NOSSO BLOG>

Conteúdos especializados, ebooks e dicas de marketing digital, design e usabilidade

8 dE fevereiro, 2017
comunicação corporativa monitoramento de reputação

Como fazer o monitoramento da reputação da sua marca?

Saiba o que as pessoas estão falando da sua empresa

A construção da imagem corporativa impõe enormes desafios para a área de comunicação. Um deles é acompanhar o que as pessoas estão publicando sobre sua empresa em seus canais digitais. Muitas vezes os consumidores não procuram as empresas para falar diretamente, mas publicam suas opiniões, comentários e reclamações em seus próprios canais, em blogs especializados e até em sites de reclamação.

Como saber o que está acontecendo em tantos lugares ao mesmo tempo e conhecer o que os consumidores estão falando da sua marca? Para isso, existem ferramentas poderosas de monitoramento e análise de informações sobre todo conteúdo relacionado à sua marca postado em diferentes canais digitais.

Nesse post,  último da série “Comunicação Corporativa” – com base no suplemento editorial sobre o tema publicado pelo jornal Valor Econômico – apresentamos como as grandes empresas vêm respondendo a esse desafio no seu dia a dia.

Monitoramento da reputação permite acompanhamento em tempo real

“O monitoramento de informações e a análise são importantes para definir estratégias de comunicação”, diz Stephania Salis, gerente de comunicação da Souza Cruz.  Com esse trabalho, é possível saber o que andam falando de sua empresa, como está a reputação da marca e agir de forma preventiva ou quando o ruído começa.

Há cases de empresas que, inclusive, aproveitam informações que surgem nas redes sociais e mídias digitais em geral para ajudar em lançamento e adequação de produtos ao mercado.  A Tupperware, por exemplo, começou a acompanhar as postagens dos consumidores no Facebook e descobriu que potes maiores, de até cinco litros, seriam muito bem recebidos pelo mercado. “Boa parte do feedback veio dos próprios vendedores,  mas descobrimos muitos anseios do mercado pelo monitoramento”, diz Luiza Lima, diretora de marketing da Tupperware. Os potes maiores foram lançados e fizeram enorme sucesso.

Esse monitoramento também ajuda a entender, alinhar e posicionar as  narrativas das empresas., que cada vez mais precisam saber como se  posicionar em relação às demandas e reivindicações expressas em diferentes canais, por diferentes públicos das empresas.

Monitoramento digital facilita interação com consumidores

O monitoramento também ajuda a mapear  as oportunidades.  Para Malu Weber, diretora de comunicação da Votorantim, a comunicação agora é a grande estrategista da boa conversa. “A Votorantim lançou o programa “Diálogos com Você”, por meio do qual são discutidos temas que impactam o nosso setor e toda a sociedade como a indústria do futuro, o processamento e a responsabilidade com o meio ambiente.” Isso vem ajudando a organização a mostrar  qual é a aposta da empresa em um mercado cada vez mais atento às questões de responsabilidade social e sustentabilidade.

O fato é que a nova realidade digital torna a comunicação corporativa cada vez mais estratégica, interligando  diferentes setores da empresa. “O CEO que consegue perceber que a comunicação é sistêmica na organização e passa por  todas as áreas – compliance, sustentabilidade, recursos humanos, ética e governança corporativa – estará à frente de uma empresa do futuro, que vai conectar, comunicar e fazer diferente”, Diz Geraldo Magella”, da Fibria.

Como não são restritas aos canais próprios das empresas,  as ferramentas de monitoramento captam as manifestações do público em todas as frentes, independente de serem ou não consumidores da empresa. Essa soma de opiniões diversas constrói a reputação da marca.

Monitoramento ajuda a balizar campanhas e promoções

As campanhas de marketing também colhem subsídios no monitoramento das mídias digitais. A Procter & Gamble, por exemplo, usou o monitoramento para ajudar a ajustar o foco da campanha da marca de absorvente Always, num lançamento feito especificamente durante as Olimpíadas.

