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20 dE abril, 2016
tendências de comunicação

5 tendências da comunicação para 2016

Inbound marketing, vídeos e sites responsivos estão entre os principais rumos da comunicação este ano

O mundo digital se transforma constantemente, e o marketing tem que se manter sempre atualizado para utilizar a melhor forma de conquistar o cliente. Mais do que nunca, inovação e originalidade fazem toda a diferença na hora de cativar e fidelizar o público. Conheça as principais tendências de comunicação para 2016, e comece a colocá-las em prática em suas ações:

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo continuará sendo uma das tendências de comunicação com uma presença forte com o cliente. Por meio de notícias e informações relevantes à persona, sua marca criará uma conexão com o cliente e construirá reputação e visibilidade.

Com um bom marketing de conteúdo, seu cliente irá procurá-lo não apenas por seu produto, mas por sua informação e conhecimento. Dessa forma, você agregará conteúdo e valor no dia a dia do cliente, tornando-se uma presença importante na vida dele.

Inbound marketing

O inbound marketing é outra das tendências de comunicação que teve destaque em 2015 e crescerá ainda mais em 2016. Também conhecido como marketing de atração, o inbound é uma forma de marketing de conteúdo que utiliza diversas ferramentas, como blogs, newsletters e e-books, para agregar conteúdo e valor no cotidiano do cliente. Ele se encaixa perfeitamente nas vontades e desejos do cliente e, assim, oferece um excelente retorno.

Cada campanha do inbound é mensurável, possibilitando, portanto, saber exatamente qual foi o alcance de cada estratégia de comunicação. Assim, você aprenderá o que funciona com seu cliente e poderá consertar, para as próximas campanhas, o que não funcionou tão bem.

Pesquisas indicam que a média de retorno por investimento do Inbound é de 275%. E mais: 95% dos profissionais do marketing nos Estados Unidos declaram que, diante do atual cenário econômico, investir no inbound é imprescindível.

Vídeos

Redes sociais, blogs, podcasts… O cliente, hoje, está cercado por conteúdo o tempo inteiro. É preciso, então, gerar conteúdo chamativo e cativante para conquistar sua preciosa atenção. Uma excelente maneira de fazer isso é através da produção de vídeos curtos e dinâmicos que, postados nas redes sociais e no blog e/ou site da empresa, chamará a atenção do cliente e transmitirá rapidamente — e de forma eficiente — sua mensagem.

Vídeos postados no YouTube otimizam o SEO e são ótimas formas de conseguir o engajamento de seus seguidores nas redes sociais. Além disso, no Instagram, é possível usar vídeos breves para oferecer teasers e anunciar novidades. Já o Periscope, uma das redes sociais que mais cresce, é possível criar uma experiência de imersão única, levando seu público a conhecer outros lados da empresa ou marca.

Sites responsivos

De nada adianta criar um site bonito e organizado se ele não se ajustar às necessidades de uma tela reduzida , ao ser visualizado em um dispositivo móvel, . Em 2016, será essencial que seu site seja responsivo, ou seja, que identifique o tipo de dispositivo pelo qual ele está sendo acessado e se adapte automaticamente a ele.

O Google reconhece a importância desse recurso e dá prioridade aos sites responsivos nos resultados de suas buscas.

Atividade nas redes sociais

Já deu para perceber que as redes sociais serão uma ferramenta essencial para o marketing em 2016. É preciso ter uma presença forte e dinâmica nas redes. O cliente, hoje, não tem paciência para páginas desatualizadas e que demoram para responder — isso apenas passa a impressão de que sua empresa não dá a devida importância à internet.

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