?

Saiba o que as pessoas estão falando da sua empresa...

8 dE fevereiro, 2017
Blog

CTA: entenda o que é e aumente a sua taxa de conversão!

Como criar chamadas certeiras para engajar a audiência...

7 dE fevereiro, 2017
Blog

Comunicação interna: ferramentas digitais para interagir com seus funcionários

Entenda como grandes empresas utilizam ferramentas para se comunicarem internamente ...

1 dE fevereiro, 2017
Blog

4 dicas infalíveis para atrair leads

Saiba como aumentar a sua base de contatos ...

31 dE janeiro, 2017
Blog

O uso do hotsite na comunicação corporativa: case Petrobras

Como utilizar um hotsite para comunicar ações específicas ...

25 dE janeiro, 2017
Blog

Saiba por que a gestão de marca é fundamental para os negócios!

Aprenda a diferenciar sua marca da concorrência ...

24 dE janeiro, 2017
Blog

A Comunicação na era digital: diálogos com diferentes públicos

Confira o primeiro post da série Comunicação Corporativa ...

18 dE janeiro, 2017
Blog

Growth Hacking: entenda o crescimento acelerado das startups

Conheça mais sobre a técnica que pode alavancar o seu negócio ...

17 dE janeiro, 2017
Blog

Planejamento de marketing digital para 2017: o que não pode faltar?

O plano de marketing da sua empresa está completo? Confira! ...

10 dE janeiro, 2017
Blog

O que é funil de vendas e quais são as suas etapas?

Entenda mais sobre um dos principais conceitos do marketing digital...

3 dE janeiro, 2017