“Quando tivemos conhecimento de que as atletas mulheres estavam chamando a atenção do público de forma totalmente positiva durante os jogos, intensificamos as campanhas de comunicação relativas ao produto e planejamos ações que não estavam previstas anteriormente”, diz Poliana Souza, diretora de comunicação e marketing da Procter & Gamble. A empresa, inclusive, baseada nesse monitoramento do que o público gostava, contactou as mães das atletas para contratá-las em algumas ações de marketing.

A complexidade e a pluralidade  das mídias inspirou a criação de ferramentas online , que fornecem dados simultâneos sobre o que está acontecendo com a marca da empresa na mundo online, em tempo real. Empresas de marketing digital capacitadas, como o iDIGO, trabalham em cima dessas informações brutas e fornecem relatórios com insights, tendências, críticas, elogios e demandas dos consumidores e do público em geral sobre as empresas.

Monitoramento ajuda a planejar ações de comunicação baseadas em ROI

Baseado nesses relatórios de análise e diretrizes, a comunicação das empresas cria suas estratégias e campanhas de comunicação e marketing bastante embasadas em fatos reais, o que ajuda a aumentar o alcance das ações e minimizar riscos.

“Nos últimos anos, aumentou a compreensão, por parte dos profissionais de mídia, da importância de uma visão estratégica e integrada da comunicação”, diz Leandro Cervantes, diretor de mídias digitais no Grupo CDI.

O foco em resultados também é uma preocupação cada vez maior dos profissionais de comunicação. Os dados colhidos no monitoramento vão servir de base para planejar ações e contribuir para a mensuração de retorno de investimento (ROI).  A tendência é  que os esforços de comunicação tenham  um impacto e uma presença cada vez mais significativos no planejamento da estratégia. Nesse hora, ter dados consistentes e bem estruturados ajudam a garantir orçamento e atenção da alta direção da companhia.

Mercado tem dezenas de ferramentas  de monitoramento

Para fazer o monitoramento da marca, é preciso contratar um software de acompanhamento das mídias digitais ( o mercado tem inúmeras ferramentas como Scup, V-Tracker, MAP, Ketchum Digital, etc), fazer o set-up criando os parâmetros que se quer monitorar e iniciar o acompanhamento , análise dos resultados e produção de relatórios indicando as diretrizes a serem seguidas.

É um trabalho que exige conhecimento de ferramentas, mas principalmente de marketing, comunicação e estratégia. As ferramentas sozinhas trazem uma infinidade de dados que precisam ser limpos, tratados e analisados de acordo com o que a empresa pretende comunicar.

Ficou com dúvidas? Clique aqui e fale com nossos especialistas em conteúdo e marketing digital para entender como o monitoramento  pode ajudar você.

[eBook grátis] Como aumentar vendas em tempos de crise: o que o marketing digital pode oferecer. Baixe aqui!

ASSINE A NEWSLETTER

Blog

Benchmark: 5 lições importantes para aprender com os concorrentes

Descubra como a concorrência pode ser sua aliada!...

14 dE fevereiro, 2017
Blog

Como fazer o monitoramento da reputação da sua marca?

Saiba o que as pessoas estão falando da sua empresa...

8 dE fevereiro, 2017
Blog

CTA: entenda o que é e aumente a sua taxa de conversão!

Como criar chamadas certeiras para engajar a audiência...

7 dE fevereiro, 2017
Blog

Comunicação interna: ferramentas digitais para interagir com seus funcionários

Entenda como grandes empresas utilizam ferramentas para se comunicarem internamente ...

1 dE fevereiro, 2017
Blog

4 dicas infalíveis para atrair leads

Saiba como aumentar a sua base de contatos ...

31 dE janeiro, 2017
Blog

O uso do hotsite na comunicação corporativa: case Petrobras

Como utilizar um hotsite para comunicar ações específicas ...

