NOSSO BLOG>

Conteúdos especializados, ebooks e dicas de marketing digital, design e usabilidade

30 dE agosto, 2016
adwords

Guia básico para criar campanhas no Google AdWords

Tudo que você precisa saber para anunciar no Google

Há mais de 15 anos, as campanhas no Google AdWords vêm gerando lucros e oportunidades para seus anunciantes. Com tanto tempo de estrada, a ferramenta naturalmente se consolidou como essencial para toda empresa que visa a investir em marketing digital — segundo dados da Wishpound, são mais de 12 milhões de empresas anunciantes.

No entanto, criar uma campanha de sucesso requer um bom conhecimento sobre como funciona o Google AdWords e como escolher as melhores palavras-chave. Por isso, apresentaremos a você um guia básico para criar campanhas no AdWords. Confira!

O que você deve saber sobre o Google AdWords?

Antes de começar a montar sua campanha, que tal entender como a ferramenta funciona? Primeiramente, tenha em mente que cada campanha deve ser formada por grupos de anúncios (AdGroups), os quais permitem inserir uma lista de palavras-chave.

O orçamento mínimo para fazer campanhas no Google AdWords é de R$50,00. Portanto, para que o investimento seja bem aplicado, é necessário saber qual o método de precificação ideal para os objetivos da campanha. Você poderá optar por dois tipos de precificações: CPC e CPM.

CPC (custo por clique)

Segundo o próprio Google, o CPC é “o valor máximo, estabelecido pelo anunciante, pago por cada clique”. Ou seja, ao optar pelo CPC você estará assumindo que pagará até o valor X cada vez que o anúncio for clicado.

Esse método é indicado para campanhas que visam a gerar conversões dentro do site. Isto é, quando o objetivo é que vender on-line ou gerar leads através de formulários, por exemplo. Dessa forma, será mais fácil mensurar os custos por aquisição de cliente.

CPM (custo por mil impressões)

Diferente do CPC, o CPM tem como propósito estabelecer um custo para cada mil impressões do anúncio. Por outras palavras, a cada mil vezes em que um anúncio é exibido para usuários do Google, é cobrado o valor preestabelecido pelo anunciante.

Seu uso é ideal para a divulgação da marca ou de uma linha de produtos, pois não necessitam de ações dentro do site.

Como criar as primeiras campanhas no Google AdWords?

Com orçamento e planejamento definidos, podemos começar a criar uma campanha de anúncios. Siga os próximos passos para colocar a sua campanha de anúncios no ar!

1. Pesquisando as palavras-chave

O primeiro passo é pesquisar por boas palavras-chave com vista em exibir anúncios a quem potencialmente se interessa pelo seu produto/serviço. É importante evitar estruturar a campanha com termos genéricos para não gerar custos desnecessários.

Para isso, existem diversas ferramentas que retornam, de forma detalhada, o volume de buscas que o termo possui, a competitividade e a média de custo. Uma delas é o Google Keyword Planner, a opção gratuita de maior confiabilidade. Há também alternativas mais avançadas — e pagas —, como SEMrush e Keyword Revealer.

2. Criando um grupo de anúncios

A maior vantagem de se trabalhar com anúncios on-line é a segmentação. Por exemplo: se o seu negócio comercializa tênis, crie grupos para linhas casuais e esportivas, modelos masculinos e femininos, etc. Dessa forma, os anúncios se tornarão mais relevantes aos usuários.

Dica de estudo: existem correspondências para as palavras-chave (negativa, frase, exata, ampla e ampla modificada), as quais são fundamentais para otimizar os anúncios.

3. Escrevendo o seu primeiro anúncio

Desde maio deste ano, o Google passou a utilizar como padrão anúncios de texto expandidos. Com isso, cada anúncio passou a ter 2 campos de título com limite de 30 caracteres e uma linha de descrição para até 80 caracteres.

Nessa etapa, extraia o melhor dos seus anúncios otimizando-os para uma melhor leitura. Aplique as melhores palavras-chave, aproveite ao máximo o limite de caracteres, utilize as extensões de anúncio disponíveis e use a criatividade para que a mensagem do anúncio seja atrativa.

4. Realizando a integração com o Google Analytics

Por fim, para melhor mensurar o desempenho das campanhas no Google AdWords, integre a sua conta AdWords a Analytics. O Google Analytics é a mais completa ferramenta para acessar relatórios completos que contêm estatísticas relevantes podendo, assim, detectar as estratégias que vem — ou não — dando certo.

Gostou do nosso guia? Para ficar por dentro de nossas novidades, siga nossas páginas no Twitter e Facebook!

[eBook grátis] Saiba como melhorar o desempenho do seu website para alcançar melhores resultados. Baixe aqui!

ASSINE A NEWSLETTER

Blog

Como receber os leads de links patrocinados no seu site

Prepare seu site para receber os leads de links patrocinados...

