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30 dE agosto, 2016
adwords

Guia básico para criar campanhas no Google AdWords

Tudo que você precisa saber para anunciar no Google

Há mais de 15 anos, as campanhas no Google AdWords vêm gerando lucros e oportunidades para seus anunciantes. Com tanto tempo de estrada, a ferramenta naturalmente se consolidou como essencial para toda empresa que visa a investir em marketing digital — segundo dados da Wishpound, são mais de 12 milhões de empresas anunciantes.

No entanto, criar uma campanha de sucesso requer um bom conhecimento sobre como funciona o Google AdWords e como escolher as melhores palavras-chave. Por isso, apresentaremos a você um guia básico para criar campanhas no AdWords. Confira!

O que você deve saber sobre o Google AdWords?

Antes de começar a montar sua campanha, que tal entender como a ferramenta funciona? Primeiramente, tenha em mente que cada campanha deve ser formada por grupos de anúncios (AdGroups), os quais permitem inserir uma lista de palavras-chave.

O orçamento mínimo para fazer campanhas no Google AdWords é de R$50,00. Portanto, para que o investimento seja bem aplicado, é necessário saber qual o método de precificação ideal para os objetivos da campanha. Você poderá optar por dois tipos de precificações: CPC e CPM.

CPC (custo por clique)

Segundo o próprio Google, o CPC é “o valor máximo, estabelecido pelo anunciante, pago por cada clique”. Ou seja, ao optar pelo CPC você estará assumindo que pagará até o valor X cada vez que o anúncio for clicado.

Esse método é indicado para campanhas que visam a gerar conversões dentro do site. Isto é, quando o objetivo é que vender on-line ou gerar leads através de formulários, por exemplo. Dessa forma, será mais fácil mensurar os custos por aquisição de cliente.

CPM (custo por mil impressões)

Diferente do CPC, o CPM tem como propósito estabelecer um custo para cada mil impressões do anúncio. Por outras palavras, a cada mil vezes em que um anúncio é exibido para usuários do Google, é cobrado o valor preestabelecido pelo anunciante.

Seu uso é ideal para a divulgação da marca ou de uma linha de produtos, pois não necessitam de ações dentro do site.

Como criar as primeiras campanhas no Google AdWords?

Com orçamento e planejamento definidos, podemos começar a criar uma campanha de anúncios. Siga os próximos passos para colocar a sua campanha de anúncios no ar!

1. Pesquisando as palavras-chave

O primeiro passo é pesquisar por boas palavras-chave com vista em exibir anúncios a quem potencialmente se interessa pelo seu produto/serviço. É importante evitar estruturar a campanha com termos genéricos para não gerar custos desnecessários.

Para isso, existem diversas ferramentas que retornam, de forma detalhada, o volume de buscas que o termo possui, a competitividade e a média de custo. Uma delas é o Google Keyword Planner, a opção gratuita de maior confiabilidade. Há também alternativas mais avançadas — e pagas —, como SEMrush e Keyword Revealer.

2. Criando um grupo de anúncios

A maior vantagem de se trabalhar com anúncios on-line é a segmentação. Por exemplo: se o seu negócio comercializa tênis, crie grupos para linhas casuais e esportivas, modelos masculinos e femininos, etc. Dessa forma, os anúncios se tornarão mais relevantes aos usuários.

Dica de estudo: existem correspondências para as palavras-chave (negativa, frase, exata, ampla e ampla modificada), as quais são fundamentais para otimizar os anúncios.

3. Escrevendo o seu primeiro anúncio

Desde maio deste ano, o Google passou a utilizar como padrão anúncios de texto expandidos. Com isso, cada anúncio passou a ter 2 campos de título com limite de 30 caracteres e uma linha de descrição para até 80 caracteres.

Nessa etapa, extraia o melhor dos seus anúncios otimizando-os para uma melhor leitura. Aplique as melhores palavras-chave, aproveite ao máximo o limite de caracteres, utilize as extensões de anúncio disponíveis e use a criatividade para que a mensagem do anúncio seja atrativa.

4. Realizando a integração com o Google Analytics

Por fim, para melhor mensurar o desempenho das campanhas no Google AdWords, integre a sua conta AdWords a Analytics. O Google Analytics é a mais completa ferramenta para acessar relatórios completos que contêm estatísticas relevantes podendo, assim, detectar as estratégias que vem — ou não — dando certo.

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