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O que é Call-to-Action e como utilizá-la para otimizar a taxa de conversão?
Aumente a sua taxa de conversão com a ajuda de CTAs
Você sabe responder de cabeça o que é Call-to-Action? Também chamado de CTA, esse elemento da sua estratégia de marketing digital é um dos principais responsáveis pela sua taxa de conversão!
É por isso que muitos profissionais de marketing dedicam a vida profissional a estudar os CTAs e a fazer testes e pesquisas em busca de maneiras para otimizar o desempenho desse tipo de ferramenta.
No artigo de hoje, vamos conhecer mais sobre o assunto e aprender como obter o melhor proveito dessa estratégia.
Para entender como os CTAs podem ajudar a melhorar a sua taxa de conversão, precisamos começar do início: o que é Call-to-Action?
Os Call-to-Action são inserções no seu site ou blog que buscam motivar ou induzir o leitor a tomar certas ações dentro da sua página. Podem assumir várias formas diferentes como:
A ideia dos Call-to-Actions é conduzir o leitor entre as fases da estratégia de marketing adotada, convertendo-o na direção dos estágios subsequentes do seu funil de vendas. A essência é impedir a interrupção da trajetória do usuário dentro do funil. Se o cliente está na fase de visitação, o objetivo é convertê-lo em lead.
Se ele já está nesse estágio, o foco será então fornecer-lhe uma dose extra de conteúdo. E se, por fim, ele já está bem subsidiado de informações, o CTA é aplicado no sentido de, finalmente, transformá-lo em cliente.
Geralmente, o Call-to-Action é composto por três elementos: design, texto e posicionamento. Abaixo, vamos entender a essência de cada um e aprender como otimizá-los para obter melhores resultados.
O design compreende técnicas visuais e estéticas para fazer com que o comando para a ação seja percebido pelo usuário. Afinal, se um leitor não enxerga ou não percebe um CTA, dificilmente ele conseguirá atender ao chamado para a ação necessária.
O ideal, portanto, é ter um CTA estrategicamente chamativo, mas apenas o suficiente para se destacar sutilmente dentre os demais elementos disponíveis no website ou blog.
Uma boa dica é usar cores fortes ou quentes. A empresa SAP, por exemplo, notou um aumento de 32% na sua taxa de conversão simplesmente ao colocar seus CTAs na cor laranja.
É importante frisar que a cor laranja só foi útil por ser uma cor forte e de contraste com o site da empresa – assim, se seu for todo laranja, utilizar essa cor no CTA não terá efeito.
O segundo elemento mais importante de um Call-to-Action é seu texto, responsável por transmitir ao usuário o que ele deve fazer. Normalmente, o espaço para texto em um CTA não é amplo e você deve ser criativo para transmitir a mensagem de forma efetiva aos leitores.
Vale a pena destacar algumas dicas e até mesmo experiências positivas já praticadas:
O posicionamento se refere ao ponto exato em que a chamada será disponibilizada e terá muita influência sobre a sua taxa de conversão. Confira algumas boas dicas sobre como otimizá-lo:
Agora que você já sabe o que é Call-to-Action, compartilhe esse texto nas suas redes sociais e marque seus amigos!
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