13 dE julho, 2017
Blog

A importância do uso das imagens corretas nas redes sociais

Saiba o tamanho correto das imagens para cada rede ...

22 dE junho, 2017
Blog

Instagram para negócios: 6 dicas para um perfil de sucesso

Como melhorar o desempenho do Instagram da sua empresa ...

6 dE junho, 2017
Blog

Geomarketing: entenda como essa estratégia pode aumentar as suas vendas

Saiba como vender a partir de dados de localização dos usuários ...

30 dE maio, 2017
Blog

Quer reter clientes? É hora de investir em Inbound Marketing!

Entenda como o Inbound pode ajudar sua empresa a reter clientes...

23 dE maio, 2017
Blog

Orçamento de marketing: como definir?

Saiba como investir em suas campanhas de comunicação...

17 dE maio, 2017
Blog

Como fazer um pitch que desperte a atenção?

Tudo o que você precisa para vender bem uma ideia...

9 dE maio, 2017
Blog

Company Page no LinkedIn: saiba como destacar a sua empresa!

Entenda como usar a Company Page do LinkedIn para falar com seu público...

3 dE maio, 2017
Blog

Link Building: 4 dicas para alavancar a sua estratégia digital

Como ganhar relevância e ser melhor ranqueado através de link building...

25 dE abril, 2017
Blog

Fluxo de nutrição: dicas que realmente funcionam!

O acompanhamento ideal para os seus leads até que eles se tornem clientes...

18 dE abril, 2017
Blog

SAC 2.0: tudo o que você precisa saber sobre o atendimento pelas redes sociais

Como otimizar o atendimento aos seus clientes...

13 dE abril, 2017
Blog

Usabilidade do site: como ela influencia os indicadores de desempenho?

Como tornar o site da sua empresa user-friendly...

6 dE abril, 2017
Blog

MQL x SQL: entenda as diferenças entre leads de marketing e vendas

Segmente seu público para obter melhores resultados!...

28 dE março, 2017
Blog

Qual é a função de um blog?

Conheça os benefícios e a função de um blog corporativo ...

24 dE março, 2017
Blog

Site mobile ou para desktop? Qual a melhor opção para minha empresa?

Entenda as diferenças entre site mobile e para desktop e faça sua escolha! ...

21 dE março, 2017
Blog

Saiba como o Inbound Marketing pode ajudar sua startup a crescer

Entenda por quê o Inbound é a melhor solução para a sua startup...

14 dE março, 2017
Blog

Como usar o design do site para atrair mais clientes

Confira as dicas para criar um site com design vendedor...

7 dE março, 2017
Blog

Conteúdo multimídia: 4 materiais que não podem faltar na sua estratégia de marketing

Diversifique seu conteúdo para atrair mais clientes!...

1 dE março, 2017
Blog

Netnografia: uma poderosa arma para o marketing digital

Conquiste grandes vantagens competitivas através das análises da netnografia...

16 dE fevereiro, 2017
Blog

Benchmark: 5 lições importantes para aprender com os concorrentes

Descubra como a concorrência pode ser sua aliada!...

14 dE fevereiro, 2017
Blog

Como fazer o monitoramento da reputação da sua marca?

Saiba o que as pessoas estão falando da sua empresa...

8 dE fevereiro, 2017
Blog

CTA: entenda o que é e aumente a sua taxa de conversão!

Como criar chamadas certeiras para engajar a audiência...

7 dE fevereiro, 2017
Blog

Comunicação interna: ferramentas digitais para interagir com seus funcionários

Entenda como grandes empresas utilizam ferramentas para se comunicarem internamente ...

1 dE fevereiro, 2017
Blog

4 dicas infalíveis para atrair leads

Saiba como aumentar a sua base de contatos ...

31 dE janeiro, 2017
Blog

O uso do hotsite na comunicação corporativa: case Petrobras

Como utilizar um hotsite para comunicar ações específicas ...

25 dE janeiro, 2017
Blog

Saiba por que a gestão de marca é fundamental para os negócios!

Aprenda a diferenciar sua marca da concorrência ...

24 dE janeiro, 2017
Blog

A Comunicação na era digital: diálogos com diferentes públicos

Confira o primeiro post da série Comunicação Corporativa ...

18 dE janeiro, 2017
Blog

Growth Hacking: entenda o crescimento acelerado das startups

Conheça mais sobre a técnica que pode alavancar o seu negócio ...

17 dE janeiro, 2017
Blog

Planejamento de marketing digital para 2017: o que não pode faltar?

O plano de marketing da sua empresa está completo? Confira! ...

10 dE janeiro, 2017
Blog

O que é funil de vendas e quais são as suas etapas?

Entenda mais sobre um dos principais conceitos do marketing digital...

3 dE janeiro, 2017