25 dE janeiro, 2017
Blog

Saiba por que a gestão de marca é fundamental para os negócios!

Aprenda a diferenciar sua marca da concorrência ...

24 dE janeiro, 2017
Blog

A Comunicação na era digital: diálogos com diferentes públicos

Confira o primeiro post da série Comunicação Corporativa ...

18 dE janeiro, 2017
Blog

Growth Hacking: entenda o crescimento acelerado das startups

Conheça mais sobre a técnica que pode alavancar o seu negócio ...

17 dE janeiro, 2017
Blog

Planejamento de marketing digital para 2017: o que não pode faltar?

O plano de marketing da sua empresa está completo? Confira! ...

10 dE janeiro, 2017
Blog

O que é funil de vendas e quais são as suas etapas?

Entenda mais sobre um dos principais conceitos do marketing digital...

3 dE janeiro, 2017
Blog

Tendências de conteúdo para 2017

Saiba o que surge, o que fica e o que não deve continuar!...

21 dE dezembro, 2016
Blog

Tendências de marketing digital para 2017: saiba como traçar sua estratégia!

Comece o ano fazendo as melhores escolhas!...

6 dE dezembro, 2016
Blog

Como escolher uma agência de marketing digital para a sua empresa?

Faça a escolha certa para divulgar o seu negócio...

6 dE dezembro, 2016
Blog

Lead scoring: saiba o que é e por que sua empresa precisa utilizá-lo

Classifique seus leads para atingir melhores resultados...

29 dE novembro, 2016
Blog

Como criar engajamento em torno do seu conteúdo

Melhore o relacionamento com seu público através de conteúdo relevante...

24 dE novembro, 2016
Blog

Estratégias de marketing digital: 4 mitos que você precisa esquecer

Fuja das armadilhas e monte uma estratégia de sucesso!...

22 dE novembro, 2016
Blog

Como a automação de marketing pode aumentar o ROI do meu negócio?

Saiba mais sobre a técnica que pode multiplicar seus resultados...

17 dE novembro, 2016
Blog

Como aumentar prospecção de clientes na internet

Acabe já com a ociosidade da sua equipe de vendas...

7 dE novembro, 2016
Blog

Inspire-se: Como uma pequena empresa de piscina virou líder de mercado durante a crise

Conheça um case de sucesso do marketing digital...

6 dE novembro, 2016
Blog

O que o Marketing Digital pode fazer por você?

Faça o nosso teste e descubra...

4 dE novembro, 2016
Blog

Como criar um relacionamento com prospects para torná-los clientes

Saiba como planejar um ciclo de compras...

3 dE novembro, 2016
Blog

Simulação de ROI e avaliação de investimento em marketing

Como calcular e interpretar os resultados do seu investimento...

2 dE novembro, 2016
Blog

Adwords X Conteúdo: qual é melhor opção para o seu negócio?

Os prós e os contras das formas de divulgar seu site ou blog...

1 dE novembro, 2016
Blog

Como preparar seu site para vender mais

Transforme o seu site em uma máquina de vendas...

25 dE outubro, 2016
Blog

4 estratégias para melhorar a experiência do usuário no seu site corporativo

Confira dicas para tornar incrível a experiência do usuário no seu site corporativo...

18 dE outubro, 2016
Blog

4 dicas para otimizar a taxa de conversão da sua landing page

Saiba como criar landing pages que convertem mais!...

13 dE outubro, 2016
Blog

O que é Call-to-Action e como utilizá-la para otimizar a taxa de conversão?

Aumente a sua taxa de conversão com a ajuda de CTAs...

27 dE setembro, 2016
Blog

4 práticas de SEO pra melhorar o posicionamento do seu site

Conheça boas práticas de SEO e melhore seus resultados!...

22 dE setembro, 2016
Blog

Como criar um blog poderoso para negócios

Saiba como criar um blog corporativo para conquistar novos clientes...

21 dE setembro, 2016