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Guia básico para criar campanhas no Google AdWords
Tudo que você precisa saber para anunciar no Google
Há mais de 15 anos, as campanhas no Google AdWords vêm gerando lucros e oportunidades para seus anunciantes. Com tanto tempo de estrada, a ferramenta naturalmente se consolidou como essencial para toda empresa que visa a investir em marketing digital — segundo dados da Wishpound, são mais de 12 milhões de empresas anunciantes.
No entanto, criar uma campanha de sucesso requer um bom conhecimento sobre como funciona o Google AdWords e como escolher as melhores palavras-chave. Por isso, apresentaremos a você um guia básico para criar campanhas no AdWords. Confira!
Antes de começar a montar sua campanha, que tal entender como a ferramenta funciona? Primeiramente, tenha em mente que cada campanha deve ser formada por grupos de anúncios (AdGroups), os quais permitem inserir uma lista de palavras-chave.
O orçamento mínimo para fazer campanhas no Google AdWords é de R$50,00. Portanto, para que o investimento seja bem aplicado, é necessário saber qual o método de precificação ideal para os objetivos da campanha. Você poderá optar por dois tipos de precificações: CPC e CPM.
Segundo o próprio Google, o CPC é “o valor máximo, estabelecido pelo anunciante, pago por cada clique”. Ou seja, ao optar pelo CPC você estará assumindo que pagará até o valor X cada vez que o anúncio for clicado.
Esse método é indicado para campanhas que visam a gerar conversões dentro do site. Isto é, quando o objetivo é que vender on-line ou gerar leads através de formulários, por exemplo. Dessa forma, será mais fácil mensurar os custos por aquisição de cliente.
Diferente do CPC, o CPM tem como propósito estabelecer um custo para cada mil impressões do anúncio. Por outras palavras, a cada mil vezes em que um anúncio é exibido para usuários do Google, é cobrado o valor preestabelecido pelo anunciante.
Seu uso é ideal para a divulgação da marca ou de uma linha de produtos, pois não necessitam de ações dentro do site.
Com orçamento e planejamento definidos, podemos começar a criar uma campanha de anúncios. Siga os próximos passos para colocar a sua campanha de anúncios no ar!
O primeiro passo é pesquisar por boas palavras-chave com vista em exibir anúncios a quem potencialmente se interessa pelo seu produto/serviço. É importante evitar estruturar a campanha com termos genéricos para não gerar custos desnecessários.
Para isso, existem diversas ferramentas que retornam, de forma detalhada, o volume de buscas que o termo possui, a competitividade e a média de custo. Uma delas é o Google Keyword Planner, a opção gratuita de maior confiabilidade. Há também alternativas mais avançadas — e pagas —, como SEMrush e Keyword Revealer.
A maior vantagem de se trabalhar com anúncios on-line é a segmentação. Por exemplo: se o seu negócio comercializa tênis, crie grupos para linhas casuais e esportivas, modelos masculinos e femininos, etc. Dessa forma, os anúncios se tornarão mais relevantes aos usuários.
Dica de estudo: existem correspondências para as palavras-chave (negativa, frase, exata, ampla e ampla modificada), as quais são fundamentais para otimizar os anúncios.
Desde maio deste ano, o Google passou a utilizar como padrão anúncios de texto expandidos. Com isso, cada anúncio passou a ter 2 campos de título com limite de 30 caracteres e uma linha de descrição para até 80 caracteres.
Nessa etapa, extraia o melhor dos seus anúncios otimizando-os para uma melhor leitura. Aplique as melhores palavras-chave, aproveite ao máximo o limite de caracteres, utilize as extensões de anúncio disponíveis e use a criatividade para que a mensagem do anúncio seja atrativa.
Por fim, para melhor mensurar o desempenho das campanhas no Google AdWords, integre a sua conta AdWords a Analytics. O Google Analytics é a mais completa ferramenta para acessar relatórios completos que contêm estatísticas relevantes podendo, assim, detectar as estratégias que vem — ou não — dando certo.
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